Luciana Genro e Tamyres Filgueira são pré-candidatas à prefeitura pelo PSOL
Mandato Luciana Genro

Luciana Genro e Tamyres Filgueira são pré-candidatas à prefeitura pelo PSOL

Congresso em Porto Alegre também reelegeu Roberto Robaina como presidente da sigla na Capital

Mandato Luciana Genro 4 dez 2023, 16:30

Foto: Mandato Luciana Genro

O PSOL de Porto Alegre confirmou sua indicação de chapa para disputar a prefeitura da Capital. A deputada estadual Luciana Genro e a servidora pública Tamyres Filgueira serão as pré-candidatas do partido. Respectivamente, a prefeita e vice-prefeita nas eleições de 2024.

A definição ocorreu neste domingo (3) durante o congresso municipal da sigla. No encontro, o vereador Roberto Robaina foi reeleito presidente do PSOL de Porto Alegre.

Segundo o partido, a apresentação dos nomes para a prefeitura não “encerra as discussões sobre a unidade da esquerda em oposição ao atual prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, candidato à reeleição”. A legenda afirma que, junto com a Rede, quer trabalhar para se unir à Federação de PT, PCdoB e PV.

“O congresso reconheceu a legitimidade do lançamento de Maria do Rosário pelo PT, mas apontou que o nome de Luciana Genro é o melhor para encabeçar a chapa. Para resolver a questão, o evento definiu que o melhor caminho é a realização de prévias com a participação dos apoiadores desse movimento democrático e dessa aliança. A escolha do nome, porém, não pode ser um empecilho. O programa, sim, é determinante”, diz o PSOL.

“Vou trabalhar pela unidade com o PT. Para isso, é fundamental um programa democrático de corte popular. Esse acordo ainda não temos. Mas confio que ocorra”, afirmou Luciana Genro.

“Não é uma discussão de programa para envolver meia dúzia de dirigentes, queremos envolver toda a militância. É um debate que vai exigir elaboração. Um dos pontos defendidos é a tarifa zero”, completou Robaina.

Na avaliação do PSOL, a chapa reúne a experiência da deputada Luciana Genro, fundadora do partido, e a renovação de Tamyres, mulher negra, liderança sindical da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que já foi cobradora da Carris e participou das Jornadas de Junho de 2013.

“A indicação do meu nome é uma vitória do povo que sempre é excluído da política. O PSOL está garantindo o espaço do povo negro trabalhador na disputa por uma Porto Alegre que defenda os interesses do nosso povo, que é o contrário do que faz o prefeito Melo. Precisamos de uma Porto Alegre com tarifa zero, com vagas em creches, que defenda os territórios quilombolas e indígenas”, defendeu Tamyres.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão