Sindicalista dos EUA visita Sindisaúde-RS em ação de solidariedade internacionalista
Encontrou com o companheiro Cyn Huang debateu as lutas no Brasil e a importância do SUS
Via Sindsaúde-RS
A diretoria do Sindisaúde-RS recebeu no café da manhã desta segunda-feira Cyn Huang, ativista político e sindical que está percorrendo estados brasileiros para trocar experiências sobre a atuação em defesa dos direitos dos trabalhadores. Huang é ligado ao “United Auto Workers”, sindicato de trabalhadores das montadoras automobilísticas que iniciou uma enorme greve no país envolvendo três das maiores empresas do setor: General Motors, Ford e Stellantis. E uma das coisas que impressionou o gringo aqui, e que muito brasileira (o) não sabe valorizar, foi a existência do nosso querido SUS!
Além de manifestar solidariedade à greve dos funcionários da indústria automotiva, o Sindisaúde-RS propôs a continuidade do diálogo sobre sindicalismo e saúde através de conferências virtuais mensais com os ativistas norte-americanos. Durante o café da manhã, Huang explicou como funciona o movimento sindical nos Estados Unidos e fez perguntas sobre a organização no Brasil, que foram respondidas pelos diretores do Sindisaúde-RS.
O Sistema Único de Saúde como inspiração
Um ponto de destaque na discussão foi os problemas enfrentados pelos dois países em relação aos serviços de saúde. Nesse caso, chama a atenção a diferença entre o Brasil e os Estados Unidos, já que aqui temos o Sistema Único de Saúde (SUS), um sistema de saúde público universal, enquanto lá todo o sistema de saúde é privado.
Mesmo com os limites expostos pelos sindicalistas, como o subinvestimento, Huang considerou o SUS uma inspiração política a ser defendida nos Estados Unidos e solicitou a contribuição dos trabalhadores brasileiros para essa discussão.