Primeiro Coletivo de Mulheres toma posse na Câmara Municipal de Natal
WhatsApp-Image-2023-12-01-at-18.39.43

Primeiro Coletivo de Mulheres toma posse na Câmara Municipal de Natal

Coletivo Juntas por Natal, do PSOL RN, assumirá provisoriamente o mandato em substituição ao Professor Robério Paulino

Juntas por Natal 1 dez 2023, 18:40

Nesta sexta-feira(01), o Coletivo Juntas por Natal do PSOL(RN), tendo a frente a pedagoga Camila Barbosa dos Santos, assume a cadeira do partido na Câmara Municipal da capital potiguar, por 35 dias, em substituição ao Professor Robério Paulino, que está licenciado.

Na passagem do cargo, o professor Robério reforçou a confiança no coletivo feminino, parabenizando por ser um momento histórico para a luta das mulheres e da representação negra na Câmara Municipal. “Tenho certeza de que o coletivo Juntas me substituirá a altura, fazendo honrar a luta da classe trabalhora, da juventude e da bandeira do Psol. Durante 3 anos estive em atividade intensa, em todas as lutas sociais da cidade. Isso me levou a uma estafa por excesso de atividades, o que fez meu médico solicitar meu afastamento,” esclareceu o professor.

Em 2020, com 1778 votos, a candidatura coletiva alcançou a primeira suplência, tendo a frente a pedagoga Camila Barbosa dos Santos que iniciou sua trajetória no movimento estudantil, tornando-se diretora da União Nacional dos Estudantes. Filiada ao PSOL desde 2015, presidiu o diretório municipal de Natal e, atualmente, ocupa o cargo de Secretaria Geral. “Viemos vestidas hoje, na nossa posse, com uma camiseta em protesto à passagem de ônibus, porque andamos de coletivo público, sentimos fortemente o aumento da passagem e defendemos que a cidade precisa ser do povo. Essa sempre foi nossa linha de trabalho, devolver a cidade aos cidadãos.” Defendeu a vereadora.

O coletivo é composto por Ariane Idalino (estudante de Direito da UERN e militante da Pastoral da Juventude), Cida Dantas (servidora da UFRN e coordenadora geral do SINTEST) e Letícia Corrêa (estudante de Direito da UFRN e ex-coordenadora geral do DCE José Silton Pinheiro). Em suas falas todas chamaram atenção para a necessidade de trabalhar por uma sociedade mais justa igualitária e fraterna. “Nossa coletividade surge diante das dificuldades que enfrentamos no dia a dia. A nossa missão vai para além da Câmara Municipal está em todos os lugares que ocupamos. Somos 4 mulheres adentrando a câmara municipal e apesar de assumirmos em dezembro, todo o trâmite ocorreu no novembro negro, honrando também a nossa negritude,” ressaltou Letícia Corrêa , uma das integrantes do coletivo.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão