Jeferson Tenório receberá Mérito Farroupilha 
Jeferson Tenório

Jeferson Tenório receberá Mérito Farroupilha 

Deputada Luciana Genro (PSOL) propôs concessão de honraria ao escritor de “O Avesso da Pele”. Aprovação foi unânime

Tatiana Py Dutra 13 abr 2024, 08:00

Foto: Divulgação

Em maio, Jeferson Tenório será agraciado com a Medalha do Mérito Farroupilha, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A proposição partiu da deputada Luciana Genro (PSOL) e teve aprovação unânime da Mesa Diretora do Parlamento, esta semana. A parlamentar ressaltou que a trajetória, sensibilidade e talento de Tenório contribuem significativamente para a cultura brasileira, especialmente para a comunidade negra.

Jeferson Tenório é reconhecido por abordar em suas obras temas relevantes, como o racismo e suas ramificações, particularmente para a juventude negra. O renomado escritor foi laureado com o Prêmio Jabuti em 2021 pelo seu trabalho “O Avesso da Pele”, na categoria Romance Literário, e em 2020 foi o patrono da Feira do Livro de Porto Alegre.

A obra “O Avesso da Pele” enfrentou diversas tentativas de censura, com pedidos de recolhimento das bibliotecas escolares em alguns estados do Brasil, incluindo o Rio Grande do Sul. O livro, que aborda questões de identidade, relações raciais complexas e violência, é considerado fundamental para a sociedade contemporânea.

Recentemente, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde Tenório foi o primeiro cotista a se graduar, anunciou a inclusão de sua obra nas leituras obrigatórias para o vestibular da instituição. A cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Farroupilha está agendada para o dia 20 de maio.


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Secretariado Nacional do MES | 30 jun 2025

Enfrentar o Congresso e o Centrão nas ruas! Taxar os ricos e defender os interesses do povo!

É hora de lutar contra a extrema direita e lutar pela taxação dos mais ricos
Enfrentar o Congresso e o Centrão nas ruas! Taxar os ricos e defender os interesses do povo!
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Sem internacionalismo, não há revolução!
Conheça a nova edição da Revista Movimento! Assine a Revista!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça a nova edição da Revista Movimento! Assine a Revista!

Autores

Camila Souza