Mariana Conti denuncia truculência durante desocupação em Campinas
Desocupação DIC

Mariana Conti denuncia truculência durante desocupação em Campinas

Vereadora diz que prefeitura usou tratores para destruir acampamento no DIC I

Tatiana Py Dutra 18 out 2023, 13:30

Fotos: FNL/Divulgação

Na manhã desta segunda-feira (16), a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) de Campinas expulsou cerca de 200 famílias que ocupavam uma área particular localizada no DIC I, nos arredores do Bosquinho. A ação foi coordenada pelo Grupo de Contenção a Ocupações Irregulares, com apoio da Guarda Municipal. 

Conforme a vereadora do PSOL, Mariana Conti, houve truculência na desocupação, inclusive com o uso de tratores para destruir as barracas instaladas no local. Além disso, a retirada teria um caráter ilegal, uma vez que desrespeita decisão federal sobre o tema. 

“A prefeitura fez uma remoção administrativa e, gente, isso não existe! É decisão do Conselho Nacional de Justiça: remoções não podem ser feitas administrativamente. Remoção é litígio judicial. E a prefeitura usando o poder da Guarda, das máquinas, foi lá, via Secretaria de Habitação, de forma arbitrária e ilegal, tirar aquelas famílias, sem ter destinação, sem notificação, com base em um decreto que não versa sobre remoção”, denunciou a parlamentar em discurso no plenário da Câmara.

A prefeitura informou que a contenção da ocupação foi feita com base no decreto nº16.920/2010, que trata de Controle de Novas Ocupações, Parcelamentos Clandestinos e Danos Ambientais no Município. A legislação, porém, define a criação de um grupo de trabalho sobre o tema. A administração alega ainda que o terreno está em processo de aprovação para implantação de um loteamento de interesse social. 

Sem teto

Conforme a Frente Nacional de Lutas (FNL), o terreno de cerca de 50 mil metros quadrados foi desapropriado há mais de 15 anos e, desde então, permanece ociosa. No domingo, a área começou a ser ocupada – inicialmente com 40 famílias, número que quintuplicou ao longo do dia.

Ao portal Hora de Campinas, Caique Araújo, uma das lideranças da FNL, explicou que a ocupação foi motivada pelo aumento do preço dos aluguéis e pelas “dificuldades financeiras das famílias campineiras devido ao alto custo de vida”. Ele ainda destacou o déficit de moradias para famílias mais pobres no município.

“Há mais de 40 mil cadastros na Cohab de Campinas sem moradia destinada’. Essa é uma forma de pressionar o Poder Público a cumprir a lei e garantir moradia para as famílias que mais precisam”, afirmou.

Em seu discurso, Mariana Conti lembrou que a moradia está entre os direitos fundamentais dos cidadãos, tanto na legislação internacional quanto na Constituição brasileira. No entanto, a administração de Dário Saadi (Republicanos) estaria negligenciando o respeito a esse dever, além de dedicar-se a incentivar a especulação.

“O incentivo ao mercado imobiliário, que é prioridade zero do prefeito Dário Saadi, tem levado ao aumento do custo do aluguel, ao mesmo tempo em que estamos tendo um achatamento do salário. E isso tem agravado a situação da moradia precária e das famílias que não tem onde morar. Os R$ 600 de auxílio aluguel não resolvem o problema, porque é muito difícil na cidade de Campinas você pagar o aluguel com esse valor, e também porque os R$ 600 na chegam para todo mundo”, salientou a parlamentar.

O mandato da vereadora deve acionar a Defensoria Pública e o Ministério Público contra a ilegalidade da remoção.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão