PSOL gaúcho pede anulação do leilão da Corsan
Pl

PSOL gaúcho pede anulação do leilão da Corsan

Em plenária, Luciana Genro criticou falta de transparência no processo

Mandato Luciana Genro 2 ago 2023, 09:01

Foto: Ascom Luciana Genro

A líder da bancada do PSOL na Assembleia gaúcha, Luciana Genro, representou o partido na mesa da plenária que reuniu sindicatos e parlamentares para defender a anulação do leilão da Corsan e a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) sobre o assunto. Os participantes também exigiram o fim do sigilo do processo, para que a população do estado conheça os fatos relativos à privatização da companhia.

“Não aceitamos essa absoluta falta de transparência do processo de privatização da Corsan. Por que o sigilo?”, questionou Luciana Genro, que também preside o PSOL gaúcho.

A deputada apontou que os recentes casos de demora no retorno da luz para milhares de pessoas após os ciclones em todo o estado demonstraram a falta de qualidade da CEEE Equatorial após a privatização.

A plenária contou com representantes de sindicatos e movimentos, como o Sindiágua-RS e o 39º Núcleo do Cpers, representado por Neiva Lazzarotto, além dos partidos PSOL, PT e PCdoB. Luciana Genro fez a leitura do manifesto elaborado pelos participantes, que aponta que a venda da Corsan está cheia de irregularidades e suspeitas, além de ter sido vendida por um preço muito abaixo do que ela realmente custaria.

“Apenas a Aegea estava em condições de participar e, por isso, apresentou o preço mínimo. A preocupação nunca foi com a defesa do interesse público nem com a correção do processo”, destacam no manifesto. O pedido de sigilo por parte do governo Leite, mesmo quando o julgamento for concluído, também foi criticado.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) precisa concluir o julgamento do mérito, que foi suspenso no mês de julho. Dos três conselheiros, dois já votaram pela anulação do leilão, restando um voto. A anulação também tem aval do Ministério Público de Contas. “Defendemos a anulação do leilão de venda da Corsan, da assinatura do contrato entre governo e Aegea; o fim do sigilo do processo para que a população gaúcha conheça os fatos; a instalação da CPI da Corsan na Assembleia”, solicitam.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 05 maio 2024

Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos

A catástrofe ambiental que atinge o Rio Grande do Sul exige solidariedade imediata e medidas estruturais para que não se repita
Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão