Melchionna quer que deputados sejam responsabilizados por fake news sobre catástrofe no RS
FM8

Melchionna quer que deputados sejam responsabilizados por fake news sobre catástrofe no RS

Deputada federal do PSOL-RS protocolou representação na PGR nesta segunda-feira (13)

Mandato Fernanda Melchionna 13 maio 2024, 11:36

Foto: Zeca Ribeiro/Divulgação

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) protocolou, nesta segunda-feira (13) uma representação solicitando que a Procuradoria-Geral da República denuncie deputados federais que propagaram fake news relacionadas a calamidade no Rio Grande do Sul ao Supremo Tribunal Federal, para que respondam criminalmente pelos atos. Os deputados denunciados são Filipe Martins (PL-TO), Coronel Assis (União Brasil-MT), Gilvan da Federal) (PL-ES), Paulo Bilynskyj (PL-SP), Caroline Rodrigues de Toni (PL-SC), Coronel Ulysses (União Brasil-AC) e General Girão (PL-RN).

Todos os parlamentares apontados na representação ou usaram seu tempo de fala na Câmara dos Deputados, ou fizeram publicações em redes sociais, divulgando fatos mentirosos sobre a ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul. A disseminação de fake news atrapalha ou impede a prestação de socorro célere aos atingidos pelas enchentes. Para Fernanda Melchionna, a prática pode ser enquadrada em crimes relacionados à vida e a saúde da população atingida, crimes contra a honra de autoridades e agentes públicos e crimes omissivos por comissão, que é quando promovem impedimento à prestação do socorro imprescindível e, com isso, expõem a perigos ainda maiores a população gaúcha atingida. 

“É inacreditável que, diante da maior catástrofe climática do Brasil, parlamentares se utilizem da sua posição para propagar fake news, atrapalhando o trabalho de agentes públicos, autoridades, voluntários, dificultando o socorro rápido, criando confusão, propagando ainda mais o caos, e fazendo com que quem já está sofrendo, sofra ainda mais. É desumano e criminoso”, afirma Fernanda.

Também assinam representação os deputados federais do PSOL Sâmia Bomfim, Luciene Cavalcanti, Tarcísio Motta, Luiza Erundina, Taliria Petrone, Erika Hilton, Chico Alencar, Pastor Henrique Vieira, e da Rede Sustentabilidade, Túlio Gadelha.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 19 nov 2024

Prisão para Braga Netto e Bolsonaro! É urgente responder às provocações golpistas

As recentes revelações e prisões de bolsonaristas exigem uma reação unificada imediata contra o golpismo
Prisão para Braga Netto e Bolsonaro! É urgente responder às provocações golpistas
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi