Professora Zélia Gomes receberá troféu Mulher Cidadã por proposta de Luciana Genro
164125_S

Professora Zélia Gomes receberá troféu Mulher Cidadã por proposta de Luciana Genro

Homenagem é entregue para mulheres que se distinguem na sociedade gaúcha, em alusão ao Dia da Mulher

Mandato Luciana Genro 1 mar 2024, 09:00

Foto: ALRS/Divulgação

Na próxima quarta-feira (6) a deputada Luciana Genro (PSOL) irá entregar o Troféu Cidadã para a professora aposentada Zélia Marilene Borges Gomes. A homenagem é entregue para mulheres que se distinguem na sociedade gaúcha, em alusão ao Dia da Mulher. Por isso, Luciana Genro optou por prestar a homenagem a uma professora que se destaca na luta pela educação e pelos direitos dos aposentados, com uma trajetória de décadas.

Zélia, natural de Rio Pardo, é uma mulher à frente do seu tempo. Ela se tornou professora primária aos dezoito anos, mudou-se para Porto Alegre para assumir o cargo de professora do estado. Trabalhou, também, como professora de artesanato na Associação dos Funcionários Municipais (AFM) e fundou uma escola de artesanato. Aos 46 anos, em 1985, quando voltou para o magistério, se deparou com as lutas da categoria e levantou bandeiras contra a ditadura, pela Diretas Já, por uma Constituinte, por uma educação laica e que preparasse o aluno para o exercício da cidadania.

“É muito importante reconhecer o trabalho que a professora Zélia realizou ao longo dos anos, ela representa muitos outros professores que se dedicaram e se dedicam a transformar vidas e lutar por uma sociedade mais igualitária”, pontuou Luciana Genro.

A professora foi representante do Cpers na CNTE, no Conselho do IPE e eleita no Conselho Um por Mil. Zélia é uma das fundadoras do PSOL e, como aposentada, fez parte do grupo Sempre Ativas, do qual participou até a pandemia. Neste ano de 2024, em janeiro, recebeu a carreata do Cpers em sua casa em Quintão, onde foi homenageada pela direção do sindicato.

A entrega do troféu ocorrerá no Plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão