EUA | Caminhoneiros da UPS preparam-se para se juntar a onda de greves
f0ntoczwwaehayr

EUA | Caminhoneiros da UPS preparam-se para se juntar a onda de greves

97% dos filiados no sindicato de caminhoneiros deram até ao fim do mês para que a empresa aumente salários, compensando congelamentos anteriores e inflação

Esquerda.net 14 jul 2023, 13:42

Via Esquerda.Net

Apresenta-se como o maior sindicato dos Estados Unidos e prepara-se para enfrentar a maior empresa de transportes do país. Os 340.000 motoristas da UPS representados pelo sindicato International Brotherhood of Teamsters votaram por 97% uma autorização para este entrar em greve caso as negociações que se têm arrastado desde há três meses não cheguem a bom cenário até ao próximo dia 31 de julho.

Agora, a meio da semana passada, sindicato e empresa romperam as negociações por causa da recusa de aumentos salariais que compensem a subida da inflação, de acabar com horas extraordinárias forçadas e as disparidades de rendimentos e contratar mais trabalhadores a tempo inteiro. A UPS alega queda de receitas de 6% este ano, apesar de estar a comparar com o ano anterior em que atingiu o seu máximo de sempre enquanto os salários dos trabalhadores continuavam congelados.

Segundo o Washington Post, antes da ruptura, outras exigências como a retirada de câmeras de vigilância nos caminhões e a instalação de melhores sistemas de ar condicionado, tinham merecido acordo por parte da empresa.

Na sua conta do Twitter, os Teamsters explicam que “não há negociações adicionais agendadas”, que a UPS se recusou a entregar uma proposta melhorada e declarou que “não tinha nada mais a oferecer”. Ao que Sean O’Brien, presidente do sindicato, retorquiu que “esta empresa de multibiliões de dólares tem muito para dar aos trabalhadores americanos – eles só não o querem fazer. A UPS tinha uma escolha a fazer e escolheu claramente seguir o caminho errado”.

O International Brotherhood of Teamsters, que representa 1,2 milhões de trabalhadores no seu total, começou entretanto a fazer “exercícios de preparação” para esta greve com piquetes informativos em vários pontos do país.

Onda de mobilização sindical continua

No feriado do 4 de julho, milhares de trabalhadores dos serviços de 19 hotéis de Los Angeles e Orange entraram em greve no que foi considerada uma ação inédita.

Para além disso, o Workers United continua a mobilizar processos de sindicalização na Starbucks que já chegaram a 250 locais de trabalho e o Amazon Labor Union tenta fazer o mesmo na Amazon, duas empresas das mais hostis a deixar sindicatos organizarem-se nas suas instalações. Estes processos têm inspirado trabalhadores de outras empresas como as lojas Apple ou os supermercados Trader Joe a avançar.

Tudo isto, segundo o El Diário, resultou num aumento de pedidos de criação de estruturas sindicais na Junta Nacional de Relações Laborais de 53% em 2022, com uma tendência a aumentar este ano e numa duplicação este ano do número de participantes em greves no país relativamente ao ano passado (119.000 trabalhadores participaram em 146 nos primeiros cinco meses do ano), o que é também seis vezes mais do que em 2021.

Uma sondagem da Gallupmostra que nos EUA as opiniões favoráveis acerca dos sindicatos alcançam os 71%, o nível mais elevado desde 1965.

Motoristas da Amazon em greve contra demissão coletiva de sindicalizados

O mesmo sindicato está a coordenar mobilizações solidárias com os motoristas e ajudantes da estação de entregas de Palmdale, na Califórnia, que tinham começado uma greve a 24 de junho e estão agora a percorrer outras instalações em Massachusetts, Califórnia, Nova Jérsia e Connecticut.

A empresa recusou-se a reconhecer a seção sindical – “ilegalmente”, dizem os Teamsters -, começou com várias “práticas laborais injustas” e acabou por despedir dezenas de trabalhadores por se terem organizado. O sindicato diz que vai avançar para tribunal sobre este assunto, enquanto a ação solidária se multiplica E irá manter a greve até que a Amazon reintegre os trabalhadores e inicie negociações sobre os baixos salários e condições de trabalho perigosas.

Os argumentistas continuam em greve, os atores também ponderam juntar-se

Enquanto a greve dos argumentistas convocada pelo Writers Guild of America continua desde 2 de maio, os 160.000 artistas filiados no SAG-AFTRA tinham decidido, com 98% dos votos a favor, que entrariam em greve se não houvesse acordo com os principais estúdios de Hollywood até ao passado dia 30. Decidiram prorrogar o prazo até à próxima quarta-feira mas também eles estão já organizar piquetes como forma de preparação da greve que se avizinha.

Numa declaração, Duncan Crabtree-Ireland, dirigente deste sindicato, insiste que quer chegar ao acordo “que os nossos membros querem e merecem”.

Em causa estão, como no caso dos argumentistas, por exemplo questões relacionadas com os novos serviços de streaming, com os trabalhadores a não beneficiarem justamente da reprodução do seu trabalho nestas plataformas, ao contrário dos seus patrões. Vários destes trabalhadores também têm manifestado receios sobre os efeitos da inteligência artificial no setor.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão