Trabalhadores rurais que ocuparam Incra em Maceió conquistam agenda com ministro
marcelo-camargo-agencia-brasil

Trabalhadores rurais que ocuparam Incra em Maceió conquistam agenda com ministro

Mobilização, que faz parte das atividades do Abril Vermelho, exige a saída de primo de Arthur Lira da chefia do órgão em Alagoas e plano nacional para assentamentos

Tatiana Py Dutra 12 abr 2023, 13:00

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

No domingo (9), cerca de 1,5 mil trabalhadores rurais acamparam na praça Sinimbu, defronte a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Maceió (AL) para pedir a exoneração do bolsonarista Wilson César de Lira Santos (PP) da superintendência do órgão em Alagoas.  

Nomeado em 2017, ainda no governo Temer (MDB), Lira é primo do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP). Ele permaneceu no cargo durante toda a gestão Bolsonaro (PL) e é tido pelos trabalhadores rurais como um “bolsonarista raiz”, desinteressado no projeto de reforma agrária.

Na segunda-feira (10), os manifestantes – integrantes de grupos como Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Frente Nacional de Luta (FNL) – deixaram ainda mais claro seu descontentamento, ao ocupar o prédio do Incra pressionando pela saída de Lira. 

“É inaceitável a continuidade de uma gestão bolsonarista. Por que o governo Lula mantém por tanto tempo (mais de cem dias de governo) um superintendente inimigo da Reforma Agrária e com um histórico de violência junto a lideranças e comunidades?”, questiona nota lançada pelos ocupantes. 

O resultado foi rápido. Na segunda e na terça, os trabalhadores e integrantes de movimentos sociais tiveram reuniões virtuais com integrantes de ministérios e com Márcio Macêdo, da Secretaria Geral da Presidência. No dia 18, o encontro será presencial, com o ministro Paulo Teixeira, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, em Brasília.  

O MDA informou que as nomeações para as superintendências estão sendo tratadas na Casa Civil e na Secretaria de Relações Institucionais, que  “tem trabalhado pela retomada do programa de reforma agrária no Brasil, paralisado nos últimos anos, e está aberto ao diálogo com toda a sociedade”.  

As promessas governamentais, porém, não desmobilizaram os manifestantes. Eles seguem acampados na praça Sinimbu, como parte das atividades do Abril Vermelho em Alagoas. As ações em prol da reforma agrária realizadas nesse período remetem ao Massacre de Eldorado do Carajás, ocorrido em 1996. O movimento reivindica que o governo anuncie um plano nacional de reforma agrária a definir quantas famílias serão assentadas neste mandato e qual será a política de liberação de crédito.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão