PERU | Ganhemos as ruas, derrotemos a ditadura e fechemos o Congresso
Plaza_Manco_Capac_2022_(3)

PERU | Ganhemos as ruas, derrotemos a ditadura e fechemos o Congresso

Os setores combativos peruanos se mobilizam para um novo dia de luta contra a ditadura Boluarte no próximo 19 de julho

Súmate Al Nuevo Perú 12 jul 2023, 16:56

Foto: Wikimedia Commons

Via Súmate

A Reunião Nacional das organizações e da população organizada, realizada em 1º e 2 de julho, foi um passo fundamental para unir o povo e reiniciar a luta em 19 de julho. Delegados de muitas províncias vieram a Lima com um objetivo claro: derrotar o governo de Boluarte, dissolver o Congresso, ambos rejeitados por mais de 90% da população, e acabar com a crise por meio de uma Assembleia Constituinte e eleições antecipadas.

Para isso, devemos concentrar a máxima unidade em torno do Comando Nacional de Luta. O governo, pelas bocas do Sr. Otárola e da Sra. Boluarte, disse que recorrerá novamente à repressão, mas não ficará impune por suas execuções e massacres de nosso povo. A partir de 19 de julho, lutaremos contra essa ditadura civil-militar e seus parceiros no Congresso corrupto, de costas para o povo, que só defendem os interesses da direita e os privilégios daqueles que sempre estiveram lá.

Vamos unir nosso descontentamento e indignação para recuperar a democracia e o país. A única ferramenta que temos como povo é a união, a organização e a mobilização.

Uma tarefa a mais é enterrar a Constituição do Fujimorismo para impor uma nova Constituição, livre e soberana, com a participação do povo.

Hugo, com seu exemplo, venceremos!

Acaba de falecer nosso companheiro Hugo Blanco, a quem prestamos homenagem e um último adeus a um grande lutador popular. Ele enfrentou a ditadura de Morales Bermudez, inclusive dando sua própria vida. Temos a grande tarefa de continuar seu legado e seu compromisso com o povo, como Hugo teria feito: lutar, lutar e lutar. No dia 19 de julho, em todo o Peru, vamos ganhar as avenidas e praças, vamos mostrar a força de nosso povo organizado, a melhor homenagem que podemos prestar a Hugo Blanco é continuar a luta de forma consistente.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 12 nov 2024

A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!

Governo atrasa anúncio dos novos cortes enquanto cresce mobilização contra o ajuste fiscal e pelo fim da escala 6x1
A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi