Quem são os premiados no 5º Prêmio Marielle Franco
PremioMariellejpg

Quem são os premiados no 5º Prêmio Marielle Franco

Distinção será concedida nesta quarta-feira, em cerimônia na CLDF que também terá lançamento de edição especial da Revista Movimento do Mês da Consciência Negra

Tatiana Py Dutra 13 mar 2024, 12:00

Imagem: Reprodução

A 5ª edição do Prêmio Marielle Franco de Direitos Humanos será realizada nesta quarta-feira (13). A distinção é um reconhecimento público e oficial da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) ao trabalho de defensoras e defensores de direitos humanos em diversas áreas de atuação.

Ao todo, 15 personalidades e organizações receberão a distinção em solenidade a ser realizada no Plenário da Casa, a partir das 19h. Os prêmios são divididos nas categorias: ativistas, organizações da sociedade civil, serviço público, trabalho acadêmico, arte e cultura, jornalismo e empresas.

Segundo os integrantes da CDH, o objetivo da homenagem, ao reconhecer publicamente trabalhos desenvolvidos no Distrito Federal, é incentivar que mais pessoas, organizações e servidores públicos se engajem na defesa dos direitos humanos. 

“Para nós, também é importante proteger o/as ativistas que hoje assumem essa defesa como suas, uma vez que há perseguição e ameaças por sua atuação”, diz a justificativa do prêmio.

Edição especial da Revista Movimento

Como atividade de abertura da premiação, haverá o lançamento da edição especial que a Revista Movimento lançou no Mês da Consciência Negra. Com o tema “Marxismo Negro”, a edição é escrita inteiramente por autoras e autores negras e negros e voltada para o enfrentamento ao racismo em todos os espaços sociais.

“Os textos abordam teorias nacionais e internacionais sobre a luta antirracista, perpassam a questão da intolerância religiosa, do feminismo negro, do racismo ambiental e dos povos indígenas e quilombolas”, explica do deputado distrital e presidente da CDH, Fabio Félix (PSOL). “Venham adquirir sua edição e prestigiar mais uma emocionante solenidade em reconhecimento às defensoras e aos defensores de direitos humanos do DF”, completa.

Saiba quem será premiado nesta noite:

Organização da Sociedade Civil

Federação Habitacional do Sol Nascente (Fehsolna)

Instituto Prios de Políticas Públicas e Direitos

Movimento Autônomo de Mães Ativistas (Mama-DF)

Ativista

Ana Flávia Magalhães Pinto

Adna Santos (Mãe Baiana)

Pastora Wall Moraes

Serviço Público

Centro Educacional Stella dos Cherubins Guimarães Trois

Centro Educacional do Lago Norte (Cedlan)

Arte e Cultura

Martinha do Coco

Sambadeiras de Roda

Trabalho Acadêmico

Guilherme Lemos

Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos

Prof. Dr. Wanderson Flor do Nascimento (Taata Nkosi Namba)

Empresa

Livraria Circulares

Jornalismo

Rita Yoshimine e equipe de reportagem


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão