Atos no Brasil e no mundo pedem cessar-fogo na Palestina
Protesto em São Paulo

Atos no Brasil e no mundo pedem cessar-fogo na Palestina

Brasília e São Paulo reuniram multidões em protesto a política de morte de Israel

Redação da Revista Movimento 13 nov 2023, 15:47

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O último final de semana ficou marcado por atos pró-Palestina em todo o mundo. Na capital inglesa, a manifestação contou com a presença de mais de 300 mil pessoas no sábado (11). Também houve protestos nas capitais de Bélgica, Alemanha, Austrália e Suíça, além de Barcelona, na Espanha.

No Brasil, as maiores manifestações foram em São Paulo e em Brasília, no domingo. A Avenida Paulista foi o palco das atividades organizadas pela Frente em Defesa da Luta do Povo Palestino. Conforme Mohamad El Kadri, presidente do Fórum Latino Palestino estes eventos são importantes para chamar a atenção da população sobre a crise humanitária provocada pelos ataques de Israel a Palestina e da própria causa de seu povo.

“As mobilizações levam para as pessoas conhecimento sobre a causa palestina. Aqui no Brasil, as pessoas não conhecem bem o motivo da causa palestina. Inclusive, o trabalho da mídia é muito parcial, eles não entrevistam representantes da comunidade palestina e da sociedade árabe. Uma senhora na manifestação falou que nem imaginava que Israel ocupa a Palestina por 75 anos”, disse ele ao Poder 360.

Um momento de emoção durante o protesto foi uma performance de mulheres simulando carregar crianças mortas – denunciando a morte de mais de 4,5 mil crianças desde o início do conflito, em 7 de outubro. Em média, uma criança morre a cada 10 minutos no território palestino.

“Estado de Israel, Estado assassino! Viva a luta do povo palestino!”, gritavam os manifestantes.

Na capital federal, o ato ocorreu no Eixão Norte, no Plano Piloto. O ato foi organizado pelo Comitê de Solidariedade ao Povo Palestino, que reúne partidos políticos e movimentos sociais. 

“A causa palestina é de toda a humanidade, é uma causa justa. O povo está sensibilizado contra esses ataques contra as crianças, contra os hospitais”, disse o presidente do Instituto Brasil Palestina, Ahmad Shehada.

A professora Eliene Bento Luiz, de 58 anos, foi ao ato em Brasília por acreditar que é importante mostrar para o governo que a sociedade brasileira está atenta ao que acontece na Faixa de Gaza.

“Isso não quer dizer que somos antissemitas, pois sabemos o quanto o povo judeu sofreu ao longo da história. Queremos, sim, que o povo palestino seja respeitado. Se deve haver punição, que seja ao grupo Hamas, não com morte e sangue de inocentes e crianças”, disse.

*Com informações da Agência Brasil


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão