Luana Alves denuncia desrespeito a direitos reprodutivos das mulheres em SP
MS_reprodução

Luana Alves denuncia desrespeito a direitos reprodutivos das mulheres em SP

Vereadora do PSOL recebeu queixas de mulheres que não puderam fazer laqueadura ou implantar DIU em hospitais privados a serviço do SUS

Tatiana Py Dutra 25 jan 2024, 12:59

Foto: Ministério da Saúde/Reprodução

Na última segunda-feira (23), tornou-se pública uma situação enfrentada por mulheres que buscam métodos contraceptivos na rede privada de saúde em São Paulo. Uma produtora de conteúdo usou as redes sociais para denunciar que o Hospital São Camilo de São Paulo se recusou a colocar um dispositivo intrauterino (DIU) – anticoncepcional disponível de graça no Brasil pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com eficácia superior a 99%. 

À paciente, o São Camilo alegou ser uma “instituição católica” e que o dispositivo seria  “quase um aborto de um ser vivo”. A instituição também não faz procedimentos como laqueadura e, nos homens, vasectomia.

Segundo a Lei Orgânica de Saúde, as instituições privadas são uma extensão do atendimento público aos pacientes e, quando houver insuficiência dos serviços públicos, eles podem ser disponibilizados pela iniciativa privada. Como o Estado é laico, soa absurda a recusa do São Camilo em prestar esse tipo de atendimento.

“Sim, estilo Gilead mesmo”, indigna-se a vereadora Luana Alves (PSOL-SP).

A parlamentar diz que de acordo com as diretrizes de Saúde da Mulher no SUS,  teoricamente essa situação jamais existiria em hospitais públicos ou conveniados. Porém, em São Paulo, a situação não é bem assim. Isso porque parte dos serviços está nas mãos de Organizações Sociais de Saúde (OSS), entidades privadas que ganham bilhões em dinheiro público. Segundo Luana, muitas dessas OSS são religiosas, e também impedem o acesso a métodos contraceptivos, inclusive o DIU. 

“A única diferença é que essas OSS religiosas escondem melhor, e não admitem publicamente que negam os direitos das mulheres. Recebemos denúncias de entidades que negam laqueadura, e até aborto em casos de estupro. Até uma maternidade pública, a Maternidade  Cachoeirinha, parou de oferecer o serviço de aborto legal. Tem relatos que outros hospitais e maternidades estariam dificultando o acesso também”, denúncia.

Na última quarta-feira (24), a parlamentar protocolou o Projeto de Lei de Defesa dos Direitos Sexuais e Reprodutivos, que prevê quebra de contrato com qualquer OSS que negue acesso à livre escolha de métodos contraceptivos, ou negue informações relativas à saúde sexual e reprodutiva. 
Luana ainda convidou as mulheres a denunciar unidades hospitalares a serviço do SUS que recusarem acesso à DIU ou qualquer outro método contraceptivo. Basta enviar mensagens diretas nesse link.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão