Prefeito ataca vereadora, a chama de ‘tchutchuca’ e é denunciado ao MP
DSC_0601

Prefeito ataca vereadora, a chama de ‘tchutchuca’ e é denunciado ao MP

O prefeito de São Caetano do Sul, no ABC paulista, José Auricchio (PSDB) desferiu as ofensas à vereadora Bruna Biondi (PSOL), única de oposição, em uma prestação de contas oficial da prefeitura

Mandato Bruna Biondi 22 maio 2024, 10:00

Foto: Ascom Bruna Biondi

“Agora, o que não dá pra ter é gente que não entende um riscado. Porque o partido dela acha que entende alguma coisa de mobilidade, porque fizeram movimento de tarifa e não sei o que lá no passado e vem opinar sobre o que não deve, falando que precisa colocar mais ônibus. (…) Esta parlamentar, ela gosta de mentir, mentiu em outras situações. É valente comigo, me xinga quando tem oportunidade de falar com repórter. Quando vai no jornal lá (…) ela vira uma tchutchuca. Agora, quando tá individualizado é agressiva, as vezes chega a faltar com modos de educação”, disse José Auricchio Jr., prefeito de São Caetano do Sul, no evento que contava com a participação de secretários, vereadores e um público de cerca de 200 pessoas.

Não é a primeira vez que episódios como esse ocorrem. A vereadora do PSOL Bruna Biondi já tem denúncia aberta no MP contra vários vereadores da base do governo. Na ocasião mais grave, o líder do governo na Câmara, Gilberto Costa (PP), divulgou em sessão transmitida ao vivo o endereço da residência onde Bruna, de 24 anos, vive com os pais.

“É um completo absurdo e nós não vamos permitir que passe batido! É a típica postura de quem quer atacar uma mulher se escorando no machismo. Tentou me pintar de raivosa, desqualificar o debate, quando todas as críticas que faço são políticas. Quando o prefeito faz isso num evento público, ele incentiva e autoriza que outros possam fazer até pior. Mas violência política de gênero é crime no nosso país, e nós já denunciamos ao MP-SP e vamos até o fim para que ele seja responsabilizado!” diz Biondi, eleita num mandato coletivo chamado “Mulheres por Mais Direitos”.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 27 dez 2024

5 desafios políticos para 2025

Para o ano que vem, deixamos cinco desafios que corroboram às reflexões que os socialistas fazem a respeito do “tempo de urgências”
5 desafios políticos para 2025
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi