Justiça ordena reintegração de funcionários do Instituto de Cardiologia
Sindisaúde

Justiça ordena reintegração de funcionários do Instituto de Cardiologia

Em crise, fundação demitiu 223 trabalhadores de cinco hospitais no RS e no DF

Redação da Revista Movimento 4 dez 2023, 16:12

Foto: Sindisaúde-RS/Divulgação

A juíza Ana Paula Keppeler Fraga, da 22ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, determinou na semana passada a reintegração de 223 empregados demitidos da Fundação Universitária de Cardiologia (FUC)

“Defiro o pedido de antecipação de tutela, para determinar a reintegração dos substituídos despedidos nos dias 16 e 17 de novembro de 2023, nas mesmas condições anteriores à extinção, na medida em que ausente a exigência procedimental imprescindível de intervenção sindical prévia”, decidiu a juíza.

A decisão liminar defere processo movido pelo Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Hospitais e Casas de Saúde do Estado do RS (Sindisaúde/RS) e pelo Sindicato dos Enfermeiros no Estado do Rio Grande do Sul (Sergs). No entendimento da juíza, a FUC feriu a lei ao não negociar previamente a demissão com representantes das categorias. Assim, deu prazo de cinco dias úteis para que a instituição comprove o retorno dos servidores, esclareça de que forma ocorreram as demissões e apresente a documentação relacionada às rescisões, como aviso prévio, FGTS e encaminhamento do seguro-desemprego. O prazo termina nesta terça-feira (5).

Em processo de recuperação judicial por uma dívida estimada em R$ 343 milhões, a FUC demitiu 20% de seu quadro de funcionários sem oferecer garantia nenhuma de pagamento dos direitos trabalhistas. As demissões ocorreram em cinco unidades de saúde administradas pela entidade: Instituto de Cardiologia de Porto Alegre, Hospital de Alvorada, Hospital Padre Jeremias, em Cachoeirinha; Instituto de Cardiologia, Hospital Viamão, Hospital Regional de Santa Maria e Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal.

“Temos uma grande vitória para os trabalhadores. Lembro que a nossa grande preocupação era a chegada do final de ano, as festas natalinas, onde as pessoas não teriam como pagar as suas dívidas e a reintegração acaba corrigindo esta falha inicialmente”, avalia o presidente do Sindisaúde-RS, Júlio Jesien.


TV Movimento

Lançamento: “A Alemanha da Revolução ao Nazismo: Reflexões para a Atualidade”, de Luciana Genro

O lançamento ocorre na quarta-feira (31), a partir das 19h, com um debate com Luciana Genro e Roberto Robaina. Assista!

ARGENTINA | Trabalhadores gaúchos prestando solidariedade ao povo argentino nas ruas contra Milei!

Diretamente de Buenos Aires, o presidente do Sindimetro/RS, Luis Henrique Chagas e uma delegação de sindicalistas está presente na enorme mobilização contra o governo de extrema direita de Javier Milei

VÍDEO | Cem anos depois, Lenin é atual?

Como parte dos debates sobre o centenário de Lenin, republicamos a entrevista de Breno Altman com o historiador e professor de Relações Internacionais (UFABC) Valter Pomar
Editorial
Israel Dutra | 25 fev 2024

Três bandeiras para enfrentar a extrema direita

Desde nossa localização independente, queremos agitar de forma combinada a solidariedade ao povo palestino, a prisão de Bolsonaro e a exigência de justiça por Marielle e Anderson
Três bandeiras para enfrentar a extrema direita
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 45-46
Confira a nova edição com o Dossiê - 100 anos da morte de Vladimir Lênin
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Confira a nova edição com o Dossiê - 100 anos da morte de Vladimir Lênin