Politizar o mal-estar
1854200_2000-1-1024x566-1

Politizar o mal-estar

As gerações anteriores foram criadas na repressão – e nós, sob a lógica do sempre-mais do sistema. Corpo e mente tornam-se zonas de sacrifício do capital. Remédios não aliviarão a dor: é preciso resgatar o desejo. E sempre ler Marx com Freud

Amador Fernández-Savater 18 mar 2024, 10:37

Foto: Ulisses Ruiz/AFP

Via Outras Palavras

A verdadeira catástrofe é que tudo permanece igual.
(Valter Benjamim)

Uma menina salta no vazio do décimo segundo andar da Faculdade de Geografia e História da Universidade Complutense de Madrid. O reitor decide continuar as aulas como se nada tivesse acontecido, supostamente aconselhado por uma equipe de psicólogos. Eles dissertam e tomam notas enquanto o corpo da menina é levadoSeus colegas e demais alunos protestam, conseguindo interromper o silêncio.

Quem pensa que o melhor, quando algo assim acontece, é reproduzir a normalidade e não falar? Negar a palavra, o intercâmbio de palavras, é justamente a única coisa que pode curar algo, como sabemos desde Freud. Aquela menina decidiu tirar a vida logo pela manhã no local onde estudava, por acaso não há a se pensar sobre isso? Continuar igual é não responder de forma alguma ao seu gesto. Não acolher-lha de nenhuma forma. Reduzi-la a nada pela segunda vez.

Estive na Faculdade de Geografia e História durante muitos anos como estudante, mas não me lembro de nada parecido. Os tempos mudaram muito desde então, de forma rápida e imperceptível. A pressão neoliberal em torno do desempenho transformou profundamente as nossas sociedades. Adolescentes e jovens hoje falam de sintomas, medicamentos e terapias com total desenvoltura, assim como em outros tempos falávamos de maconha, motos e bebidas.

A normalidade não é um refúgio que deva ser protegido, mas sim o ninho da cobra. Algo que precisa ser questionado e pensado radicalmente. Infelizmente, a “negação” de tudo o que é disruptivo, de sinais de danos psicológicos, sociais ou ambientais, não é apenas um atributo da extrema direita, mas é transversal a todas as ideologias políticas. Uma questão de sensibilidade, não de ideias.

Aprenderemos a ver e ler esses sinais? A parar o maldito “não é nada, não” da normalidade mortífera para pensarmos juntos e assumirmos o controle?

Economia política da agitação

Precisamos mudar o mundo, não ser medicados para suportá-lo.
(Grafite)

Os chamados problemas de saúde mental ultrapassaram a barreira do som com a pandemia e passaram a ser publicamente audíveis na sociedade. Durante muitos anos, diferentes autores, grupos e movimentos pensaram na extensão do desconforto psíquico e anímico paralelo à transformação neoliberal do mundo, soando assim o alarme. Agora foi criado um novo cargo no Ministério da Saúde, o de Secretário de Saúde Mental, com o objetivo de “reduzir o sofrimento na sociedade”.

As declarações de Belén González, a primeira secretária, impressionam. Pelo que aponta e por sua análise. Onde só se veem problemas de saúde mental, ela nos convida a pensar numa questão política e social. É uma mudança decisiva de olhar. O que é rotulado como desconforto psicológico está relacionado a precarização da moradia e do trabalho, dos vínculos e dos afetos, da própria existência.

O vínculo com o outro é frágil ou rompido, as comunidades de vizinhança ou de trabalho quase não existem. Sem comunidade a quem recorrer, se vai ao médico. O mal-estar fala a linguagem da saúde mental porque é a única forma legítima de se expressar, de obter uma licença médica, de ser ouvido e levado em consideração. Mas o que se apresenta como um caso de estresse ou ansiedade tem muito a ver com um chefe filho da puta ou com o trabalho diário em um porão sombrio.

O problema é que a linguagem médica individualiza e despolitiza o que é comum e coletivo. Tenta resolver através do diagnóstico e da medicação o que exigiria uma transformação social das estruturas sociais. Bloqueia a escuta singular ao mal-estar (e ao tratamento específico) por meio de categorias e soluções a priori.

O desconforto não é algo que deva ser “curado” às pressas e a todo custo, mas antes de tudo interrogado. Não se trata simplesmente de contê-lo ou aliviá-lo, mas de ouvi-lo e acompanhá-lo. Porque o desconforto fala, fala com a gente, está nos falando da necessidade de mudar as condições de vida. É o sinal de que algo não vai bem na organização da vida coletiva.

“Não é depressão, mas deserção”, diz Franco Berardi (Bifo). O que é classificado como problema de saúde mental é um protesto silencioso contra o estado das coisas. Não estamos deprimidos, mas em greve. Um novo tipo greve, a existencial, a humana, que ainda não encontrou a sua forma política, o seu modo de ser partilhada.

A medicalização da sociedade terapêutica bloqueia a questão. Bloqueia o pensamento. Bloqueia a ação. É um “como se nada tivesse acontecendo” das autoridades universitárias em relação ao caso de suicídio, mas com linguagem diferente.

Economia libidinal do desconforto

O que temos para curar? Não sei exatamente, mas pelo menos isso
em primeiro lugar: a doença de querer curar.
(Jean-François Lyotard)

As abordagens de Belén González, que são retomadas por outros como aquelas que Guillermo Rendueles expõe há décadas, parecem-me impecáveis em termos de “economia política”: a precariedade, a exploração e a resultante atomização social como causas objetivas do sofrimento.

Proponho agora complementar esta abordagem com uma análise “na economia libidinal”. O que significa isto? Pensar a dimensão desejante, psíquica e anímica da nossa sociedade. Perguntar-nos sobre a relação entre capitalismo e desejo. As causas subjetivas do desconforto.

Como as coisas aparecem, como experimentamos a vida, o que nos faz vibrar? O desconforto também tem a ver com a relação com o mundo. Com a internalização da lógica de desempenho e competitividade. Não somos apenas vítimas passivas ou inocentes da vida de mercado, mas também os seus agentes ativos e, inclusive, entusiastas.

Hoje o mandato da produtividade passa para dentro. Dentro do quê? De nós mesmos. Cada um reproduz o sistema que nos prejudica tomando-se como capital humano a ser gerido: capital-corpo, capital-erótico, capital-imagem, capital-visibilidade, capital-relacionamento, capital-contato, capital-projeto, capital-ideias. capital-saúde e capital-capacidades.

A pressão por desempenho e competição nos faz vibrar. A demanda por hipercomunicação e hiperexpressividade encontra eco em nós. O mandato de produtividade é apoiado pelos nossos ideais de perfeição e controle, em nossos ideias de eu. É por isso que também existem pessoas com bons salários que sofrem psicológica e animicamente, como analisa David Graeber em seu Trabalho de Merda.

O movimento do capital, tal como analisa Marx, busca sempre a expansãosempre mais produtividade, desempenho e competitividade, independentemente do bem-estar, da satisfação e da felicidade dos sujeitos. Nesta lógica autônoma, os territórios, os recursos e as populações surgem como imensas zonas de sacrifício. Zonas a serem devastadas e consumidas para a grande glória do insaciável imperativo do lucro.

Nós mesmos, quando nos identificamos intimamente com o capital, também obedecemos a essa lógica do sempre mais. E o nosso próprio corpo aparece então como uma zona de sacrifício. Sacrifício de vínculos e afetos, de satisfação e felicidade, de descanso e descanso na busca insensata do lucro, da exigência e da autoexigência, da culpa e da dívida.

Nossos pais e avós sacrificaram os seus corpos através de repressão disciplinadora e autoritária. Hoje fazemos isso através da mobilização total, otimização e maximização, da gestão empresarial de si mesmo e da marca pessoal. Uma renúncia ao corpo – às suas próprias inclinações, ritmos e altos e baixos – não mais através da repressão e negação, mas através da aceleração e do autoaperfeiçoamento permanente. O ginásio envidraçado como novo altar público da lógica sacrificial.

É ridículo considerar a nossa sociedade como “hedonista” quando se ignora totalmente o prazer como uma gratificação e recompensa que se basta em si mesma. O consumo – único gozo conhecido – é a compensação de uma vida amputada, sem projeto ou sentido próprio, sujeita ao desejo do Outro, ao imperativo do desempenho e da competitividade. Uma compensação que, como bem sabemos por experiência, não acalma, não apazígua nem sacia nada. A insatisfação é estrutural. Um poço sem fundo.

Politizar a agitação

Para acabar com o massacre do corpo
(Félix Guattari)

Como desatar o nó da produtividade? Como deixamos de nos identificar e de vibrar com os imperativos do sempre-mais? Como sair da lógica do sacrifício?

Desatar o nó da produtividade depende da melhoria das condições objectivas: salários e renda, condições e espaços de trabalho, tempo e recursos. Mas também depende de uma mutação do desejo. Primeiro um desapego do mandato do desempenho, depois a inauguração de uma outra relação com o mundo, uma nova experiência de vida.

Teríamos que pensar novamente em Marx com Freud, Freud com Marx, e retomar o diálogo entre política e psicanálise. Sem Marx, sem críticas à economia política e às lutas sociais, a psicanálise torna-se adaptativa: a minimização dos danos através da aprendizagem pessoal de uma outra relação com o mundo. Sem Freud, sem a crítica à economia libidinal e às lutas do desejo, a política acaba por prescindir dos sujeitos e regressar ao ponto de partida, incapaz de uma mudança qualitativa.

Politizar o mal-estar é uma bela consigna, mas um caminho difícil. O mal-estar é íntimo e comum. A pressão pelo desempenho está inscrita em cada corpo de forma diferente, dependendo da sua história particular, da sua biografia psíquica, das suas feridas e cicatrizes pessoais. A “classe” dos sintomáticos nunca existirá como um bloco homogêneo e identitário, apenas como uma teia complexa de corpos e vozes singulares. Uma conversa entre diferentes, uma configuração de únicos, uma banda de solistas.

Freud chamou de “sublimação” o saber-fazer com os mal-estares íntimos. Em vez de padecer isoladamente, ser capaz de criar algo comum e compartilhado a partir disso (uma obra de arte, por exemplo). Mas ele se equivocou ao atribuir essa faculdade apenas a alguns artistas brilhantes. Qualquer pessoa pode, e também em coletivo. É possível pensar a politização do mal-estar como um trabalho de sublimação ao mesmo tempo íntimo e comum: sair do sofrimento individual, encontrar e elaborar o desconforto como energia de transformação.

Politizar o mal-estar começa com uma pergunta: o que está acontecendo (com a gente)? Uma questão que interrompe os automatismos, antes de mais o automatismo do silêncio, a normalidade onde reside o mandato da produtividade e da competição. E continua com uma conversa, um espaço-tempo de elaboração coletiva a partir do mais singular e do mais pessoal, a partir do corpo e da vida danificados. Para ler os sinais juntos e assumir o controle.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão