Parada Cultural do Movimento Vidas Negras Importam agita Porto Alegre
Vidas negras

Parada Cultural do Movimento Vidas Negras Importam agita Porto Alegre

Deputada Luciana Genro participou de evento antirracista, que reuniu artistas, militantes e apoiadores no Centro da Capital

Mandato Luciana Genro 5 set 2023, 09:00

Foto: Ascom Luciana Genro

A Parada Cultural do Movimento Vidas Negras Importam RS reuniu, no sábado (2) artistas, militantes e apoiadores da causa antirracista no Boteco do Paulista, no Centro de Porto Alegre. A convite de Gilvandro Antunes, integrante do coletivo, a deputada Luciana Genro (PSOL) participou de uma das mesas do evento, que teve como tema “A segurança pública que temos e a que precisamos”.

Os slammers Mika e Fernandinho fizeram a abertura da Parada, trazendo uma apresentação que uniu música com poesia falada, abordando as lutas e desafios do povo negro.

Em sua fala, Luciana Genro destacou a importância da escuta, especialmente para pessoas brancas. “A gente precisa ouvir e acolher o que a gente escuta. Foi ouvindo que percebi a importância de reconhecer nosso lugar de privilégio”, apontou.

A deputada abordou alguns de seus projetos que buscam melhorar a vida da população negra, como o que prevê o uso de câmeras em fardas e viaturas policiais, que beneficiaria especialmente pessoas negras e periféricas, assim como os próprios trabalhadores da segurança pública.

“Os policiais também fazem parte da classe trabalhadora, muitos são negros. E reproduzem a violência que eles também sofrem na corporação. O uso de câmeras traz menos mortes da população e de policiais, isso já está comprovado. Não vai solucionar todos os problemas, mas pode ajudar a combater essa violência estrutural contra a população negra e periférica”, colocou.

Luciana Genro também falou de seu projeto de lei que prevê mais segurança trabalhista para terceirizados, determinando uma série de requisitos que o Estado deverá exigir das empresas ao firmar contratos.

“As terceirizadas em sua maioria são mulheres negras, que estão nos empregos mais precários e mal pagos”, refletiu.

A mesa contou com a mediação da pedagoga Kelly Jesuíno, integrante do Movimento Vidas Negras Importam, e da defensora pública Mariana Py Muniz.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 05 maio 2024

Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos

A catástrofe ambiental que atinge o Rio Grande do Sul exige solidariedade imediata e medidas estruturais para que não se repita
Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão