A posição de Trotsky sobre o antissemitismo, o sionismo e a questão judaica
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A posição de Trotsky sobre o antissemitismo, o sionismo e a questão judaica

Artigo do historiador alemão Mario Kessler publicado em 1994 reunindo escritos do dirigente revolucionário

Mario Kessler 29 jan 2024, 11:38

Via CEIP

Publicamos este artigo de Mario Kessler, historiador alemão e autor de “On Anti-Semitism and Socialism”. O trabalho que apresentamos aqui se baseia no capítulo desse livro dedicado a Trotsky, e foi publicado na revista New Interventions, Vol.5 No.2, 1994. Kessler, juntamente com outros treze historiadores, liderou um protesto contra a editora Suhrkamp para impedi-la de publicar em alemão a biografia de Trotsky escrita pelo sovietólogo britânico Robert Service, que eles consideravam caluniosa, difamatória e desprovida de qualquer rigor científico.

Mario Kessler (nascido em 1955) é um historiador que nasceu e inicialmente desenvolveu sua atividade acadêmica na antiga República Democrática Alemã. Seus principais interesses de pesquisa são a relação entre antissemitismo, sionismo e o movimento trabalhista, e ele lecionou nas universidades de Leipzig, FU-Berlin e Potsdam. Seus livros recentes incluem biografias dos comunistas alemães Ruth Fischer e Arkadi Maslow, e as obras Leo Trotzki oder: Sozialismus gegen Antisemitismus (Berlim, Karl Dietz Verlag, 2022) e Sozialisten gegen Antisemitismus. Zur Judenfeindschaft und ihrer Bekämpfung (1844-1939), Hamburgo, VSA Verlag, 2022. Esse texto foi publicado em 1994 na revista New Interventions.

A relevância de Trotsky hoje

O antissemitismo, o sionismo e a questão judaica não constituíram um tema central nos escritos de Leon Trotsky. Entretanto, sua atitude em relação a esse problema é relevante para os leitores de hoje no que diz respeito às principais posições da esquerda sobre essa questão e à preocupação de Trotsky com a questão nacional em geral.

A atitude de Trotsky com relação à questão judaica era a da maioria dos revolucionários judeus assimilados na Rússia por volta de 1900. Naquela época, prevalecia a opinião de que uma transformação mundial do capitalismo para o socialismo, possível em um futuro não muito distante, poderia eliminar na Rússia (e em outros países da “diáspora” judaica) todas as barreiras sociais que segregavam os judeus dos não judeus. O processo de assimilação imposto pelo capitalismo deve atingir um nível mais alto em uma sociedade socialista, como parte de um processo mundial de assimilação. Esse processo não deve excluir nenhuma nação. Dessa forma, Lênin considerava a melhor integração possível dos judeus nas fileiras do movimento socialista como um pré-requisito e como parte de uma política revolucionária eficaz para resolver a questão judaica.

Em contrapartida, a União Geral dos Trabalhadores Judeus da Rússia, Polônia e Lituânia (o Bund) negava a possibilidade de integração dos judeus do Leste Europeu por meio da assimilação. A única coisa viável seria o desenvolvimento nacional dos judeus, tanto dentro quanto fora do movimento operário. Desse ponto de vista, o Bund se opunha fortemente ao sionismo, ainda mais do que outros social-democratas. Deve-se observar que não foi a concepção nacional do Bund em si, mas a atitude separatista em relação à organização do partido, que foi o motivo do conflito com os bolcheviques e, acima de tudo, com Lênin. Esses diferentes pontos de vista baseavam-se na concepção de que a questão judaica deveria ser resolvida nos países onde os judeus viviam, e não na Palestina. A emigração proposta pelos sionistas não poderia substituir a luta pela emancipação dos judeus em seus respectivos países.

O sionismo

Os críticos do sionismo dentro do socialismo interpretaram as diferenças fundamentais dentro do movimento sionista por volta de 1903 como uma demonstração da crise final desse movimento. Naquela época, o sexto congresso sionista na Basileia foi caracterizado pelas profundas contradições entre a maioria dos participantes, que viam a Palestina como o único território onde a questão judaica poderia ser resolvida, e a minoria, que via a África Oriental Britânica ou a Argentina como alternativas. Assim como os Bundistas, Trotsky previu o fim e a derrota final do sionismo. Em 1º de janeiro de 1904, ele escreveu no órgão do partido, o Iskra, que a palavra de ordem sionista de uma pátria judaica havia sido desmascarada pelo que era: o sonho reacionário de um “aventureiro sem vergonha” (Herzl). “Herzl prometeu a Palestina – mas não cumpriu sua promessa [aos sionistas]”. O efeito da proposta no congresso sionista foi, de fato, mergulhar o movimento em uma crise da qual ele não poderia se recuperar. “É impossível”, apontou Trotsky, “manter o sionismo vivo com esse tipo de truque. O sionismo esgotou seu conteúdo miserável.” …. Dezenas de conspiradores e centenas de pessoas ingênuas ainda podem continuar a apoiar as aventuras de Herzl, mas o sionismo como movimento já está condenado a perder todo o seu direito à existência no futuro.” Para Trotsky, tudo isso era “tão claro quanto o meio-dia”.

Mas Trotsky previu que uma esquerda sionista inevitavelmente encontraria seu caminho nas fileiras do movimento revolucionário; caso contrário, o Bund se tornaria seu lar político. Essa organização, embora anti-sionista, se assemelharia cada vez mais aos sionistas em sua ênfase na questão judaica. Talvez o Bund herdasse as ideias sionistas.

Quase noventa anos depois, vemos que essa previsão estava errada. O Bund continuou sendo um crítico fervoroso do sionismo. Trotsky não podia prever o fato de que uma futura esquerda sionista (em particular, uma parte do Poale Zion) adotaria a posição antissionista e “nacionalista da diáspora” do Bund. A questão de saber se, em condições diferentes, o Bund deveria ter feito algumas concessões ao sionismo para absorver alguns sionistas desencantados continua sem resposta. Mas, na época, isso era quase impensável.

Stalin e o antissemitismo

Passariam três décadas até que Trotsky voltasse ao sionismo com a mesma atenção. Até então, algumas vezes ele teve que se envolver em problemas judaicos: durante a revolução de 1905, no caso Beilis (quando um trabalhador judeu foi acusado de um assassinato ritual em Kiev) em 1913 e durante os tumultos antissemitas na Romênia no mesmo ano. Como comandante do Exército Vermelho, ele reprimiu os pogroms durante a Guerra Civil e sempre se opôs aos remanescentes do antigo antissemitismo russo e ao surgimento de um novo antissemitismo soviético. Por esse motivo, ele ficou impressionado quando, em 1926, tomou conhecimento dos primeiros sinais de que sua própria origem judaica estava sendo levada em consideração, especialmente nas lutas dentro do partido. Parte dos procedimentos pelos quais Stalin derrotou a Oposição Unificada foi tornar visível o fato de que suas principais figuras eram judeus. Em uma carta a Bukharin, em 4 de março de 1926, Trotsky protestou contra os tons antijudaicos de uma campanha de boatos: “É verdade, é possível que em nosso partido, em Moscou, nas CÉLULAS DOS TRABALHADORES, a agitação antissemita seja realizada impunemente?!” Bukharin, embora seriamente surpreso, não respondeu.

Após os distúrbios de agosto de 1929 na Palestina, e especialmente depois que o fascismo se estabeleceu na Alemanha, e com a nova onda de emigração para a Palestina, Trotsky foi confrontado com as novas dimensões da questão judaica e com as várias propostas para sua solução, incluindo o sionismo. Em fevereiro de 1934, ele deu uma entrevista ao jornal trotskista americano The Class Struggle. Perguntado se os tumultos na Palestina, onde árabes e judeus se enfrentaram, representavam um levante das massas trabalhadoras árabes oprimidas, Trotsky respondeu que não sabia o suficiente sobre o assunto para determinar até que ponto “elementos que lutavam pela libertação nacional (anti-imperialistas)” estavam presentes e até que ponto “muçulmanos reacionários e pogromistas antissemitas” estavam envolvidos.

Também lhe perguntaram se o antissemitismo do fascismo alemão deveria forçar os comunistas a adotar uma abordagem diferente para a questão judaica. Trotsky disse que tanto o estado fascista na Alemanha quanto a luta entre árabes e judeus mostraram mais uma vez com muita clareza o princípio de que a questão judaica não poderia ser resolvida dentro da estrutura do capitalismo:

Não sei se os judeus conseguirão se reconstruir como nação. No entanto, não há dúvida de que as condições materiais para a existência dos judeus como uma nação independente só podem se tornar efetivas por meio da revolução proletária. Em nosso planeta, não existe a ideia de que alguém tem mais direito à terra do que outro. O estabelecimento de uma base territorial para os judeus na Palestina ou em qualquer outro país só é concebível com a migração de grandes massas de pessoas. Somente um socialismo triunfante pode realizar essa tarefa.

Trotsky acrescentou que:

O impasse em que se encontram os judeus alemães, bem como o impasse em que se encontra o sionismo, estão inseparavelmente ligados ao impasse do capitalismo mundial como um todo. Somente quando os trabalhadores judeus perceberem claramente essa conexão é que poderão evitar cair no pessimismo e no desespero.

Trotsky no México

Após sua chegada ao México em janeiro de 1937, Trotsky fez várias declarações sobre o sionismo, a questão da Palestina e a questão judaica em meio ao aumento mundial do antissemitismo. Em uma entrevista com vários correspondentes da imprensa judaica, ele disse:

O conflito entre judeus e árabes na Palestina está assumindo um caráter cada vez mais trágico e ameaçador. Não acredito de forma alguma que a questão judaica possa ser resolvida dentro da estrutura da podridão do capitalismo e sob o controle do imperialismo britânico.

Em julho de 1940, um mês antes de ser assassinado, Trotsky alertou contra a crescente virada antissionista da política da administração britânica na Palestina:

A tentativa de resolver a questão judaica por meio da migração de judeus para a Palestina deve ser vista pelo que é: uma trágica zombaria do povo judeu. O governo britânico, interessado em ganhar a simpatia dos árabes, que são mais numerosos que os judeus, alterou drasticamente sua política em relação aos judeus e, na verdade, renegou sua promessa de ajudá-los a encontrar seu “lar próprio” em um país estrangeiro. Futuros desenvolvimentos militares podem transformar a Palestina em uma armadilha sangrenta para centenas de milhares de judeus. Nunca ficou tão claro como hoje que a salvação do povo judeu está inseparavelmente ligada à derrubada do sistema capitalista.

Durante o auge do terror stalinista em 1937, as esperanças de Trotsky de uma solução justa para a questão judaica, pelo menos na União Soviética, foram frustradas. Em seu ensaio “The Thermidor and Anti-Semitism” (O Termidor e o Antissemitismo), ele apontou que a burocracia, como a força social mais regressiva e reacionária, se aproveitaria dos piores preconceitos, inclusive do antissemitismo. Na busca por bodes expiatórios, a burocracia seguiria o caminho das Centúrias Negras czaristas. Com relação aos julgamentos fictícios e às campanhas de repressão, em que os nomes judeus de inúmeras vítimas eram destacados, Trotsky observou: “Não há um único exemplo na história em que a reação que se segue a um levante revolucionário não seja acompanhada pelas mais desenfreadas paixões chauvinistas, entre elas o antissemitismo”.

Esse ensaio não foi publicado durante a vida de Trotsky, talvez para evitar uma ofensiva triunfal de propaganda nazista. Muito melhor e muito mais cedo do que qualquer outro escritor socialista (com a possível exceção de August Thalheimer), Trotsky viu muito claramente a natureza de classe e a capacidade destrutiva do fascismo de Hitler. Após a chamada “Kristallnacht”, ele apontou em uma passagem notável e comovente em uma carta aos camaradas americanos em 22 de dezembro de 1938:

Não é difícil imaginar o que espera os judeus já a partir da eclosão da próxima guerra mundial. Mas mesmo sem guerra, o desenvolvimento subsequente da reação mundial certamente envolverá o extermínio físico dos judeus.

Enfrentando o nazismo

Ao confrontar o nazismo, Trotsky já o via como um fenômeno que abalava e agrupava todas as forças da barbárie que se escondiam sob a fina superfície da sociedade de classes “civilizada”. Ele tinha uma visão extraordinária da barbárie que ameaçava engolfar a Europa. Mas Trotsky não foi o único a buscar uma solução para o que foi chamado de questão judaica em um contexto de transformação da sociedade capitalista em uma sociedade socialista. Há muito tempo esse era o leitmotiv de todos os marxistas, inclusive daqueles que seguiam a linha stalinista da Terceira Internacional.

A obra de referência para o público leitor da Internacional Comunista era, desde sua publicação em 1931, o livro Der Untergang des Judentums (A ruína dos judeus), de Otto Heller. Sua segunda edição alemã foi publicada imediatamente antes da tomada do poder pelos nazistas. De acordo com Heller, o título um tanto estranho se refere ao fim do comerciante judeu e de tudo relacionado à sua existência, que começou com a Revolução Francesa e a vitória do capitalismo no Ocidente. Isso, por sua vez, destruiu as condições para um modo de vida judaico separado. Sem território, os judeus não eram uma nação nos países em que viviam. Na União Soviética, eles ainda eram, sem dúvida, os herdeiros de uma nação. A União Soviética não se opôs à assimilação deles, nem os forçou a se estabelecerem em uma região compacta.

No entanto, na península da Crimeia e também, especialmente, em Birobidzhan, perto do rio Amur, no Extremo Oriente soviético, foi oferecida aos judeus a oportunidade de “criar aqui sua unidade administrativa socialista autônoma, que ainda não existe”, escreveu Heller, desculpando-se. Ele, como tantos propagandistas antes e depois, esboçou uma imagem idealizada da situação na URSS, a imagem de uma família socialista de nações. Embora o problema judaico na União Soviética tivesse sido supostamente resolvido, permanecia “uma verdadeira questão judaica, atualmente no Leste e no Sul da Europa, nas áreas socialmente atrasadas”. Heller escreveu essas linhas às vésperas da tomada do poder por Hitler. Ele tinha tão pouca ideia das terríveis consequências desse ato quanto o partido ao qual pertencia, o Partido Comunista da Alemanha (KPD), que não foi capaz de resistir à marcha constante da reação e da barbárie que dominava o continente.

Durante os primeiros anos do Partido Comunista Alemão

Nos primeiros anos do KPD, havia muitos intelectuais judeus entre os líderes do partido (Rosa Luxemburgo, Paul Levi, August Thalheimer e, mais tarde, Ruth Fischer, Arkadi Maslow, Werner Scholem, Iwan Katz e Arthur Rosenberg), mas isso não era enfatizado publicamente. Em todas as suas mudanças de liderança política, o KPD se apegou à análise marxista tradicional da questão judaica, ou seja, apoiava a assimilação como a melhor maneira de alcançar a emancipação judaica e se opunha fortemente ao sionismo. Ele também se apegou ao axioma dos social-democratas alemães anteriores à Primeira Guerra Mundial: “A libertação dos trabalhadores da exploração capitalista e a emancipação dos judeus da discriminação política são dois lados da mesma moeda”. Mas ao conclamar os judeus a abandonarem suas tradições religiosas e culturais, a se assimilarem, deixando de dar sustentação ao antissemitismo, o movimento operário estava aceitando “a discriminação contra os judeus praticada pelos poderes conservadores realmente existentes, porque a Constituição do Império Alemão só garantia igualdade aos judeus como indivíduos, mas discriminava a religião judaica… ao contrário das igrejas cristãs”. Embora isso tenha mudado com a Constituição de Weimar, na primeira democracia parlamentar da Alemanha, a administração do Estado permaneceu firmemente nas mãos de uma burocracia conservadora, que se opôs veementemente não apenas à emancipação judaica, mas também a um forte movimento operário democrático. As elites tradicionais agora tinham que usar máscaras democráticas, mas em todas as crises da República elas apostaram em forças antidemocráticas e, por fim, no Partido Nazista. Essas classes e uma pequena burguesia empobrecida e radicalizada estavam ligadas cada vez mais firmemente por um antissemitismo cada vez mais carregado de pensamentos anticomunistas e falsamente igualitários. Essa ligação foi ignorada ou subestimada, não apenas por comunistas e socialistas, mas também pela maior parte da centro-esquerda, com a honrosa exceção do círculo do jornal Die Weltbühne.

O “nacional bolchevismo

A imprensa do partido assumiu uma posição firme e polêmica contra a disseminação de tendências antissemitas entre a classe média proletarizada após a Primeira Guerra Mundial. Mesmo durante sua fase “Nacional Bolchevique” em 1919 e suas piscadelas para os bandidos nacionalistas de direita após o “discurso Schlageter” de Karl Radek, o KPD continuou a se manifestar contra o antissemitismo de todos os tipos. Ao mesmo tempo, porém, havia sinais de sentimentos antissemitas dentro do próprio partido. Uma preocupada Clara Zetkin escreveu para a IX Conferência do KPD em março de 1924: “A maioria da ‘esquerda’ do partido combina fraternalmente muitos amigos do KAPD [Partido Comunista dos Trabalhadores, uma organização separada formada a partir de uma cisão de uma facção de “ultraesquerda” do KPD], sindicalistas, antiparlamentares e, como se vê à luz – horribile dictu – até mesmo reformistas e, ultimamente, fascistas antissemitas”. Durante a conferência do partido, um apoiador anônimo de Heinrich Brandler declarou: “Há uma certa ressaca antissemita no partido”. Mas em nenhum momento essas tendências caracterizaram a atitude do KPD em relação à questão judaica.

Esse não foi nem mesmo o caso em 1924, quando um tipo de antissemitismo lumpenproletário e anticapitalista surgiu entre os comunistas da Baviera e da Alemanha Central e encontrou eco em panfletos e jornais locais, como o Halle Klassenkampf (Luta de Classes). Por razões oportunistas de política cotidiana, o partido sentiu que tinha de levar em conta o ressentimento antissemita de setores da pequena burguesia e do proletariado que ele queria conquistar para o KPD. Em um discurso em 25 de julho de 1923 para comunistas e estudantes “estritamente nacionalistas”, Ruth Fischer disse

Vocês estão protestando contra o capitalismo judaico, senhores? Qualquer um que proteste contra o capitalismo judeu, senhores, já é um combatente de sua classe, quer saiba disso ou não. Os senhores são contra o capitalismo judaico e querem expulsar os corretores da bolsa. Por mim, tudo bem. Apontem os capitalistas judeus, pendurem-nos em postes de luz, pisem neles, a Stinnes, a Klockner.

Também havia exemplos de pensamento antissemita no órgão do partido, Die Rote Fahne (A Bandeira Vermelha), como, por exemplo, atribuir ao vice-presidente (judeu) da polícia de Berlim, Bernhard Weiss, o primeiro nome de origem judaica “Isodor”, uma prática que mais tarde seria adotada e ampliada pelos nazistas [30].

Na única vez antes de 1933 (após os eventos na Palestina em agosto de 1929) em que a liderança do KPD falou diretamente sobre o sionismo, ela mostrou claramente sua falta de familiaridade com os vários aspectos da questão judaica. Falando em uma reunião do Comitê Central em 24 e 25 de outubro de 1929, Hermann Remmele admitiu que “dentro do partido (…) há pouco conhecimento do papel desempenhado ali pela Internacional Comunista, o movimento revolucionário do comunismo. Nosso partido [o Partido Comunista da Palestina] tem 160 membros na Palestina, 30 são árabes e os outros 130 são sionistas. Está claro que esse partido não pode ter o tipo de atitude que a lei da Revolução exige. Obviamente, o povo oprimido que, nas condições atuais, pode fornecer o elemento revolucionário, não pode ser outro senão os árabes”.

Não há praticamente nenhuma palavra que não esteja errada aqui. Além do uso indiscriminado de “judeus” e “árabes”, a alegação de que os membros judeus do partido eram sionistas foi uma distorção completa dos fatos. Isso é algo que o KPD deveria saber. Segue-se que o Die Rote Fahne interpretou as posições, que eram nacionalistas de ambos os lados, como uma luta anti-imperialista do lado árabe, sem criticar de forma alguma a política de sua liderança feudal-clerical. Entretanto, outras publicações com simpatias comunistas conseguiram diferenciar melhor.

Um ano mais tarde, em seu panfleto Sowjetstern oder Hakenkreuz? (“A estrela soviética ou a suástica?”), Remmele criticou duramente o antissemitismo nazista. Ele acreditava, erroneamente, que esse antissemitismo era uma farsa, e que Hitler e seus cúmplices fariam uma grande demonstração de antissemitismo, mas acabariam chegando a um acordo com capitalistas judeus e não judeus. Vários artigos apoiaram essa interpretação, o que não impediu que o KPD (principalmente por meio da seção alemã da Ajuda Vermelha Internacional, na qual tinha considerável influência) ajudasse as vítimas do antissemitismo, em sua maioria judeus que haviam emigrado da Europa Oriental para a Alemanha.

Depois de 1933

O ano de 1933 acabou com as ilusões dos comunistas sobre a extensão e os resultados da tomada do poder pelos nazistas. O partido proscrito passou a condenar a perseguição nazista aos judeus em todas as suas formas. Entretanto, foi somente na “Noite dos Cristais” que os comunistas começaram a se manifestar. No entanto, mesmo em sua declaração “Gegen die Schmach der Judenpogrome” (Contra a vergonha dos pogroms antijudaicos) de novembro de 1938, o KPD superestimou a solidariedade do povo alemão com os judeus perseguidos e subestimou a disposição de muitas pessoas de participar da perseguição e do saque de propriedades judaicas. Ao mesmo tempo, na imprensa emigrada, Walter Ulbricht [que depois da guerra seria o principal líder do regime stalinista na Alemanha Oriental até sua morte em 1973] ficou do lado dos judeus no conflito da Palestina. Esse é o mesmo Walter Ulbricht que, em 1967, na guerra árabe-israelense, era incapaz de ver divisões de classe, mas simplesmente uma luta entre estados árabes progressistas contra um Israel liderado pelo imperialismo.

Os pequenos grupos marxistas – o Partido Comunista da Alemanha – Oposição (KPDO) [ligado à facção comunista de direita de Bukharin], o Partido Socialista dos Trabalhadores (SAP) [cisão de esquerda do Partido Social Democrata] e os trotskistas fizeram o possível para abrir os olhos dos alemães para a destrutividade do fascismo de Hitler. Depois que os nazistas chegaram ao poder, eles fizeram tudo o que podiam para denunciar sua conduta abominável, especialmente em relação aos judeus. Entretanto, o Partido Social-Democrata (SPD) reformista e, especialmente, o KPD stalinista, foram surdos e cegos às suas advertências. O KPD e o SPD se envolveram principalmente em uma guerra burocrática entre si.

O Holocausto

Ninguém havia visto tão claramente quanto Trotsky a terrível possibilidade do Holocausto. Agora, diante do assassinato em massa promovido pelos nazistas, Trotsky propôs a migração dos judeus da Europa – de um continente cada vez mais ofuscado pela suástica. Ele ainda criticava o método sionista de resolver a questão judaica como utópico e reacionário, embora modificasse ligeiramente seus argumentos. Ele considerava a existência de uma “nação judaica”, que ainda carecia de uma base territorial. Mas a Palestina permaneceu para ele “uma miragem trágica, e Birobidzhan [a “Região Autônoma Judaica” soviética] uma farsa burocrática”. Entretanto, dentro de uma federação socialista poderia haver migração, como Trotsky escreveu em “Thermidor and Anti-Semitism”. Para Trotsky, as perspectivas e possibilidades de assimilação judaica permaneciam abertas. Parece a este escritor que seu pessimismo sobre a existência de judeus nas sociedades capitalistas se baseava, em vez de no “espírito de seu tempo”, em suas expectativas sobre a revolução mundial com sua hipotética derrubada do “capitalismo em decomposição”.

Mas o sistema capitalista não entrou em colapso após a Segunda Guerra Mundial. Com todos os seus antagonismos, ele permaneceu poderoso e foi capaz de se recuperar de uma série de crises econômicas e políticas. O novo Estado de Israel tornou-se um exemplo da expansão e do crescimento do capitalismo no Oriente Médio. No contexto do conflito árabe-judaico, Israel deixou de ser uma tentativa de resolver o problema judeu para se tornar parte desse problema. Os historiadores de hoje precisam avaliar se, sob as novas condições, as explicações de Trotsky ainda são válidas para judeus e árabes, para socialistas e não socialistas que se opõem ao antissemitismo e a qualquer forma de discriminação racial e étnica, e para o mundo em geral no final do século XX.


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