Em meio ao debate da privatização dos presídios, marchamos pela legalização da maconha em Curitiba
WhatsApp-Image-2023-09-26-at-09.04.00

Em meio ao debate da privatização dos presídios, marchamos pela legalização da maconha em Curitiba

Por Gabriel Feltrin, presidente do PSOL Curitiba e membro da coordenação nacional do MES

Gabriel Feltrin 26 set 2023, 09:55

Foto: Davi Bruzamolin


No último domingo, dia 24/09, milhares foram às ruas do centro de Curitiba marchar por uma nova política de drogas no Brasil. Mesmo sob forte calor alternado com pancadas de chuva, ativistas, militantes, artistas e jovens das periferias e da região metropolitana da capital paranaense se juntaram à Marcha da Maconha para questionar a atual política de drogas e propor novas formas de lidar com a questão.

Historicamente a Marcha da Maconha chama a atenção pelo seu caráter festivo e escrachado ao abordar um tema tido como tabú na nossa sociedade: as drogas. Essa festividade pode ser explicada pela condição de relativa liberdade que os usuários encontram ao estarem reunidos aos montes, uma única vez ao ano, no centro da cidade para fumar e expressar toda a cultura envolvida na relação com a maconha e a sua proibição. Assim, é importante salientar o peso que as periferias têm nesse movimento com as batalhas de rimas, slams, skate, hip hop, entre outros.

Mas também é uma data de luta, pois é essencialmente político o motivo da criação e existência desse movimento: a criminalização do uso, do porte e da comercialização da maconha mata e prende gente pobre todos os dias, dificulta o acesso aos tratamentos a base de cannabis medicinal e impede o livre desenvolvimento da ciência a respeito das substâncias presentes na maconha. Ou seja, essa é uma pauta progressista, civilizatória e também de classe.


O MES esteve presente nessa importante manifestação levando, entre outras pautas, a bandeira pelo “fim do encarceramento em massa”. Justamente na semana em que o governo federal anunciou o leilão para privatização do complexo penitenciário de Erechim, no Rio Grande do Sul. Uma política reacionária que pretendem expandir para todo o país e que irá agravar ainda mais o super encarceramento no Brasil.

Hoje, o Brasil é o terceiro país que mais encarcera no mundo, ficando atrás apenas dos EUA e China. A maior parte dos encarcerados são jovens, negros, entre 18 e 29 anos, que cometeram pequenos delitos e, muitas vezes, sequer foram julgados.Também é importante dizer que as já péssimas condições do nosso sistema carcerário tendem a ficar ainda pior na mão da iniciativa privada, pois o único interesse será o lucro, sem qualquer perspectiva de ressocialização.

Essa não é a primeira vez que o Lula joga a favor do superencarceramento. Em 2006 a lei de drogas aprovada pelo governo fez com que aumentasse 74% o número de presos no Brasil. Essa política sancionada por Lula colocava nas mãos da autoridade policial ou do juiz a decisão se a pessoa detida era usuária ou traficante, fazendo com que o critério mais uma vez fosse a classe e a cor da pessoa.

É fundamental fazermos a denúncia dessa política que pretende lucrar com o sofrimento da parcela mais pobre da sociedade. Os contratos fechados com a iniciativa privada são absurdos e ferem a declaração universal dos direitos humanos ao exigir taxas mínimas de lotação das unidades prisionais, remuneração à empresa por cada pessoa encarcerada e a submissão de encarcerados ao trabalho forçado.

Precisamos aproveitar a brecha aberta pelo debate da descriminalização que está acontecendo no STF para politizar o debate das drogas sob uma perspectiva classista, não ficando na superficialidade do debate de costumes. A posição de conservadora apresentada por Zanin, ministro indicado por Lula, contra a descriminalização da maconha, é trágica. O que está em jogo é a vida da juventude negra, do povo pobre e das periferias do nosso país.

Não a criminalização da pobreza! Pelo fim do encarceramento em massa! Por liberdade, saúde e justiça, queremos a legalização e regulamentação da maconha e de todas as drogas!



Fontes:
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/decreto/D11498.htm
– https://drive.google.com/file/d/13hHWoo9KEPzO6x9qxyaamJtH7B9tUVxg/view?fbclid=IwAR0pdP518sSTkKcJxZNyfeKylaLi0xHXsvN0Ty8QPfMBmcbG0jpWlX4Jlg0&pli=1


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão