Luciana Genro e Roberto Robaina questionam atraso nas atividades de Centro de Oncologia
luro

Luciana Genro e Roberto Robaina questionam atraso nas atividades de Centro de Oncologia

Unidade na capital gaúcha foi inaugurada em novembro, mas segue fechada. Parlamentares do PSOL encaminharam pedido de informações às secretarias de Saúde

Mandato Luciana Genro 5 jan 2024, 07:46

Fotos: Divulgação

Inaugurado em novembro de 2023, o mais novo Centro de Oncologia de Porto Alegre para atendimentos via SUS ainda não está atendendo pacientes. Localizado no Hospital Vila Nova, na Zona Sul da cidade, o centro aguarda trâmites entre os poderes estadual e municipal. Diante da situação, a deputada estadual Luciana Genro e o vereador Roberto Robaina, ambos do PSOL, questionaram as secretarias da Saúde a respeito do caso.

“Um novo aparelho hospitalar voltado para pacientes com câncer é de extrema importância e pode agilizar muito a fila de espera de quem sofre com a doença. Queremos saber qual a previsão de início deste serviço e se há um cronograma com os próximos passos”, diz Luciana Genro.

O novo espaço tem como objetivo reduzir filas e ofertar tratamentos e cirurgias necessárias aos pacientes em, no máximo, 30 dias, segundo informações do próprio governo, além da previsão de 200 consultas mensais.

“Trata-se de um serviço muito importante para quem não tem como pagar particular. Quem luta contra o câncer sabe que o tempo faz diferença no resultado do tratamento. A saúde das pessoas tem de ser priorizada”, ressalta Robaina.

Inicialmente, o dia 2 de janeiro havia sido anunciado como data para o início dos trabalhos, mas os atendimentos ainda não estão ocorrendo. Isso porque a Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre afirma que aguarda o repasse de R$ 6,9 milhões, fruto de parceria entre a Secretaria Estadual da Saúde e o Poder Judiciário, para começar o serviço.

Os parlamentares questionam qual o cronograma para o efetivo funcionamento do Centro de Oncologia, quais as etapas restantes para a inauguração, como a população pode acompanhar o andamento dos processos e se há a previsão de aumento do número de consultas oferecidas mensalmente.

Leia o ofício na íntegra:


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 05 maio 2024

Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos

A catástrofe ambiental que atinge o Rio Grande do Sul exige solidariedade imediata e medidas estruturais para que não se repita
Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão