Vitória das mulheres: revogada a lei da Semana de Alienação Parental
LGenro2

Vitória das mulheres: revogada a lei da Semana de Alienação Parental

Parlamento gaúcho derrubou iniciativa que beneficia abusadores e prejudica mães e crianças

Mandato Luciana Genro 16 nov 2023, 08:58

Foto: Celso Bender/ALRS

A configuração atual da Lei de Alienação Parental permite que homens abusadores tirem a guarda dos filhos das mães, por isso a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) formulou o Projeto de Lei para revogar a Semana e o Dia de Conscientização sobre a  causa no Rio Grande do Sul. A proposta foi aprovada de forma conclusiva na Assembleia Legislativa, através da Comissão de Educação.

Recentemente, o Conselho Nacional de Saúde recomendou ao Congresso Nacional a revogação da Lei de Alienação Parental e, também, a retirada de tramitação do projeto que visa a alterar o seu texto, que segundo o Conselho, prejudica mulheres e crianças, beneficiando apenas homens, mesmo quando são agressores ou abusadores da mãe ou dos filhos. 

“Não há reconhecimento científico do conceito de alienação parental, não existe embasamento para isso. É absurdo que essa lei siga em vigor, ainda mais por prejudicar mães e crianças vítimas de violência, sendo um empecilho que torna ainda mais difícil que mulheres denunciem seus abusadores”, destacou a deputada.

A ideia partiu da vereadora suplente do PSOL em Porto Alegre, Aline Kerber, que encaminhou a mesma proposição a nível municipal. 

“Na necessidade de valorizar a ciência e as pesquisas entendemos necessária a revogação da semana municipal de conscientização sobre alienação parental, visto que não há o que se conscientizar e propagar quando não é conceito válido e que gera violação de direitos humanos de mulheres e meninas”, diz a justificativa do projeto.

Movimentos que lidam com a proteção às mulheres e crianças vítimas de violência apontam que, na prática, já existe a previsão da total segurança das crianças e da não alienação de um pai pelo outro no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Isso tornaria desnecessária a existência de uma lei de alienação parental. 

A revogação da Semana e do Dia de Conscientização sobre a Alienação Parental é um importante avanço, mas a luta não para por aqui. As deputadas federais do PSOL Fernanda Melchionna, Sâmia Bomfim e Vivi Reis apresentaram um projeto pela revogação nacional da lei da Alienação Parental.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 12 nov 2024

A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!

Governo atrasa anúncio dos novos cortes enquanto cresce mobilização contra o ajuste fiscal e pelo fim da escala 6x1
A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi