Melchionna articula auxílio emergencial para artistas gaúchos com ministra Margareth Menezes
Fernanda Melchionna

Melchionna articula auxílio emergencial para artistas gaúchos com ministra Margareth Menezes

Segundo pesquisa, 99,3% dos artistas gaúchos tiveram suas atividades prejudicadas pela catástrofe climática

Mandato Fernanda Melchionna 29 jun 2024, 08:00

Foto: Vinicius Loures/Agência Câmara

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) reuniu na última terça-feira (25) com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, para tratar do projeto de lei 1896/2024, de sua autoria, que prevê auxílio emergencial para micro e pequenos empresários do setor da cultura do Rio Grande do Sul. O PL foi protocolado em maio deste ano e já possui as assinaturas necessárias para que a urgência do projeto seja votada em plenário.

De acordo com uma pesquisa realizada também em maio pelas instituições Matinal, Voz Cultural, Festipoa Literária e Instituto de Cultura da PUCRS, 99,3% dos artistas gaúchos tiveram suas atividades prejudicadas pela catástrofe climática. Entre os motivos mais mencionados de prejuízos estão o cancelamento de eventos de diferentes naturezas, a perda de equipamentos e materiais de trabalho e o fechamento de locais e instituições culturais.

Os dados sobre a situação do setor gaúcho foram compartilhados com o Ministério da Cultura para enfatizar a necessidade de políticas públicas emergenciais para atender os trabalhadores e trabalhadoras da cultura do Rio Grande do Sul.

“A reunião com a ministra foi muito representativa e importante. O Ministério apresentou um quadro das escutas que fizeram no RS, e nós apresentamos um dossiê sobre os impactos das enchentes no setor. O ministério elogiou nosso projeto e informou que trabalha com a perspectiva de ações específicas voltadas para o sul, que serão anunciadas na ida da Ministra ao RS. Nós seguiremos batalhando para que nosso projeto avance na Câmara e na articulação política para que os artistas gaúchos sejam socorridos”, explica Fernanda.

Também participaram da reunião representações dos deputados gaúchos Marcon, Maria do Rosário e Reginete Bispo.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi