Um chamado para atuarmos na eleição dos conselhos tutelares deste domingo
WhatsApp Image 2023-09-27 at 15.02.17

Um chamado para atuarmos na eleição dos conselhos tutelares deste domingo

A atuação nas eleições dos conselhos tutelares está vinculada a defesa radical da vida e ao enfrentamento à extrema direita

Roberta Sato 27 set 2023, 15:07

Em primeiro de Outubro haverá em todo o território brasileiro o processo de escolha dos Conselhos Tutelares. Este órgão colegiado, criado no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, tem a missão de zelar pelo cumprimento dos direitos de Crianças e Adolescentes do nosso país. Esta lei, que protege a Infância e a Adolescência, tem como premissa o reconhecimento de Crianças e Adolescentes como sujeitos de direitos e prioridade absoluta na execução de políticas públicas. 

A determinação para a criação dessa legislação – Estatuto da Criança e do Adolescente – vem do artigo 227 da nossa Constituição Federal, artigo este fruto de uma intensa participação popular por meio de movimentos históricos como o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de rua, mães da Sé, Pastoral do Menor, Pastoral da Criança a partir da campanha “Criança e Constituinte” que tinha como lema ”levar um milhão de assinaturas”  para a emenda popular que garantisse a inclusão dos direitos universais da Criança na CF88.. 

O primeiro desafio, e que persiste até hoje, era criar uma lei que enfrentasse o legado escravocrata brasileiro, uma vez que a palavra “criança” era sinônimo de pessoa branca, de classe média, com direito a patrimônio, enquanto as crianças negras, pobres e excluídas eram chamadas de “menores”. 

O objetivo, ao se criar os conselhos tutelares no ECA, é garantir um órgão colegiado, com independência funcional do executivo, que uma vez instalado não pode ser extinto e que tem ação territorial com o objetivo desjudicializar o atendimento à Criança e ao Adolescente e a efetiva solução dos problemas que afligem a população infantojuvenil, proporcionando-lhes, de maneira concreta, a “proteção integral”. 

E qual questão social, seja ela o racismo, a violência de gênero, a LGBTQIA+fobia, o direito à terra, à moradia, à saúde, à educação, à assistência, à cultura, os direitos sexuais e reprodutivos, enfim o direito a existir em plenitude… Qual dessas lutas não passa pela Infância? 

A extrema direita entendeu bem o potencial da ação conselheira nos territórios e avançou muito na apropriação desses órgãos, distribuídos em todos os municípios, para a execução de seu projeto de estado. 

Grupo Arimatéia – um dos grupos de atuação política neopentecostal – tem como objetivo “conscientizar” as pessoas sobre a importância de exercerem seus direitos para que, dessa forma, “escolham representantes políticos de bom caráter e de boa índole, que defendam ideologias favoráveis à nação e que lutem por interesses coletivos contra os projetos de lei contrários à Fé e à moral”. 

Inspirado no personagem bíblico José de Arimatéia que foi senador. É o personagem bíblico quem pediu o corpo de Cristo, depois de sua morte na cruz, ao governador Pôncio Pilatos. Essa referência é importante pois desenha a estratégia da Universal – influência política nas mais diversas áreas, por meio dos Arimateias. A missão do grupo Arimateia é continuar a proteger o corpo de Cristo (a Igreja) e a garantir que os integrantes desse Corpo tenham seus direitos assegurados. E onde estão muitos destes soldados Arimateias? Nos conselhos tutelares. 

Segundo materiais vinculados pelos Arimateias os conselheiros têm acesso à casas, famílias e crianças em vulnerabilidade e os Cristão tem que aproveitar essa oportunidade para ter pessoas que representam os seus ideias para que famílias sejam alcançadas e amparadas  legalmente e espiritualmente. 

Essa forma de atuação é a maior degeneração presente hoje nos conselhos tutelares. Tem legitimado o afastamento de crianças e adolescentes de suas famílias que professam religiões de matriz africana sob a acusação de negligência e maus tratos à crianças ou adolescentes iniciados em sua religiosidade, o abafamento de casos de violência sexual contra Crianças e Adolescentes para “tratamento” nas células da igreja como forma de não destruir as famílias, a defesa de comunidades terapêuticas, a perseguição à diversidade de gênero como doença espiritual, entre outras tantas ações distorcidas na atuação conselheira. Não cobrar por políticas públicas de Estado, defender o Estado mínimo serve aos interesses desse grupo político pois, segundo eles, “onde o Estado não atua, só resta a fé”, desta forma, legitimando sua atuação e expansão de um fundamentalismo religioso que só sufoca as diversidades e os direitos humanos. 

O nosso papel na defesa radical da vida e no enfrentamento à extrema direita é nos organizarmos para votar em candidaturas progressistas no próximo dia 1 de Outubro, mas também a longo prazo ocuparmos os conselhos tutelares para retomar a sua efetiva função de agente mobilizador de lutas nos territórios.   


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão