Justiça ordena reintegração de funcionários do Instituto de Cardiologia
Sindisaúde

Justiça ordena reintegração de funcionários do Instituto de Cardiologia

Em crise, fundação demitiu 223 trabalhadores de cinco hospitais no RS e no DF

Redação da Revista Movimento 4 dez 2023, 16:12

Foto: Sindisaúde-RS/Divulgação

A juíza Ana Paula Keppeler Fraga, da 22ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, determinou na semana passada a reintegração de 223 empregados demitidos da Fundação Universitária de Cardiologia (FUC)

“Defiro o pedido de antecipação de tutela, para determinar a reintegração dos substituídos despedidos nos dias 16 e 17 de novembro de 2023, nas mesmas condições anteriores à extinção, na medida em que ausente a exigência procedimental imprescindível de intervenção sindical prévia”, decidiu a juíza.

A decisão liminar defere processo movido pelo Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Hospitais e Casas de Saúde do Estado do RS (Sindisaúde/RS) e pelo Sindicato dos Enfermeiros no Estado do Rio Grande do Sul (Sergs). No entendimento da juíza, a FUC feriu a lei ao não negociar previamente a demissão com representantes das categorias. Assim, deu prazo de cinco dias úteis para que a instituição comprove o retorno dos servidores, esclareça de que forma ocorreram as demissões e apresente a documentação relacionada às rescisões, como aviso prévio, FGTS e encaminhamento do seguro-desemprego. O prazo termina nesta terça-feira (5).

Em processo de recuperação judicial por uma dívida estimada em R$ 343 milhões, a FUC demitiu 20% de seu quadro de funcionários sem oferecer garantia nenhuma de pagamento dos direitos trabalhistas. As demissões ocorreram em cinco unidades de saúde administradas pela entidade: Instituto de Cardiologia de Porto Alegre, Hospital de Alvorada, Hospital Padre Jeremias, em Cachoeirinha; Instituto de Cardiologia, Hospital Viamão, Hospital Regional de Santa Maria e Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal.

“Temos uma grande vitória para os trabalhadores. Lembro que a nossa grande preocupação era a chegada do final de ano, as festas natalinas, onde as pessoas não teriam como pagar as suas dívidas e a reintegração acaba corrigindo esta falha inicialmente”, avalia o presidente do Sindisaúde-RS, Júlio Jesien.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão