Diante dos impasses no andar de cima, a saída está nas ruas
Congresso do SEPE-RJ

Diante dos impasses no andar de cima, a saída está nas ruas

Por que devemos apoiar a greve dos educadores do Rio de Janeiro?

Israel Dutra 30 maio 2023, 19:56

Há dois eixos de luta no país, que pautam a agenda “social”: por um lado, a questão ambiental, do campo e da floresta brasileira, cuja contradição principal se dá entre a devastação a serviço dos barões do agro (e seus representantes políticos) e os que lutam, tomando ruas e estradas, em defesa dos povos indígenas, do MST e do meio ambiente, como a deputada Sâmia Bomfim na CPI; por outro lado, a defesa da educação, que se expressou na luta contra o NEM, nas greves em curso nos estados, na reorganização dos sindicatos e na campanha de redes para tirar o Fundeb do “arcabouço”.

O pacote contrário ao meio ambiente foi completo: a aprovação do relatório de Isnaldo Bulhões (MDB-AL) relativo à MP 1154, esvaziando os ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas; a aprovação do PL 490, que estabelece o novo “marco temporal” indígena; e a aprovação pela câmara da MP 1150/22 que abre caminho para o desmatamento da Amazônia. A votação nesta terça-feira (30) será um divisor de águas. As manifestações que os povos indígenas estão protagonizando e a greve dos educadores do Rio são exemplos.

O exemplo que vem por baixo

É preciso derrotar o bolsonarismo como tarefa prioritária. A luta contra o marco temporal e o PL 490 é parte desse esforço. O governo tenta equilibrar tensões, pela pressão que existe dos setores críticos da sociedade, mas, como visto na votação do “arcabouço”, opta por manter os interesses do mercado e do capital rentista em primeiro lugar, vacilando na defesa das pautas ambientais e dos povos originários.

A greve dos educadores do Rio, deflagrada no último dia 17, marca a situação no estado e está acompanhada por uma forte greve do magistério no Amazonas, na esteira da luta pelo pagamento do piso, contra o NEM e contra a violência nas escolas. O Sindicato dos Professores do Rio (SEPE) realizou seu congresso em meio à batalha, um congresso “a quente”, com um importante ânimo na vanguarda lutadora, e destaque para a delegação do MES/TLS liderada por Danilo Serafim.

Solidariedade à greve dos educadores do Rio de Janeiro

A greve do Rio é a mais forte por agora, de um setor estratégico que deve cumprir um papel protagonista: a educação. Recordemos o que foi o “tsunami da educação” o canal que destravou a ação de massas para lutar contra Bolsonaro.

É hora de uma campanha unificada em solidariedade à greve dos profissionais da educação do Rio de Janeiro. É preciso fazer chegar longe seu exemplo e o apoio à greve, como a moção recentemente votada no congresso do CPERS, além das demonstrações de solidariedade dos parlamentares.


TV Movimento

Revista Retomada estreia com debate sobre fascismo

Em entrevista para a TVT, Vladimir Safatle fala sobre a nova revista Retomada, publicada em iniciativa conjunta do MES-PSOL, intelectuais e artistas da esquerda socialista

Lançamento do Manifesto por uma Revolução Ecossocialista na Conferência Antifascista

Atividade de Lançamento do Manifesto por uma Revolução Ecossocialista, organizada pela IV Internacional durante a 1ª Conferência Internacional Antifascista, ocorrida em Porto Alegre entre os dias 26 e 29 de março de 2026

Pré-Conferência Antifascista em SP reforça unidade de luta contra o fascismo

Atividade preparatória em São Paulo para a I Conferência Internacional Antifascista pela Soberania dos Povos, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de março de 2026, em Porto Alegre
Editorial
Israel Dutra | 02 out 2026

Cada voto importa

As eleições do próximo domingo serão essenciais tanto para derrotar a extrema direita como para apontar uma alternativa política anticapitalista no país
Cada voto importa
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça a Revista Retomada!
A Revista Retomada é uma publicação trimestral produzida pelo Movimento Esquerda Socialista (MES-PSOL) em articulação com intelectuais, militantes e artistas
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
A Revista Retomada é uma publicação trimestral produzida pelo Movimento Esquerda Socialista (MES-PSOL) em articulação com intelectuais, militantes e artistas

Autores