Onde está Zinaba? Onde estão os militantes burquinenses sequestrados?
arton22335-c5ca3

Onde está Zinaba? Onde estão os militantes burquinenses sequestrados?

Há vários meses, os sequestros de figuras proeminentes que defendem a democracia, os direitos humanos fundamentais e a liberdade de expressão têm aumentado em Burkina Faso

CADTM Internacional 25 mar 2024, 09:58

Via CADTM

Ativistas da sociedade civil e opositores políticos de Burkina Faso têm sido sequestrados sem nenhum motivo oficial e sem que nenhuma informação seja fornecida sobre os locais e as condições de detenção.

Nosso companheiro e amigo Zinaba Rasmane, que estava encarregado de organizar o Balai Citoyen [Vassoura Cidadá], está entre os desaparecidos. Zinaba participava em muitas atividades com redes internacionais, como a ATTAC e a CADTM. Em 2013-2014, ele fez campanha contra o processo de «dinastia» que Blaise Compaoré queria iniciar com seu clã.

Outras figuras politicamente comprometidas foram sequestradas, incluindo Badjo Bassirou, ativista do Balai Citoyen e administrador de assuntos sociais da Direção Geral de Solidariedade Nacional e Assistência Humanitária, e o advogado Guy Hervé Kam, coordenador nacional do movimento SENS (Servir Et Non Se Servir [Prestar serviço e nao se beneficiar]), cuja libertação imediata foi ordenada pelo Tribunal Administrativo em 7 de março.

Harouna Louré, médico especializada em anestesia e terapia intensiva que co-fundou o movimento «Les Révoltés» [O Revoltados] em 2021, Ablassé Ouédraogo, ex-ministro das Relações Exteriores, e Daouda Diallo, fundador e secretário-geral do Coletivo contra a Impunidade e a Estigmatização das Comunidades em Burkina Faso (CISC), vencedor do Prêmio Martin Ennals de 2022 para Defensores de Direitos Humanos, foram libertados em 8 de março após 3 meses de detenção.

Diante dessa situação extremamente preocupante, condenamos veementemente essas prisões arbitrárias. Apelamos à solidariedade internacional em apoio às pessoas injustamente sequestradas e à sua libertação imediata.

Como PARTICIPAR? 3 ações – 5 minutos

1.Assine este apelo aqui

2. Participe das redes sociais. Publique sua foto num A4 com o seguinte texto: Onde está Zinaba? Onde estão os ativistas sequestrados de Burkina Faso? Sem esquecer as hashtag: #OuEstZinaba #Burkina
Repasse, compartilhe e curta

3. Participe do álbum colaborativo da campanha, publique sua foto.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão