DF aprova ampliação do Passe Livre Estudantil 
Passe Livre

DF aprova ampliação do Passe Livre Estudantil 

Projeto do deputado Fábio Felix estende benefício estudantes da área rural e região integrada, além de cursos preparatórios

Mandato Fábio Felix 15 dez 2023, 12:08

Foto: André Borges/Agência Brasília

O Projeto de Lei 141/2019, de autoria do deputado Fábio Felix (PSOL-DF) e outros deputados, que prevê a ampliação do Passe Livre foi aprovado em Plenário na última terça-feira (12).

O texto é fruto de uma construção coletiva que envolveu, além do nosso gabinete e do Movimento Passe Livre, um conjunto diverso de estudantes, acadêmicos, professores e familiares de alunos. 

A proposição estende o benefício para estudantes da área rural, estudantes que tenham concluído o ensino médio (prazo de 1 ano a partir da data de conclusão) para trajetos a curso preparatório e para ingresso em instituições de nível superior, para acompanhantes de estudante criança ou com deficiência e para a estudantes residentes nas cidades da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do DF e Entorno (RIDE) devidamente matriculados em instituições de ensino do Distrito Federal.

“O Passe Livre Estudantil é a garantia dos direitos sociais constitucionais à educação e ao transporte. Esse projeto prevê que ele seja utilizado de maneira universal a todos os estudantes, como forma de garantia e incentivo à prática educacional e ao direito à cidade”, explicou Felix.

Conselho do Passe Livre

O projeto aprovado também estabelece a gratuidade para o estudante se deslocar além de sua residência para a instituição de ensino, prevendo passe livre para atividades culturais e de lazer.

Além disso, fica instituído o ‘Conselho do Passe Livre Estudantil’, que será integrado por três representantes do Governo do Distrito Federal, três representantes da Câmara Legislativa do Distrito Federal, cinco representantes da comunidade educacional e seis representantes estudantis, com objetivo de acompanhar, avaliar e fiscalizar o funcionamento do benefício, e até intervir junto aos processos de bloqueio de cartão de passe livre estudantil.

“Reforço que o conteúdo do Projeto é referendado pelos principais movimentos sociais de mobilidade como Movimento Passe Livre – Distrito Federal e Entorno, Movimento Ruas, Movimento Nossa Brasília, Banquinha da Democracia e Frente em Defesa do Passe Livre Estudantil”, concluiu o parlamentar.


TV Movimento

Lançamento do Manifesto por uma Revolução Ecossocialista na Conferência Antifascista

Atividade de Lançamento do Manifesto por uma Revolução Ecossocialista, organizada pela IV Internacional durante a 1ª Conferência Internacional Antifascista, ocorrida em Porto Alegre entre os dias 26 e 29 de março de 2026

Pré-Conferência Antifascista em SP reforça unidade de luta contra o fascismo

Atividade preparatória em São Paulo para a I Conferência Internacional Antifascista pela Soberania dos Povos, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de março de 2026, em Porto Alegre

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo
Editorial
Israel Dutra | 22 maio 2026

Classe contra classe: a burguesia contra-ataca na 6×1

É preciso aproveitar a defensiva do bolsonarismo para intensificar a pressão e efetivar uma vitória que teria efeitos históricos para a classe trabalhadora
Classe contra classe: a burguesia contra-ataca na 6×1
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça a Revista Retomada!
A Revista Retomada é uma publicação trimestral produzida pelo Movimento Esquerda Socialista (MES-PSOL) em articulação com intelectuais, militantes e artistas
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
A Revista Retomada é uma publicação trimestral produzida pelo Movimento Esquerda Socialista (MES-PSOL) em articulação com intelectuais, militantes e artistas

Autores