Diante dos impasses no andar de cima, a saída está nas ruas
Congresso do SEPE-RJ

Diante dos impasses no andar de cima, a saída está nas ruas

Por que devemos apoiar a greve dos educadores do Rio de Janeiro?

Israel Dutra 30 maio 2023, 19:56

Há dois eixos de luta no país, que pautam a agenda “social”: por um lado, a questão ambiental, do campo e da floresta brasileira, cuja contradição principal se dá entre a devastação a serviço dos barões do agro (e seus representantes políticos) e os que lutam, tomando ruas e estradas, em defesa dos povos indígenas, do MST e do meio ambiente, como a deputada Sâmia Bomfim na CPI; por outro lado, a defesa da educação, que se expressou na luta contra o NEM, nas greves em curso nos estados, na reorganização dos sindicatos e na campanha de redes para tirar o Fundeb do “arcabouço”.

O pacote contrário ao meio ambiente foi completo: a aprovação do relatório de Isnaldo Bulhões (MDB-AL) relativo à MP 1154, esvaziando os ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas; a aprovação do PL 490, que estabelece o novo “marco temporal” indígena; e a aprovação pela câmara da MP 1150/22 que abre caminho para o desmatamento da Amazônia. A votação nesta terça-feira (30) será um divisor de águas. As manifestações que os povos indígenas estão protagonizando e a greve dos educadores do Rio são exemplos.

O exemplo que vem por baixo

É preciso derrotar o bolsonarismo como tarefa prioritária. A luta contra o marco temporal e o PL 490 é parte desse esforço. O governo tenta equilibrar tensões, pela pressão que existe dos setores críticos da sociedade, mas, como visto na votação do “arcabouço”, opta por manter os interesses do mercado e do capital rentista em primeiro lugar, vacilando na defesa das pautas ambientais e dos povos originários.

A greve dos educadores do Rio, deflagrada no último dia 17, marca a situação no estado e está acompanhada por uma forte greve do magistério no Amazonas, na esteira da luta pelo pagamento do piso, contra o NEM e contra a violência nas escolas. O Sindicato dos Professores do Rio (SEPE) realizou seu congresso em meio à batalha, um congresso “a quente”, com um importante ânimo na vanguarda lutadora, e destaque para a delegação do MES/TLS liderada por Danilo Serafim.

Solidariedade à greve dos educadores do Rio de Janeiro

A greve do Rio é a mais forte por agora, de um setor estratégico que deve cumprir um papel protagonista: a educação. Recordemos o que foi o “tsunami da educação” o canal que destravou a ação de massas para lutar contra Bolsonaro.

É hora de uma campanha unificada em solidariedade à greve dos profissionais da educação do Rio de Janeiro. É preciso fazer chegar longe seu exemplo e o apoio à greve, como a moção recentemente votada no congresso do CPERS, além das demonstrações de solidariedade dos parlamentares.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão