O MES/PSOL saúda a formação da Aliança da Esquerda Verde da Europa Central e Oriental
WhatsApp-Image-2024-01-26-at-07.37.02

O MES/PSOL saúda a formação da Aliança da Esquerda Verde da Europa Central e Oriental

A nova aliança reúne diversos partidos da esquerda ecossocialista e antiburocrática na região

Desde o Brasil, nós do Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) parabenizamos nossas organizações companheiras que recentemente fundaram a Aliança da Esquerda Verde da Europa Central e Oriental (CEEGLA), iniciativa de partidos políticos de esquerda que terá papel central na reorganização dos socialistas na região.

Saudamos as organizações que tomaram esta iniciativa: Budoucnost (República Tcheca), Demos (Romênia), KARTU (Lituânia), Razem (Polônia), Szikra Mozgalom (Hungria) e Sotsialny Rukh (Ucrânia), lembrando que tivemos o prazer de estar em contato com diversos representantes destes partidos em Varsóvia durante o último Congresso do partido Razem.

No Brasil e na América Latina, seguimos na luta contra as posições imperialistas e campistas, defendendo o direito à resistência do povo ucraniano contra a agressão russa e acompanhando atentamente os processos de luta na Europa Central e Oriental.

Nossa luta é a mesma! Contem conosco!

Em solidariedade,

Executiva Nacional do MES/PSOL – 25 de janeiro de 2024


Nasce a Aliança da Esquerda Verde da Europa Central e Oriental (CEEGLA)

Via International Viewpoint

O Movimento Social ucraniano co-fundou a Aliança de Esquerda Verde da Europa Central e Oriental (CEEGLA). Essa associação inclui partidos políticos e organizações da sociedade civil que defendem uma Europa justa, de esquerda e social e as políticas correspondentes em seus países.

A criação da nova estrutura foi anunciada em 12 de janeiro de 2024 durante uma sessão informativa no Sejm da República da Polônia. A posição da ONG Movimento Social foi apresentada por Victoria Pigul, membro do Conselho do Movimento Social de Kiev.

A coalizão recém-formada inclui:

Budoucnost (República Tcheca), Demos (Romênia), KARTU (Lituânia), Razem (Polônia), Szikra Mozgalom (Hungria) e Sotsialny Rukh (Ucrânia).

De acordo com Zofia Malisz, coordenadora de projetos do Razem e membro do Conselho Nacional do partido, a voz da esquerda da Europa Central e Oriental quase não foi ouvida na UE até o momento. A criação do CEEGLA deve mudar isso. “Queremos nos apoiar mutuamente na candidatura ao Parlamento Europeu, para fortalecer a voz da esquerda jovem e verde do Mar Báltico aos Bálcãs”, explicou ela.

Todas essas forças políticas acreditam que as raízes das crises econômica, social e climática estão enraizadas na lógica do sistema capitalista.

“Em contraste com aqueles que os veem como caros e imerecidos, valorizamos os serviços públicos – saúde, educação e proteção social – como a chave para uma sociedade baseada na igualdade, solidariedade e dignidade”, diz o site da nova aliança. “Estamos comprometidos com a construção de uma economia forte, diversificada e sustentável que funcione para todos. Estamos levantando nossas vozes para moldar uma economia europeia e global que seja centrada nas pessoas. A ideia de que nossa região é apenas um campo de testes capitalista para a semiperiferia da Europa e da ordem mundial deve ser rejeitada.”

O CEEGLA se descreve como “uma nova geração que experimentou a desilusão após o colapso do Bloco Oriental e a subsequente transição capitalista”. “Não temos nostalgia dos regimes anteriores nem ilusões sobre a natureza do projeto neoliberal fracassado que está sendo implementado em nossa região. Precisamos avançar, não retroceder. Apoiamos a integração europeia e o desenvolvimento de uma Europa democrática, social e sustentável” – esses são os valores da Aliança.

Entre as principais prioridades da CEEGLA está o combate à agressão russa, que está destruindo a Ucrânia e ameaçando toda a região. “A única razão pela qual as tropas russas ainda não atacaram a Polônia ou a Romênia é por causa das tropas americanas posicionadas nesses países. Estamos convencidos de que os países de nossa região devem construir conjuntamente sua própria subjetividade e força”, disse Pigul. “Não estou falando apenas de força militar. A Rússia está explorando as fraquezas dos países europeus – a crise climática e habitacional, a deterioração dos padrões de vida e a ascensão da extrema direita”, alertou. “Sem abordar essas questões, não podemos garantir nossa segurança.

Como enfatizou o deputado Maciej Konieczny, do Partido Razem, “hoje a Ucrânia ainda precisa da solidariedade europeia, precisa de apoio econômico, financeiro e militar para repelir a agressão russa e proteger nossa segurança”. Como se sabe, desde os primeiros dias da invasão em grande escala, a esquerda polonesa tem defendido o cancelamento da dívida externa da Ucrânia para garantir um futuro sustentável para o nosso país.

“O Movimento Social espera que a consolidação com aliados da região do Leste Europeu ajude o povo ucraniano a obter mais facilmente suprimentos de defesa que fortalecerão nossa defesa, reforçarão as prioridades sociais no processo de integração europeia e orientarão a reconstrução pós-guerra no interesse de toda a sociedade.

Agradecemos aos nossos companheiros da Lituânia, Polônia, República Tcheca, Romênia e Hungria por nos apoiarem neste momento difícil para a Ucrânia e por se oferecerem para desenvolver a esquerda em nível internacional!

Sotsialny Rukh (Movimento Social Ucraniano)


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão