DF terá Frente Parlamentar em Defesa e Proteção dos Povos, Comunidades Tradicionais e Religiões de Matriz Africana
baiana_0

DF terá Frente Parlamentar em Defesa e Proteção dos Povos, Comunidades Tradicionais e Religiões de Matriz Africana

Roda de Candomblé e Umbanda precede o evento de lançamento, que ocorre hoje em solenidade na Câmara Legislativa

Mandato Fábio Felix 13 abr 2023, 10:01

Foto: Agência Brasil

Será lançada hoje, em Brasília, a Frente Parlamentar em Defesa e Proteção dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e das Religiões de Matriz Africana. A solenidade será realizada no Auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal, às 19h.

“O Brasil é um Estado laico, sua composição jurídica não segue nenhum preceito religioso e deve respeitar igualmente todas as formas de crença, credo, religião ou ausência destas. Contudo, mesmo com as garantias constitucionais para a liberdade de culto, as religiões de matriz africana e seus praticantes sempre foram alvo de diversos episódios de agressões, ódio e discriminação. Por isso, a Frente Parlamentar é fundamental para enfrentar as violações a que esse público está submetido”, enfatiza o deputado distrital Fábio Felix (PSOL), que integra a nova frente.

O evento entregará Moção de Louvor para diversas Lideranças das Religiões de Matrizes Africanas e Povos de Terreiro que se destacaram pela prática de trabalhos sociais impactantes para toda a comunidade do Distrito Federal e do Entorno.

Também compõem a Frente Parlamentar os deputados Max Maciel (PSOL-DF), Chico Vigilante (PT-DF), Dayse Amarilio (PSB-DF) e Gabriel Magno (PT-DF).

Roda de Candomblé abre o lançamento da Frente

As religiões de Matriz Africana têm papel importante especialmente na educação sobre a história regional e nacional, uma vez que garantem a memória e a manutenção das culturas dos povos vindos da África para o Brasil na condição de escravizados. Pensando nisso, o nosso mandato promove desde 2019 uma Roda de Candomblé e Umbanda na Câmara Legislativa, que geralmente realiza Cultos Evangélicos e celebrações católicas, mas nunca havia recebido uma celebração afro-religiosa.

O momento recebe diferentes nomes a depender da “nação” que o pratica, podendo ser chamado como “Gira”, “Xirê”, “Sikassambi”, “Jimberessu”, dentre outros. Neste ano, a Roda de Candomblé e Umbanda precede o evento de lançamento da Frente Parlamentar, será às 18h na Praça da CLDF.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 05 maio 2024

Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos

A catástrofe ambiental que atinge o Rio Grande do Sul exige solidariedade imediata e medidas estruturais para que não se repita
Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão