Movimento Popular de Luta é vanguarda da resistência em Mato Grosso do Sul
WhatsApp-Image-2023-05-13-at-13.11.36

Movimento Popular de Luta é vanguarda da resistência em Mato Grosso do Sul

O MPL se construiu a partir da necessidade de uma nova ferramenta da luta agrária e urbana contra a burocratização e cooptação dos movimentos sociais

Redação da Revista Movimento 13 maio 2023, 13:12

O Movimento Popular de Luta surgiu em em 2017 reunindo militantes de esquerda de diversas organizações que buscaram criar uma nova organização para a luta pela terra no estado do Mato Grosso do Sul. A defesa da reforma agrária, da demarcação das terras indígenas e pelo reconhecimento das comunidades quilombolas foram os pilares fundadores do movimento, que também se mobiliza pela luta antirracista e contra a homofobia.

Desde sua fundação, o MPL se expandiu em vários municípios e hoje é o maior movimento de massas do Mato Grosso do Sul. Além da luta pela terra no campo, o movimento se expandiu também para as áreas urbanas, organizando moradores das periferias e favelas de várias bandeiras que se somam ao MPL. O movimento se identifica como marxista e leninista, e construiu em seus fóruns o que os companheiros identificam como uma organização ascendente, que reúne os dirigentes locais em um organismo político geral.

Um aspecto determinante do MPL é a crítica à burocratização nos movimentos sociais e à cooptação de suas lideranças pelo Estado burguês, primando pela organização das famílias na base para realizar mobilizações por reivindicações relativas às suas pautas de resistência. Existem vários acampamentos pelo estado do MS e hoje o crescimento de suas fileiras é significativo, inclusive com possibilidades de expansão para fora das fronteiras estaduais.

Segundo o coordenador Beto Conceição, ” o movimento vem crescendo muito porque supriu um vazio que existia na luta pela terra, na luta pela demarcação das terras indígenas, e está sempre incorporando companheiros que não se sentem mais representados por outros movimentos que existem. O movimento surge por uma necessidade do povo pela organização coletiva”.

Recentemente, uma vitória do movimento está para ser consolidada na cidade de Anaurilândia, que pode receber o primeiro assentamento oficializado pelo governo Lula e está organizado pela bandeira do MPL.

Para conhecer mais, acompanhe as redes do movimento em https://web.facebook.com/msmpl


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão