Jeferson Tenório receberá Mérito Farroupilha
Deputada Luciana Genro (PSOL) propôs concessão de honraria ao escritor de “O Avesso da Pele”. Aprovação foi unânime
Foto: Divulgação
Em maio, Jeferson Tenório será agraciado com a Medalha do Mérito Farroupilha, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A proposição partiu da deputada Luciana Genro (PSOL) e teve aprovação unânime da Mesa Diretora do Parlamento, esta semana. A parlamentar ressaltou que a trajetória, sensibilidade e talento de Tenório contribuem significativamente para a cultura brasileira, especialmente para a comunidade negra.
Jeferson Tenório é reconhecido por abordar em suas obras temas relevantes, como o racismo e suas ramificações, particularmente para a juventude negra. O renomado escritor foi laureado com o Prêmio Jabuti em 2021 pelo seu trabalho “O Avesso da Pele”, na categoria Romance Literário, e em 2020 foi o patrono da Feira do Livro de Porto Alegre.
A obra “O Avesso da Pele” enfrentou diversas tentativas de censura, com pedidos de recolhimento das bibliotecas escolares em alguns estados do Brasil, incluindo o Rio Grande do Sul. O livro, que aborda questões de identidade, relações raciais complexas e violência, é considerado fundamental para a sociedade contemporânea.
Recentemente, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde Tenório foi o primeiro cotista a se graduar, anunciou a inclusão de sua obra nas leituras obrigatórias para o vestibular da instituição. A cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Farroupilha está agendada para o dia 20 de maio.