Músicos da Sinfônica de Porto Alegre fazem protesto em forma de concerto
OSPa

Músicos da Sinfônica de Porto Alegre fazem protesto em forma de concerto

Artistas reivindicam ao governo Eduardo Leite reajuste de verba indenizatória para manutenção de instrumentos

Mandato Luciana Genro 19 maio 2023, 11:00

Foto: Ascom Luciana Genro

Os músicos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) seguem na luta para que seja reajustada a verba indenizatória para manutenção dos instrumentos. Eles estão há mais de dez anos sem nenhum aumento nesse valor, o que significa que têm precisado tirar dinheiro dos próprios bolsos ao precisarem consertar ou repor peças dos instrumentos. Para pedir que o governo do estado dê atenção à pauta, a Associação de Funcionários da OSPA (AFFOSPA) organizou uma mobilização em forma de concerto em frente ao Palácio Piratini, na quarta-feira (17).

Os músicos levaram seus instrumentos e tocaram diversas melodias, incluindo o Hino Nacional, para chamar atenção da população e do governo. A deputada Luciana Genro (PSOL), que vem acompanhando a pauta e cobrando do governo após ser procurada pela AFFOSPA, esteve presente na mobilização. Após a pressão, representantes da associação conseguiram ser recebidos pela Casa Civil, que relatou estar aguardando o momento político oportuno para enviar à Assembleia Legislativa um projeto de reajuste.

Em 2022, o governo chegou a protocolar o Projeto de Lei n.º 262/2022, que tratava justamente do reajuste da parcela, mas que acabou arquivado. Luciana Genro já enviou ofício ao governo do estado pedindo que a proposta seja desarquivada ou que seja enviado texto semelhante à Assembleia Legislativa na nova legislatura.

Além da verba indenizatória, os salários dos músicos da OSPA também estão defasados em comparação com os das demais orquestras do país. O salário de entrada representa cerca de 1/3 do que recebem os músicos da Orquestra Sinfônica de São Paulo, por exemplo.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão