Nova aliança pode mudar a política porto-riquenha
WhatsApp-Image-2024-03-23-at-13.53.13

Nova aliança pode mudar a política porto-riquenha

O Movimento Vitória Cidadã e o Partido Independentista Porto-riquenho estão formando uma coalizão para mudar radicalmente a política porto-riquenha

Ed Morales e Rafael Bernabé 24 mar 2024, 07:50

Foto: Bernat Tort

Via Jacobin

Publicamos esta entrevista com o senador porto-riquenho Rafael Bernabé em meio ao ataque democrático que seu partido (MVC) sofre hoje no judiciário do país, que impediu cinco candidaturas para as próximas eleições, inclusive a dele. O apoio contra esse ataque pode ser feito assinando esta petição. (N.E. da Revista Movimento)

Porto Rico é um território dos Estados Unidos desde a Guerra Hispano-Americana de 1898. Até 1948, a ilha tinha apenas governadores nomeados pelos EUA e, em 1952, o Congresso aprovou uma resolução conjunta que aprovou sua primeira constituição, que previa autonomia limitada. Ela se tornaria uma “comunidade”, mas a ilha permaneceu como um território não incorporado, sem soberania e sem todos os direitos concedidos aos cidadãos dos EUA, embora os residentes de Porto Rico tenham recebido a cidadania em 1917.

Desde então, a política da ilha tem girado em torno de três partidos políticos cujas plataformas se concentram em seu status político: o Partido Popular Democrático (PDP), que defende a política de um Estado Livre Associado (ELA), o Novo Partido Progressista (NP), que defende a anexação aos Estados Unidos como um estado federado, e o Partido Independentista Porto-Riquenho (PIP), que defende a soberania. A partir da década de 1930, uma série de revoltas das forças nacionalistas foi reprimida pelas agências norte-americanas (especialmente o FBI, que mantinha extensos arquivos sobre suspeitos de “subversão”), minimizando a base de eleitores do Partido Independentista e criando um duopólio de dois partidos, o PPD e o PNP.

Na década de 2010, a combinação da imposição pelo Congresso de um Conselho de Supervisão e Gestão Financeira (FOMB, na sigla em inglês) para reestruturar a dívida de US$ 72 bilhões de Porto Rico e o desastre natural devastador do furacão Maria teve o efeito de abalar a fé dos residentes da ilha no duopólio bipartidário.

O FOMB deixou claro que o governo local não estava no comando das finanças da ilha, neutralizando a ilusória autonomia do Estado Livre Associado e a resposta ruim da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA, na sigla em inglês) ao furacão Maria fez com que os porto-riquenhos duvidassem do partido pró-anexação.

Como resultado, um novo elemento, possivelmente revolucionário, estará presente nas eleições de novembro em Porto Rico. O recém-formado Movimento para a Vitória Cidadã (MVC) e o PIP formarão uma coalizão (chamada Aliança de Pais) para reunir seu crescente eleitorado em uma tentativa de corroer ainda mais, se não destruir, o atual sistema bipartidário formado pelo PNP e pelo PPD. No início deste ano, visitei Porto Rico e pude conversar com Rafael Bernabé, do MVC, que foi eleito senador geral em 2020, para dialogar com ele sobre a nova aliança. A seguir, uma versão editada de nossa conversa.


Formando a aliança

Ed Morales: A deterioração da economia de Porto Rico e a imposição do Conselho de Controle Fiscal levaram o povo de Porto Rico a perder a fé na política eleitoral tradicional. Quais são as condições que levaram à formação da aliança MVC e PIP?

Rafael Bernabé: Com o que aconteceu nos últimos 15 anos em Porto Rico, não é difícil encontrar o motivo. A economia de Porto Rico entrou em uma profunda depressão em 2005. Se você observar os números, a economia tem estado basicamente em depressão. Estamos em estagnação econômica há 15 anos. Quase 200.000 empregos desapareceram. Milhares de pessoas tiveram que deixar a ilha porque não conseguiam encontrar trabalho. Elas não conseguem viver aqui. Ao mesmo tempo, temos inúmeros casos de corrupção no governo. O resultado dessa crise, que as pessoas sentem profundamente, juntamente com o fato de que os dois partidos tradicionais não conseguiram oferecer alternativas para essa crise – e, além disso, são máquinas cada vez mais corruptas – levou a um declínio acentuado no apoio a esses dois partidos.

Esses dois partidos costumavam ter 97% do eleitorado. O PIP costumava ter 3% e eles o restante. Isso caiu para cerca de 63% na última eleição. O PNP obteve 33% e o PPD, 31%. Esses dois partidos entraram em colapso nos últimos 10 anos. O governador [deposto] Ricardo Rosselló ganhou o cargo de governador com 42% dos votos, o que por si só foi baixo e, além disso, ele não pôde nem concorrer ao cargo novamente porque a indignação com seu governo foi tão grande que a população se mobilizou e o derrubou. Foi a coisa mais próxima de uma revolução que tivemos em Porto Rico. Na eleição que se seguiu, o PIP aumentou de 3 para 14%. O MVC, em sua primeira participação eleitoral, obteve 14%, o que é um indicador da abertura a novas alternativas por parte do eleitorado. Portanto, o desenvolvimento eleitoral do PIP e do MVC é o resultado desse processo, que incluiu a derrubada de Ricky Rosselló. Muitas das pessoas que estavam nas ruas protestando também estavam buscando novas alternativas.


Houve alguma inspiração para esse tipo de aliança que ocorreu nas democracias multipartidárias da Europa e da América Latina?

No Uruguai, há a Frente Ampla, que inclui muitos partidos de esquerda, que governou por muito tempo. Alguns de nós podem não concordar exatamente com as políticas ou as linhas adotadas pela Frente Ampla, mas a noção de uma aliança de partidos de esquerda é uma inspiração. E sabemos que as alianças de partidos de esquerda são bastante comuns, foram experimentadas e testadas em muitos lugares do mundo.

Na última vez que conversamos, há cerca de um ano, o senhor falou sobre as estratégias legais para formalizar uma aliança oficial. Essas estratégias já foram esgotadas?

Bem, a situação é a seguinte: até 2011, esse tipo de aliança nas eleições gerais era legal. No passado, era uma coisa muito comum que acontecia, por exemplo, em Nova York, você podia ter um candidato em várias colunas de diferentes partidos políticos. Voltando à década de 1930, em Porto Rico, havia uma aliança entre o Partido Socialista e o Partido Republicano chamada Coalizão. Alianças ou coalizões como essa foram proibidas em Porto Rico em 2011, quando o código eleitoral foi reescrito, proibindo o mesmo candidato de aparecer em várias colunas de vários partidos. Após as eleições de 2020, o PIP e o MVC estavam interessados em formar uma coalizão. Dessa forma, sabíamos que teríamos que lidar com essa proibição.

O primeiro ponto de ataque foi tentar aprovar uma legislação para alterar a lei eleitoral de volta ao que ela dizia em 2011. Entretanto, o PNP e o PPD não estão interessados em facilitar uma aliança. É por isso que eles estão bloqueando qualquer tentativa de alterar a lei para facilitar uma aliança.

O segundo ponto de ataque foi contestar a lei nos tribunais. Argumentamos que a proibição de alianças viola o direito à liberdade de associação e à liberdade de expressão. Que não há motivo para o Estado proibir uma aliança entre dois partidos que participam do processo eleitoral. Os tribunais decidiram contra nós. Em uma decisão absurda, o tribunal decidiu que temos o direito de nos associar, mas que esse direito pode ser limitado se houver motivo suficiente para isso. O tribunal argumentou que havia razão suficiente porque permitir que um candidato apareça em mais de uma coluna de votação pode criar confusão e se presta à manipulação do eleitorado.

Em outras palavras, o que eles estão dizendo é que o eleitorado de Porto Rico é muito grosseiro para entender um processo que ocorre em qualquer outro lugar. Recorremos e o tribunal de apelação manteve a decisão. Restou-nos a única opção de contornar a lei eleitoral.

No discurso explicativo de Manuel Natal Albelo [líder do MVC e ex-representante porto-riquenho] na Assembleia do MVC em dezembro passado, ele se referiu a um acordo de “não concorrência” e à concorrência fraterna. Você pode descrever o que é isso?

Não podemos criar uma aliança oficial, mas podemos fazer um acordo que crie uma aliança de fato. O melhor exemplo é a disputa pela prefeitura de San Juan. Nesse caso, temos um candidato e o PIP não indica um candidato. Fazemos uma convocação conjunta para votar em Manuel Natal. A mesma coisa acontece em Caguas, onde não temos um candidato e estamos pedindo que as pessoas votem no candidato do PIP.

É um pouco mais problemático com as candidaturas nacionais. Nesse caso, concordamos que o candidato da aliança é Juan Dalmau, mas a lei nos obriga a ter um candidato do MVC. Javier Córdova é o candidato do MVC a governador, mas ele pede ao eleitorado que vote em Dalmau como candidato da aliança. Há outros casos em que, por qualquer motivo, não conseguimos chegar a um acordo. Há municípios em que o PIP e o MVC terão candidatos concorrentes. A ideia é que essa competição não seja negativa. Deve ser uma competição fraterna; permitimos que as pessoas votem no candidato que quiserem.

Vejo na imprensa local o termo “candidatos de água”, referindo-se a candidatos que não pedem votos, usado de forma pejorativa. O que isso significa?

Esse é um termo tradicionalmente usado para candidatos que se colocam na cédula porque querem que alguém preencha o espaço. Mas, nesse caso, ele não é realmente um candidato de água porque Cordova está cumprindo uma função. Preferimos chamá-lo de candidato porta-voz, um candidato que transmite a mensagem da Aliança. Temos várias pessoas concorrendo ao cargo de comissário residente, mas é quase certo que será Ana Irma Rivera Lassen, minha colega senadora. O PIP tem alguém que é seu candidato a comissário residente, mas esse candidato está apoiando o voto em Ana.

O outro elemento da aliança é que Porto Rico tem oito distritos senatoriais. Cada um deles elege dois senadores. Portanto, há 16 senadores eleitos em toda a ilha e em cada distrito senatorial, e o eleitor pode votar em dois candidatos. Se você mora em Arecibo, pode votar em dois candidatos a senador e assim por diante. Em cada um desses oito distritos, o PIP e o MVC estão concorrendo com um candidato cada, portanto, a eleição está dividida ao meio. Se você mora em San Juan, pode votar no candidato do PIP e no candidato do MVC. Em vez de termos dois candidatos para o PIP e dois candidatos para o MVC, temos um e um. Assim, as pessoas votam em um para o MVC e outro para o PIP. E é basicamente assim que é organizado.

Mas ainda assim é uma vitória para você se um dos dois candidatos vencer.

Sim, é claro que é. Achamos que temos uma boa chance de vencer em alguns municípios. E há outros municípios em que ambos os partidos são relativamente fracos. Portanto, ambos temos candidatos e as chances são de que nenhum de nós ganhe. O fato de termos dois candidatos não nos impede de vencer em municípios onde, de outra forma, venceríamos. E nas disputas mais importantes, concordamos em apoiar um dos candidatos, um do PIP ou do MVC.

Possível vitória

Então, o objetivo é aumentar a conscientização de que o sistema bipartidário não funciona e que cada vez mais pessoas estão insatisfeitas todos os dias.

Isso foi visto claramente no caso de Natal: se você seguir os resultados oficiais, ele perdeu a eleição para prefeito de San Juan por cerca de 2.000 votos. Ele esteve a ponto de ganhar. E muitos de nós pensamos que ele venceu. Isso foi roubado dele.

Com base em que o senhor diz que foi roubado?

Porque houve muitas irregularidades, especialmente em relação aos votos por correspondência e às cédulas por correspondência. Houve muitos problemas com isso, e nós relatamos na época, e isso foi objeto de muita discussão depois. Mas, de qualquer forma, digamos que ele tenha perdido por 3.000 votos. Se ele tivesse obtido os votos que o candidato do PIP obteve, ele teria vencido. Portanto, ele tem uma boa chance de ganhar a maioria na capital, e isso seria muito importante.

Nas eleições de 2020, o candidato do MVC a governador obteve 14% dos votos. Dalmau, o candidato do PIP, teve 14% dos votos. Entre os dois, eles obtiveram 28% dos votos. Pierluisi venceu a eleição para governador com 33% dos votos. Portanto, mais uma vez, isso está ao alcance. Se Dalmau obtiver mais votos do que esses dois partidos juntos obtiveram na última eleição, o que ele pode muito bem fazer, ele pode se tornar o próximo governador.

Não é fácil. Não posso nem dizer que seja provável, mas é muito possível. Há também candidatos distritais para a legislatura que têm uma boa chance de serem eleitos. Eva Prados foi nossa candidata na última eleição, perdeu por uma margem muito pequena e agora está concorrendo como candidata da Aliança. Ela tem uma boa chance de ser eleita. Rosa Segui, que trabalhou comigo aqui, foi candidata ao Senado. Ela se saiu muito bem e agora está concorrendo como parte da Aliança e também tem boas chances de ser eleita. Portanto, será uma disputa muito acirrada e interessante. Não é como no passado, quando a esquerda e as forças progressistas estavam concorrendo apenas para levar uma mensagem e educar as pessoas sobre determinadas ideias e aumentar a conscientização. Desta vez, temos uma chance real de vencer muitas eleições importantes.

E como você atuaria na legislatura? Da última vez que conversamos, você disse que alguns elementos da Aliança já estavam atuando no legislativo, não foi?

Nos últimos três anos de trabalho legislativo aqui na capital, o PIP, nós e um senador independente, Vargas Vidot, colaboramos. Portanto, o PIP, Vargas Vidot e nós, na maioria das vezes, concordamos em quase tudo, em todas as questões, e trabalhamos juntos. Votamos da mesma forma e assim por diante. Portanto, já estamos praticando a aliança em termos do que fazemos aqui na capital. Agora estamos tentando fazer isso de forma mais ampla.

O que você acha do PIP? O partido tem se concentrado não apenas na questão do status nacional, mas em uma posição progressista de esquerda, e também suponho a ideia de que a independência seria uma oportunidade para mais esquerdismo e progressismo.

Há muito tempo, o movimento pela independência não se limita ao objetivo de tornar Porto Rico independente. Ele está muito envolvido em todos os tipos de lutas sociais, no movimento operário, no movimento ambiental, no movimento estudantil, no movimento de mulheres, no movimento LGBTQ e assim por diante. Portanto, a maior parte do movimento de independência está ativamente envolvida em todas essas lutas. O MVC tem a particularidade de contar com muitas pessoas pró-independência, mas nem todo mundo é pró-independência. Incluímos pessoas que não são pró-independência, mas a maioria das pessoas do MVC também está ativa em todos os tipos de outras lutas sociais. A agenda de ambos os movimentos inclui a questão colonial e a questão do status, e a necessidade de determinar como vamos definir ou redefinir a relação entre Porto Rico e os Estados Unidos, mas também inclui todos os tipos de outras questões, como a luta contra a privatização e a defesa do meio ambiente

Uma indicação da importância dessa possibilidade de alianças é o fato de que, em março passado, muitos membros importantes do setor empresarial porto-riquenho organizaram um super PAC chamado Democracy is Prosperity (Democracia é Prosperidade) para arrecadar fundos para intervir nas eleições. O motivo oficial desse super PAC é combater o que eles consideram uma ameaça das forças que querem limitar a livre iniciativa em Porto Rico. Eles têm muito medo da Aliança porque sabem que apresentamos uma legislação para aumentar o salário mínimo, eliminar o salário abaixo do mínimo para trabalhadores que recebem gorjetas em Porto Rico e restaurar muitos direitos trabalhistas que foram eliminados em 2017, quando aprovaram essa lei de reforma trabalhista.

Se a Aliança vencer ou obtiver muitos votos, uma importante legislação social e trabalhista será aprovada, e eles querem impedir isso. Até recentemente, esses setores empresariais se contentavam em contar com o PDP e o NPP para defender seus interesses. Eles têm toda essa campanha contra a Aliança, dizendo que é uma aliança socialista. A esquerda existe em Porto Rico há muito tempo e eles não se sentiam tão ameaçados, mas agora se sentem.

Construindo uma plataforma

A ideia de atacar a corrupção parece ser a principal mensagem que ouço na mídia. Mas usam isso muito para chamar a atenção das pessoas e depois também falar de coisas, como a descolonização?

A aliança como um todo e a CVM em particular têm interesses variados. Dependendo de com quem você falar, verá uma ênfase diferente. É necessário combater a corrupção e ter pessoas honestas em cargos governamentais. Mas se você conversar com Anna Irma Rivera Lassen, essa não é sua principal questão. Ela fala muito sobre os direitos das mulheres, os direitos reprodutivos, a luta contra o racismo, a luta contra a transfobia e a homofobia, e assim por diante. Eu costumo dar mais ênfase a questões trabalhistas, direitos trabalhistas e direitos sindicais, etc., etc., etc. E Mariana Nogales, que é representante na Câmara, enfatiza as questões ambientais. O MVC e o PIP apoiaram medidas que protegem a Universidade de Porto Rico, defendendo a educação pública de projetos de privatização. Eu diria que a corrupção é um problema, mas de forma alguma nossa campanha se resume à questão da corrupção.

Geralmente, a narrativa anticorrupção vem das autoridades federais, que realizam as investigações.

Acho que há o elemento de que eles não querem que seu dinheiro seja roubado. Os EUA enviam milhões de dólares para Porto Rico. Portanto, há um problema nisso. Entendo que se eles vão enviar dinheiro, ele deve ser usado para determinadas coisas. Há um problema se você tolera a violação da lei, e também é verdade que muitas pessoas os veem com bons olhos, já que os órgãos do governo porto-riquenho não estão à altura do que deveriam estar fazendo em relação a essas coisas. Muitas das investigações realizadas por agências federais poderiam ter sido realizadas por agências porto-riquenhas, mas não foram.

Você disse que o grau de esquerdismo e progressismo entre os dois partidos é muito semelhante. Ou seja, um partido não é necessariamente mais socialista ou mais a favor dos direitos dos trabalhadores do que o outro.

Eu diria que nenhum dos partidos é socialista. Ambos são a favor da classe trabalhadora, a favor dos direitos das mulheres, a favor dos direitos LGBTQ. Ambos defendem que os serviços públicos devem ser essenciais, os serviços devem ser de propriedade pública, e a garantia que inclui eletricidade, água, educação, saúde, ambos os partidos apoiam a criação de um sistema público de saúde. Esses são claramente partidos de esquerda, partidos progressistas, qualquer que seja o termo que você queira usar.

Há pessoas na CVM que são socialistas, inclusive eu, e todo mundo sabe que somos socialistas e isso não é segredo, mas há muitas pessoas que não são socialistas. E concordamos em lutar por certas reformas imediatas e coisas que os trabalhadores precisam, que precisamos defender o meio ambiente, que precisamos defender os direitos das mulheres, e assim por diante. Como socialista, quando tenho a oportunidade e a ocasião, explico por que sou contra o capitalismo. Acredito que, no final das contas, temos de abolir o capitalismo para resolver nossos problemas fundamentais. Mas sempre deixo claro que falo por mim mesmo. O MVC como tal não é um movimento socialista. Ele inclui pessoas que são socialistas e pessoas que não são socialistas. Se você observar o programa desses dois partidos, eles são muito semelhantes.

Então, você terá duas plataformas, uma de cada partido, ou apenas uma?

A ideia é que ambos os partidos mantenham seus programas individuais. Isso é bom. E então teremos uma espécie de programa básico da Aliança, e a forma como ele está sendo planejado no momento é um documento relativamente curto, com 10, 15 pontos, pontos básicos. Tenho certeza de que ele incluirá a criação de um sistema de seguro de saúde do tipo pagador único e eliminará esse sistema que temos agora. Tenho certeza de que incluirá algum tipo de mecanismo para tentar resolver a questão do status. Incluirá a defesa da autonomia e das finanças da Universidade de Porto Rico. A defesa dos direitos trabalhistas e a restauração dos direitos trabalhistas também. O programa PIP tem 200 páginas, e o programa MVC tem cerca de 150 páginas. Teremos um documento muito mais curto que consolida e destaca ou enfatiza as questões que, em nossa opinião, devem estar no centro da campanha da aliança.

Há uma questão teórica sobre a qual eu gostaria de saber se você poderia falar: há muita discussão atualmente nos Estados Unidos sobre esse conflito entre pessoas que são a favor da política de classe e pessoas que estão envolvidas em políticas de identidade. Existe essa ideia de que apoiar a luta de classes é, de alguma forma, mutuamente exclusivo da política de identidade, que foi cooptada pelo neoliberalismo. Esse conflito existe em Porto Rico?

Não, na verdade não. De modo algum.

Você disse que está interessado em questões de classe e que é anticapitalista. Você acha que está entre os mais à esquerda do MVC?

Sou o mais à esquerda, certo? Não há ninguém à minha esquerda. Há um grande abismo. Não tem nada (risos). Se você for para a esquerda de mim, você está morto. Mas não consigo pensar em ninguém que veja essas diferentes questões como contraditórias ou antagônicas. Você pode encontrar pessoas que digam: Estou interessado na luta LGBTQ, mas não é que os ativistas LGBTQ sejam contra as lutas dos trabalhadores. Eu diria que a maioria das pessoas da esquerda porto-riquenha vê essas lutas como complementares. E a maioria das pessoas que conheço na esquerda iria a uma marcha em defesa do meio ambiente e, em outro dia, iria a uma parada do orgulho gay, e no dia seguinte iria a alguma mobilização trabalhista. Eu diria que algumas pessoas dão mais ênfase a uma coisa do que a outra. Acho que isso é inevitável. Mas não, eu diria que não há um debate tão acirrado entre as diferentes abordagens. A maioria das pessoas mistura essas coisas.

Nos Estados Unidos, o discurso sobre “descolonização” pode ficar preso em uma estrutura teórica, mas aqui você vive literalmente em uma colônia, e a descolonização é uma questão imediata e tangível. Agora, há uma dinâmica com o Partido Democrata em que a maioria dos eleitores democratas pede um cessar-fogo na Palestina, mas o próprio partido, que obteve forte apoio dos eleitores negros, apoia Biden apesar de sua cumplicidade. Em seguida, um grupo nacional de pastores negros se manifestou em apoio ao cessar-fogo, destacando essa contradição.

A esquerda aqui é formada principalmente por pessoas ativas em diferentes lutas. Há um elemento disso, mas não é uma esquerda acadêmica, digamos assim. E não quero dizer acadêmica no mau sentido. Eu sou acadêmico, trabalho na universidade, mas as pessoas que são ativas na esquerda são ativas nos movimentos. Há pessoas na universidade teorizando coisas, mas elas não são realmente parte da esquerda. Há pouco tempo, houve uma passeata aqui em apoio à Palestina e denunciando o genocídio. Deve ter havido umas mil pessoas ou algo assim. Mas a maioria das pessoas que estavam lá naquela passeata eram basicamente as mesmas pessoas das mobilizações dos trabalhadores, das mobilizações ambientais ou das mobilizações pelos direitos das mulheres.

Eu cobri um pouco dos protestos da Universidade de Porto Rico em 2010 e vi que eles tinham assembleias e uma noção de horizontalismo. As assembleias por meio das quais o MVC funciona parecem ecoar esse tipo de processo organizacional e partidário.

O MVC tem um elemento muito forte de promoção da participação, do debate, da discussão e da abertura. Se você notar, nossas assembleias não são apenas abertas a todos, qualquer pessoa pode falar, tudo é colocado em votação. Tudo é transmitido pela mídia social, portanto, não há nenhuma tomada de decisão secreta ou algo do gênero. Decidimos em uma assembleia aberta em que debatemos os dois candidatos a senador de Porto Rico em geral, e acabamos de concluir o processo de registro para as pessoas que querem concorrer ao cargo. Eu sou um dos candidatos. Portanto, quem será o candidato não é decidido pela liderança do movimento. Isso será decidido por muitas pessoas. Há muita cultura de participação, debate e discussão.

Da base.

Claro, da base, com certeza.

Vi no Claridad que o Movimiento Independentista Nacional Hostosiano (MINH), que tem raízes no antigo Partido Socialista de Porto Rico, expressou seu desejo de cooperar com a Aliança. Existem mais partidos assim?

Sim, o MINH aprovou oficialmente o apoio à aliança. E há alguns membros do MINH se apresentam como candidatos do MVC dentro da lista do MVC. Eles estão se apresentando como candidatos. E há outros grupos de esquerda que também já estão apoiando ou provavelmente apoiarão o voto na aliança, eu não ficaria surpreso.

E quanto aos sindicatos?

No caso do MVC, tivemos muito apoio. Uma das organizações fundadoras do MVC é o Sindicato dos Trabalhadores de Porto Rico, que é o órgão porto-riquenho do SEIU. E o representante porto-riquenho, o SPT, teve um longo processo de discussão e debate interno no qual, oficialmente, por meio de várias assembléias, determinou que não queria mais apoiar os candidatos dos antigos partidos tradicionais. E que queriam se comprometer com a construção de um novo partido político, capaz de defender os interesses do movimento operário. Mas também estabelecemos vínculos com líderes sindicais e ativistas operários de muitos outros sindicatos, e muitos deles são muito simpáticos à Aliança.

Só mais uma pergunta. Você vai incluir a convenção constitucional como parte de sua plataforma. Acho que vi em algum lugar uma citação sua dizendo: “Não podemos ficar esperando que Washington faça isso acontecer”. Qual é a prioridade para a convenção constitucional?

Normalmente, na política porto-riquenha, as pessoas são ensinadas e informadas de que temos de esperar que os Estados Unidos e o Congresso tomem medidas para resolver essa questão de status. Como argumentei, muitas vezes, eles querem que sejamos espectadores no processo de determinar qual será o nosso futuro. Apenas observamos para ver o que o Congresso faz, o que não faz, se este ou aquele congressista está disposto a apoiar algo ou não, se um comitê age ou não age.

Mas o processo de autodeterminação não virá de lá, ele deve começar conosco. Devemos tomar medidas para iniciar o processo de autodeterminação e, de alguma forma, notificar o Congresso dos Estados Unidos de que nós, o povo porto-riquenho, nos organizamos para resolver esse problema o mais urgentemente possível. A maneira de fazer isso é convocar uma Assembleia Constitucional de Status, o que significa que o povo vota e elege delegados para essa assembleia. Esses delegados serão eleitos com base no status que representam. Haverá alguns que apoiarão o status de estado. Alguns apoiarão a independência. Haverá alguns que apoiarão a livre associação. O povo votará em quem quiser; se o povo eleger uma maioria de estado, pronto. Maioria de independência, tanto faz. E essa assembleia, então, como representante da vontade do povo porto-riquenho, terá a tarefa de entrar em contato com o Congresso dos Estados Unidos e dizer a eles, bem, aqui estamos.

Temos que descobrir como vamos descolonizar Porto Rico. O projeto de lei que Nydia Velasquez e Ocasio Cortez apresentaram há vários anos foi provavelmente o melhor, porque dizia que o Congresso dos EUA reconhecia que Porto Rico estava em um status colonial. O projeto de lei era bom, mas morreu. Portanto, nossa posição é que precisamos agir o mais rápido possível para resolver esse problema. E a primeira ação que poderíamos tomar é eleger esta assembleia como representante do povo porto-riquenho para dar início ao processo.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão