Deputados do PSOL vão à PGR contra Salles por post sobre Bolívia
jfcrz_edit_abr_2711198585

Deputados do PSOL vão à PGR contra Salles por post sobre Bolívia

Em postagem nas redes sociais, Bolsonarista celebrou tentativa de golpe com “piada”

Redação da Revista Movimento 28 jun 2024, 11:54

Foto: Agência Brasil

Os deputados federais do PSOL Fernanda Melchionna (RS), Sâmia Bomfim (SP) e Glauber Braga (RJ) recorreram à Procuradoria-Geral da República (PGR) para pedir a abertura de um processo criminal contra o ex-ministro do meio ambiente e atual deputado Ricardo Salles (PL-SP). O bolsonarista usou as redes sociais para dizer que “melancias” da Bolívia têm “culhões”, referindo-se à tentativa de golpe militar no país, liderado pelo ex-comandante do Exército, Juan José Zúñiga, na quarta-feira (26).

Usando incorretamente o idioma do país, Salles publicou no X: “En Bolívia las melancias tienen cojones… “. Em espanhol, melancia é sandía. A fruta foi infantilmente escolhida pela extrema direita para se referir ao Exército –  uma vez que usam uniforme verde, mas por dentro seriam comunistas ou “vermelhos”. 

Na  representação, os parlamentares pedem que Salles seja “processado criminalmente pelos supostos atos ilegais e criminosos estabelecidos nos artigos 286 (Incitação ao crime), parágrafo único (Incitação pública das Forças Armadas) e 287 (Apologia de Crime ou Criminoso) previstos no Título IX (Dos Crimes contra a Paz Pública) do Código Penal”.

“Nota-se claramente que o parlamentar comemora a tentativa de golpe de Estado ocorrida no país vizinho, além de demonstrar claramente sua frustração com o fato de o Exército brasileiro não ter feito o mesmo no Brasil. Isso, enquanto autoridades públicas, entre elas, o Ministério de Relações Exteriores brasileiro emitia nota condenando ‘nos mais firmes termos a tentativa de golpe de Estado na Bolívia’, rechaçando a violação da ordem constitucional no Estado boliviano.”

Na quinta-feira (27), Salles tuitou que não ter comemorou a tentativa de golpe, apenas fez “uma piada”..


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi