PSOL e PT se reúnem hoje com a Agergs para tratar da CEEE Equatorial
PT e PSOL RS

PSOL e PT se reúnem hoje com a Agergs para tratar da CEEE Equatorial

Milhares de gaúchos sofrem com a falta de energia elétrica uma semana após temporal

Mandato Luciana Genro 22 jan 2024, 10:06

Foto: Reprodução

Após o forte temporal que atingiu o Rio Grande do Sul nesta terça-feira (16), centenas de milhares de pessoas ficaram sem luz. Diante dessa situação, o PSOL-RS e o PT-RS solicitaram reunião com Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos do RS (Agergs). Na pauta, os recorrentes problemas de abastecimento de energia na área de concessão da CEEE Equatorial que prejudicam a população não somente em situações de emergência. A reunião será nesta segunda-feira (22), às 14h30min.

Representando o PSOL, participarão da reunião a deputada estadual Luciana Genro (PSOL), a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL), o presidente do PSOL-RS, Jurandir Silva, o presidente do PSOL Porto Alegre, Roberto Robaina, e a vice-presidente do PSOL Porto Alegre, Tamyres Filgueira. Representando o PT, estarão presentes Maria do Rosário, deputada federal, e Juçara Dutra, presidente estadual do PT.

A Agergs é o órgão responsável por fiscalizar o serviço das empresas privadas ligadas ao Estado e, portanto, deve prestar contas à sociedade acerca dos problemas enfrentados com a Equatorial. 

Na quinta-feira (18), ainda havia 454 mil pessoas sem energia elétrica no Estado. Com a falta de luz, a população recorre a restaurantes, cafés, shoppings e casas de amigos e parentes para acessar a internet e carregar aparelhos eletrônicos.

A CEEE foi privatizada por iniciativa do governo de Eduardo Leite em 2021, após aprovação em 2019, com voto contrário do PSOL e do PT, mas com apoio da maioria dos deputados estaduais, incluindo o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), que à época era parlamentar na Assembleia Legislativa.

“Além do serviço ter piorado muito, a privatização também dificulta a fiscalização por parte do Parlamento, porque, sendo uma empresa privada, não podemos cobrar diretamente do governo acerca dos problemas enfrentados. Cria-se uma interpretação de que as pessoas são clientes de uma empresa, e não cidadãos com direitos”, afirma Luciana Genro.

Desde que assumiu o serviço, a CEEE Equatorial já foi multada em mais de R$ 57 milhões pela Agergs, principalmente por demora em restabelecer o abastecimento de energia. Uma das críticas que têm sido feitas à empresa é a falta de retorno para aqueles que estão sem energia. “Desde a privatização, temos visto a situação se repetir: há um temporal, as pessoas ficam sem luz e sem água, devido à falta de energia nas estações”, diz Roberto Robaina.

Em julho de 2023, Luciana Genro e Jurandir Silva já haviam encaminhado ofício à CEEE Equatorial cobrando o religamento da luz em residências que ficaram até cinco dias sem energia no sul do Estado, principalmente em Pelotas e São Lourenço do Sul.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão