Trabalhadoras do Hospital Universitário de Canoas aguardam rescisão há três meses
LucianaGenro

Trabalhadoras do Hospital Universitário de Canoas aguardam rescisão há três meses

Deputada estadual Luciana Genro pressiona prefeitura para que direito dos trabalhadores sejam assegurados

Mandato Luciana Genro 28 ago 2023, 11:00

Foto: Paulo Garcia/Agência ALRS

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL-RS) está cobrando da prefeitura de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, a falta de pagamento das verbas rescisórias às trabalhadoras terceirizadas do Hospital Universitário da cidade. Elas eram vinculadas à Fundação Educacional Alto Médio São Francisco (Funam), responsável pela gestão da unidade de saúde desde janeiro de 2022.

Em maio de 2022, foi determinado judicialmente o afastamento da administradora, poucos meses depois de ela assumir a gestão. A empresa voltou à direção do hospital mas, há cerca de três meses, 200 trabalhadoras e trabalhadores foram demitidos. Desde então, eles aguardam pela verba rescisória, um direito que deveria ser assegurado.

“Infelizmente, mais uma vez são registrados problemas com empresas terceirizadas. Temos visto dezenas de casos de trabalhadores com diversos direitos atrasados ou não pagos, muitas vezes tendo que garantir esses pagamentos somente através da justiça. Inclusive por isso elaborei um projeto de lei que garante maior segurança para os trabalhadores terceirizados”, apontou Luciana Genro.

Diante da gravidade da situação, a deputada está questionando a prefeitura, que é responsável pela gestão de recursos e fiscalização do contrato, a respeito do atraso, solicitando informações e a justificativa para tal situação. Ainda, pergunta quais medidas a Secretaria da Saúde está tomando para resolver o atraso, se há algum tipo de auxílio sendo oferecido aos terceirizados, além de qual a previsão de regularização dos pagamentos.

Em ofício endereçado à Secretaria Municipal de Saúde, a parlamentar também questiona de que forma é feita a fiscalização dos contratos de terceirização e se foram realizadas diligências para aferir a capacidade econômico-financeira da empresa.

Luciana Genro é autora do projeto de lei 77/2023, que prevê uma série de medidas para garantir a segurança dos trabalhadores de empresas terceirizadas que prestam serviços a órgãos públicos. A proposta prevê que a administração empenhe todos os esforços de fiscalização cabíveis e disponíveis para garantir que as empresas contratadas tenham condições de efetuar o pagamento dos encargos previdenciários e trabalhistas.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão