Coletivo Juntos! realiza manifestação contra Ifood no dia da falsa abolição
WhatsApp-Image-2023-05-13-at-14.12.41

Coletivo Juntos! realiza manifestação contra Ifood no dia da falsa abolição

O escracho marcou uma ação antirracista contra a empresa em frente a sua sede na cidade de Osasco/SP

Redação da Revista Movimento 13 maio 2023, 14:13

Neste 13 de maio, dia da falsa abolição no Brasil, o coletivo de juventude Juntos! realizou uma manifestação de escracho contra o Ifood na sede da empresa, na cidade de Osasco/SP. O Ifood é hoje uma das principais empresas do chamado capitalismo de plataforma e atua no ramo de alimentos através de práticas que não reconhecem os direitos trabalhistas e desvalorizam o trabalho dos entregadoes e entregadoras, pagando ínfimos salários aos trabalhadores majoritariamente.

O Ifood é controlado pelo conglomerado empresarial sul-africano Naspers, empresa historicamente ligada ao Partido Nacional – principal instrumento político de manutenção do apartheid durante décadas – e que mantém seus padrões de super-exploração dos trabalhadores negros e negras em diversas iniciativas ao redor do mundo.

Segundo declaração do Coletivo Juntos!, o Ifood “vem lucrando com base na super exploração de trabalhadores negros, que recebem pouco por entrega e se arriscam nas ruas de nosso país. Enquanto gasta milhões com publicidade – contratando, inclusive, atores negros para ‘limpar sua imagem’ – o iFood ganha dinheiro sujo do sangue de jovens negros.”

Com uma intervenção encenando um trabalhador de entregas morto – simbolizando um inúmeros falecimentos e acidentes de entregadores durante o horário de trabalho no Ifood – além de notas falsas e tinta vermelha de sangue, os jovens denunciaram o cinismo do falso antirracismo promovido por grandes empresas que exploram a população negra extraindo lucros bilionários do trabalho alheio.

Conheça o Coletivo Juntos!


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão