PSOL pede que bombeiros investiguem incêndio em vagão do Metrô-DF
Governador assina ordem de serviço para conclusão da Estação Estrada Parque

PSOL pede que bombeiros investiguem incêndio em vagão do Metrô-DF

Episódio, ocorrido na última sexta-feira, evidencia sucateamento do transporte

Mandato Fábio Felix 15 jan 2024, 09:00

Foto: Tony Winston/Arquivo Agência Brasília

Os deputados Distritais Fábio Felix e Max Maciel, ambos do PSOL-DF, encaminharam solicitação para que o Corpo de Bombeiros investigue o incêndio que atingiu vagão do metrô na tarde de sexta-feira (12/1), em Águas Claras.

Com base na Lei Federal No 8.255/1991, os distritais pedem que seja realizada perícia, a fim de esclarecer as causas do incêndio, com a finalidade de prevenir novas ocorrências e de apurar responsabilidades e omissões que levaram ao incêndio.

“O sucateamento do metrô coloca a vida da população e dos trabalhadores em risco. Foi uma sorte muito grande o vagão estar vazio. Temos alertado reiteradamente para a precarização do serviço, com trens velhos e sem manutenção. É urgente apurar se não houve negligência, imperícia e outros erros”, destaca Fábio Felix.

Já o distrital Max Maciel, presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana da CLDF, alega que as irregularidades do Metrô/DF já foram denunciadas pelo colegiado ao longo de 2023. “Enviamos representações ao MPDFT e o TCDF para que os órgãos investigassem a ineficiência na prestação do serviço público de transporte no Distrito Federal. Apontamos os problemas relacionados à manutenção da rede metroviária e as frequentes interrupções do serviço”, explica o deputado.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 05 maio 2024

Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos

A catástrofe ambiental que atinge o Rio Grande do Sul exige solidariedade imediata e medidas estruturais para que não se repita
Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão