PL de Sâmia sobre combate ao assédio nos estádios é aprovado na Comissão da Mulher
Estatuto

PL de Sâmia sobre combate ao assédio nos estádios é aprovado na Comissão da Mulher

Se sancionadas, novas regras serão incluídas ao Estatuto do Torcedor. Clubes terão mais responsabilidade no enfrentamento à violência de gênero

Mandato Sâmia Bomfim 15 ago 2023, 09:00

Foto: Leandro Rodrigues/Ascom Sâmia Bomfim

Na última quarta-feira (9), a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara aprovou o Projeto de Lei 2448/2022, que estabelece medidas para o combate ao assédio e importunação sexual nas arenas de futebol, além de diretrizes para o atendimento imediato às vítimas e protocolos de denúncia. De autoria da deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), a proposta quer alterar o Estatuto do Torcedor para que toda a comunidade esportiva esteja comprometida com a segurança das mulheres, incluindo os clubes.

Segundo Sâmia, o objetivo do PL é transformar os estádios em espaços mais acolhedores. “Necessitamos de mecanismos efetivos para que haja instrumentos de denúncia, envolvendo também as entidades esportivas que estão promovendo a partida. Assim como há outras responsabilidades sobre as temáticas da violência, também é preciso que os clubes de futebol incorporem a luta contra a violência sexual e a segurança da mulheres de forma ampla”.

A relatora Laura Carneiro (PSD-RJ) parabenizou Sâmia pela iniciativa e defendeu a aprovação do projeto sem alterações. Ela avaliou que a possibilidade do atendimento às vítimas durante os jogos vai democratizar o acesso às arenas e dar segurança para a participação das famílias nos eventos esportivos.

Já Erika Kokay (PT-DF) sugeriu à autora a realização de uma audiência pública com a participação de representantes da CBF, dos clubes, jornalistas e outros setores que compõem o ecossistema do futebol. O objetivo seria desenvolver o debate para que a condição da mulher no esporte vire a página da exclusão histórica.

Atendimento especial

O texto aprovado obriga o time organizador da partida a assegurar serviços de atendimento que permitam a denúncia da violência contra a mulher durante a partida e também prestem orientação aos torcedores. O estabelecimento de práticas de combate ao assédio nos estádios deverá ser compartilhado pelo poder público, confederações, federações, ligas, clubes, entidades esportivas, entidades recreativas e associações de torcedores.

O projeto agora deverá ser analisado, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJ).


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 05 maio 2024

Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos

A catástrofe ambiental que atinge o Rio Grande do Sul exige solidariedade imediata e medidas estruturais para que não se repita
Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão