Após violentos protestos, Itamaraty emite alerta de segurança para brasileiros na Venezuela
Nicolás Maduro

Após violentos protestos, Itamaraty emite alerta de segurança para brasileiros na Venezuela

Pelo menos sete pessoas morreram em Caracas em atos contra a reeleição do presidente Nicolás Maduro

Redação da Revista Movimento 30 jul 2024, 20:00

@maduro via Fotos Públicas

Ante uma grande onda de protestos iniciada nesta segunda-feira (26), em Caracas, na Venezuela, contra a reeleição presidencial de Nicolás Maduro, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil emitiu um alerta para brasileiros residentes, em trânsito ou com viagem marcada para o país. O comunicado consular alerta para que os cidadãos se mantenham informados sobre a situação de segurança nas áreas onde se encontram e que evitem aglomerações. 

Conforme o grupo de ativistas de direitos humanos Foro Penal, pelo menos sete venezuelanos morreram e 46 foram detidos durante os protestos na capital venezuelana, em meio a apelos da oposição e da comunidade internacional para que as contagens completas dos votos sejam divulgadas.

Os manifestantes contestam o resultado do pleito do último domingo (28), quando Maduro foi anunciado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela vencedor com 51,21% dos votos contra 44% de Edmundo González, o segundo colocado. A oposição acusa ter havido fraude nas urnas e uma multidão foi às ruas para protestar, sendo reprimidos pelas forças de segurança do governo com balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo. 

“A Embaixada do Brasil, em Caracas, permanece atenta à situação das cidadãs e dos cidadãos brasileiros no país e disponibiliza, em caso de emergência envolvendo seus nacionais, o seu plantão consular, +58 414-3723337 (com WhatsApp)”, informou o Itamaraty.

Ainda de acordo com o alerta, o plantão consular geral do Ministério das Relações Exteriores pode ser contatado pelo telefone +55 (61) 98260-0610.

Por transparência

Segundo a líder oposicionista María Corina Machado, adversários do atual presidente tiveram acesso a 40% das atas eleitorais que mostrariam a vitória de González. Corina Machado pediu, então, uma medida das Forças Armadas.

Há a expectativa de que o CNE publique todas as atas com os resultados eleitorais por urna. Com isso, seria possível verificar se as atas em poder do conselho são as mesmas impressas na hora da votação e que foram distribuídas aos fiscais da oposição ou aos observadores nacionais e internacionais.  

Um dia após as eleições, o governo venezuelano decidiu expulsar representantes diplomáticos de Argentina, Chile, Costa Rica, Peru, Panamá, República Dominicana e Uruguai, que contestaram o resultado das urnas.

*Com informações da Agência Brasil


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores