Luciana Genro e Tamyres Filgueira são pré-candidatas à prefeitura pelo PSOL
Mandato Luciana Genro

Luciana Genro e Tamyres Filgueira são pré-candidatas à prefeitura pelo PSOL

Congresso em Porto Alegre também reelegeu Roberto Robaina como presidente da sigla na Capital

Mandato Luciana Genro 4 dez 2023, 16:30

Foto: Mandato Luciana Genro

O PSOL de Porto Alegre confirmou sua indicação de chapa para disputar a prefeitura da Capital. A deputada estadual Luciana Genro e a servidora pública Tamyres Filgueira serão as pré-candidatas do partido. Respectivamente, a prefeita e vice-prefeita nas eleições de 2024.

A definição ocorreu neste domingo (3) durante o congresso municipal da sigla. No encontro, o vereador Roberto Robaina foi reeleito presidente do PSOL de Porto Alegre.

Segundo o partido, a apresentação dos nomes para a prefeitura não “encerra as discussões sobre a unidade da esquerda em oposição ao atual prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, candidato à reeleição”. A legenda afirma que, junto com a Rede, quer trabalhar para se unir à Federação de PT, PCdoB e PV.

“O congresso reconheceu a legitimidade do lançamento de Maria do Rosário pelo PT, mas apontou que o nome de Luciana Genro é o melhor para encabeçar a chapa. Para resolver a questão, o evento definiu que o melhor caminho é a realização de prévias com a participação dos apoiadores desse movimento democrático e dessa aliança. A escolha do nome, porém, não pode ser um empecilho. O programa, sim, é determinante”, diz o PSOL.

“Vou trabalhar pela unidade com o PT. Para isso, é fundamental um programa democrático de corte popular. Esse acordo ainda não temos. Mas confio que ocorra”, afirmou Luciana Genro.

“Não é uma discussão de programa para envolver meia dúzia de dirigentes, queremos envolver toda a militância. É um debate que vai exigir elaboração. Um dos pontos defendidos é a tarifa zero”, completou Robaina.

Na avaliação do PSOL, a chapa reúne a experiência da deputada Luciana Genro, fundadora do partido, e a renovação de Tamyres, mulher negra, liderança sindical da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que já foi cobradora da Carris e participou das Jornadas de Junho de 2013.

“A indicação do meu nome é uma vitória do povo que sempre é excluído da política. O PSOL está garantindo o espaço do povo negro trabalhador na disputa por uma Porto Alegre que defenda os interesses do nosso povo, que é o contrário do que faz o prefeito Melo. Precisamos de uma Porto Alegre com tarifa zero, com vagas em creches, que defenda os territórios quilombolas e indígenas”, defendeu Tamyres.


TV Movimento

Lançamento: “A Alemanha da Revolução ao Nazismo: Reflexões para a Atualidade”, de Luciana Genro

O lançamento ocorre na quarta-feira (31), a partir das 19h, com um debate com Luciana Genro e Roberto Robaina. Assista!

ARGENTINA | Trabalhadores gaúchos prestando solidariedade ao povo argentino nas ruas contra Milei!

Diretamente de Buenos Aires, o presidente do Sindimetro/RS, Luis Henrique Chagas e uma delegação de sindicalistas está presente na enorme mobilização contra o governo de extrema direita de Javier Milei

VÍDEO | Cem anos depois, Lenin é atual?

Como parte dos debates sobre o centenário de Lenin, republicamos a entrevista de Breno Altman com o historiador e professor de Relações Internacionais (UFABC) Valter Pomar
Editorial
Israel Dutra | 25 fev 2024

Três bandeiras para enfrentar a extrema direita

Desde nossa localização independente, queremos agitar de forma combinada a solidariedade ao povo palestino, a prisão de Bolsonaro e a exigência de justiça por Marielle e Anderson
Três bandeiras para enfrentar a extrema direita
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 45-46
Confira a nova edição com o Dossiê - 100 anos da morte de Vladimir Lênin
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Confira a nova edição com o Dossiê - 100 anos da morte de Vladimir Lênin