Senado aprova PL de Sâmia que cria o Dia Nacional de Luta dos Trabalhadores da Cultura
Maringas

Senado aprova PL de Sâmia que cria o Dia Nacional de Luta dos Trabalhadores da Cultura

Data homenageia Aldir Blanc, Flávio Migliaccio e Paulo Gustavo, mortos durante a pandemia, e determina medidas que garantam políticas para o fortalecimento do setor; texto segue para sanção de Lula

Mandato Sâmia Bomfim 7 jun 2023, 11:00

Foto: Maringas Maciel/CCTG

A Comissão de Educação e Cultura (CE) do Senado aprovou nesta terça (6) o PL 1732/2021, de autoria da deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), que estabelece o dia 4 de maio como Dia Nacional de Luta dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Cultura. A data faz referência à morte do compositor Aldir Blanc e do ator Flávio Migliaccio, em 2020, e do comediante Paulo Gustavo, em 2021. Caso não haja recurso para votação do texto em plenário, o projeto agora segue para a sanção do presidente Lula.

Mais do que criar uma data comemorativa, o PL determina que o poder público divulgue estatísticas e informações que colaborem para a consolidação do setor cultural, além da elaboração de políticas que garantam direitos e dignidade aos profissionais que estão entre os mais afetados pelos efeitos socioeconômicos da pandemia de covid-19.

A proposta aborda necessidades históricas, como a formação e capacitação dos técnicos e artistas diante das transformações do mercado de trabalho. Inclui também estímulo aos governos estaduais e municipais para a promoção da diversidade, do acesso às políticas de fomento e da transparência dos dados públicos, em diálogo com o Sistema e o Plano Nacional de Cultura. Prevê ainda a realização de eventos, atividades educativas, preservação da memória e o fortalecimento de identidades regionais.

“Agradeço a todos e todas os ativistas e militantes da cultura que contribuíram e contribuem para a construção da pauta no nosso mandato. Agradeço também pelo trabalho do colega Paulo Paim (PT-RS), que foi relator da proposta no Senado. A Lei agora vai para a sanção presidencial, seguimos juntos!”, comemorou a deputada Sâmia.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão