Fernanda Melchionna faz sessão de autógrafos na Feira do Livro de Porto Alegre 
FernandaMelchionna

Fernanda Melchionna faz sessão de autógrafos na Feira do Livro de Porto Alegre 

Em “Tudo isso é feminismo?”, autora combate o apagamento histórico e cultural das mulheres. Lançamento será em 11 de novembro

Redação da Revista Movimento 3 nov 2023, 12:24

Foto: Divulgação

“Tudo isso é feminismo? – uma visão sobre histórias, lutas e mulheres” marca a estreia da bibliotecária, militante e atual deputada federal pelo PSOL do Rio Grande do Sul, Fernanda Melchionna, no universo do livro.

A partir da experiência de anos da autora em debates sobre gênero, feminismo e políticas públicas nos mais diferentes espaços sociais, culturais e midiáticos, ela dedicou esforços e pesquisas para trabalhar a história de luta por direitos das mulheres sob uma perspectiva classista, histórica e de combate às opressões. Publicada pela Editora de Cultura como parte da Coleção Inquietações Contemporâneas – dirigida pelos acadêmicos Caio Riter e Diego Pautasso -, a obra será lançada na Feira do Livro de Porto Alegre/RS, no dia 11 de novembro, a partir das 19h.

Feminismo com experiência e pesquisa

Desbravar a história não contada das mulheres e de suas reivindicações faz parte da trajetória de ativismo da deputada, que agora salta dos discursos em diferentes ambientes sociais, políticos e culturais para o livro impresso, que inclui aprofundamento de pesquisas e descoberta de novas referências. Essas aparecem no capítulo “Saber mais”, no final do livro, onde Fernanda, generosamente, compartilha suas fontes com os leitores e as leitoras, pois considera seu trabalho um convite para o aprofundamento da sociedade no assunto, um dos mais destacados no mundo contemporâneo. 

“Penso neste livro como uma narrativa que busca desnaturalizar o apagamento das mulheres da História, de suas várias lutas e dos desafios enfrentados em tempos passados. E tem como objetivo ajudar a pensar as lutas do presente e a conquistar novos futuros”, afirma a autora.

Entre as obras citadas como referências para a escrita do ensaio “Tudo isso é feminismo? – uma visão sobre histórias, lutas e mulheres”, estão autoras que abordam as questões femininas na teoria e na prática, como a estadunidense bell hooks e a italiana Silvia Federici, ao lado das brasileiras Heloisa Buarque de Holanda, Sueli Carneiro entre outras.

Confira um trecho do livro: 

“Se as mulheres sentem mais as opressões e explorações de um modelo (capitalista) que tem condenado o futuro da humanidade, também pode nascer de nós um novo caminho. Sem modelos acabados, mas com a convicção de que é a luta que muda a vida e de que a saída é coletiva. Lutem como uma mulher!”

Compre no site da Editora de Cultura.

Serviço
O que: lançamento do livro “Tudo isso é feminismo? Uma visão sobre histórias, lutas e mulheres”
Quando: 11/11, às 19h
Onde: Feira do Livro de Porto Alegre, na Sessão de Autógrafos
Autora: Fernanda Melchionna
Editora: Editora de Cultura


TV Movimento

Lançamento: “A Alemanha da Revolução ao Nazismo: Reflexões para a Atualidade”, de Luciana Genro

O lançamento ocorre na quarta-feira (31), a partir das 19h, com um debate com Luciana Genro e Roberto Robaina. Assista!

ARGENTINA | Trabalhadores gaúchos prestando solidariedade ao povo argentino nas ruas contra Milei!

Diretamente de Buenos Aires, o presidente do Sindimetro/RS, Luis Henrique Chagas e uma delegação de sindicalistas está presente na enorme mobilização contra o governo de extrema direita de Javier Milei

VÍDEO | Cem anos depois, Lenin é atual?

Como parte dos debates sobre o centenário de Lenin, republicamos a entrevista de Breno Altman com o historiador e professor de Relações Internacionais (UFABC) Valter Pomar
Editorial
Israel Dutra | 25 fev 2024

Três bandeiras para enfrentar a extrema direita

Desde nossa localização independente, queremos agitar de forma combinada a solidariedade ao povo palestino, a prisão de Bolsonaro e a exigência de justiça por Marielle e Anderson
Três bandeiras para enfrentar a extrema direita
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 45-46
Confira a nova edição com o Dossiê - 100 anos da morte de Vladimir Lênin
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Confira a nova edição com o Dossiê - 100 anos da morte de Vladimir Lênin