Sâmia participa do lançamento das obras do campus Presidente Prudente do IFSP
Prudente

Sâmia participa do lançamento das obras do campus Presidente Prudente do IFSP

Deputada destinou parte de suas emendas para apoiar a construção da unidade que tem previsão de ser entregue em dezembro

Mandato Sâmia Bomfim 15 mar 2024, 10:00

Foto: Rafael Giovannini/Ascom Sâmia Bomfim

A deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) esteve em Presidente Prudente, na manhã de segunda-feira (11), para participar do lançamento da pedra fundamental do novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Com o apoio da parlamentar por meio da destinação de emendas, em breve, o bairro Parque Imperial contará com um novo polo que agregará 18 áreas pedagógicas, incluindo salas de aula, laboratórios, espaços administrativos e quadra esportiva. A entrega da obra está prevista para dezembro, com capacidade inicial para receber 800 estudantes.

De acordo com o IFSP, a autorização de funcionamento do campus foi concedida em junho de 2022 e a licitação para construção foi homologada no final de 2023. No terreno de 30 mil m², doado pela prefeitura, serão ofertados cursos de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia e Infraestrutura. Os três eixos tecnológicos foram definidos com ampla participação da comunidade local, via realização de audiências e consultas públicas, além de uma análise profunda dos dados socioeconômicos e educacionais da região.

“Quando a gente investe em educação, ciência e tecnologia, o retorno é certeiro e incalculável”, avaliou Sâmia, que completou: “O Instituto Federal é um projeto que dá certo em qualquer cidade porque agrega pesquisa com desenvolvimento regional. Aqui, para Prudente e todo Oeste Paulista, sem dúvida, vai cumprir com esse papel, dando aos jovens a oportunidade de acesso ao melhor ensino possível e produzindo conhecimento para atender as necessidades da região, com geração de empregos e movimentando a economia”.

O reitor do IFSP, Silmário Batista, reforçou o potencial transformador dos Institutos e deu destaque às políticas de permanência que auxiliam os estudantes a concluírem os estudos. “A gente tem sistemas de cotas, bolsas, auxílio alimentação, auxílio transporte, uma série de benefícios que contribuem para que alunos estudantes possam permanecer no campus amparados”, afirmou.

O Ministério da Educação (MEC) autorizou que o campus do Instituto Federal em Presidente Prudente tenha 40 docentes e 26 técnicos administrativos, permitindo ingresso dos 800 alunos assim que as atividades forem iniciadas, com a expectativa de que a oferta de vagas, de cursos regulares e o quadro de funcionários sejam ampliados logo nos primeiros anos. Já estão garantidos R$ 11,5 milhões para a execução da obra, mas um novo aporte deve somar o total de R$ 20 milhões.

Sâmia explicou que a destinação das emendas parlamentares é fundamental para garantir que esses recursos do MEC sejam usados para a construção de novos campi, assim como para a compra de equipamentos e ampliação dos espaços existentes. “O nosso mandato é um dos parceiros da obra e, com o projeto de expansão dos Institutos Federais, a gente vai seguir com esse trabalho. Como prudentina, estou muito feliz em poder participar dessa iniciativa e desse marco na história da cidade”.

Investimento na Saúde

Na sequência, ainda em Prudente, Sâmia Bomfim atendeu ao convite do secretário de Saúde, Breno Casari, e visitou as obras do novo Espaço Saúde, localizado no Jardim Cambuy. A unidade destinada ao atendimento de atenção básica também contará com emendas individuais do mandato da parlamentar para concluir a estruturação.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão