Balneário Camboriú sedia congresso da extrema direita 
3cc58c30-dcd5-40f4-b9bb-e89baf369bb4 (2)

Balneário Camboriú sedia congresso da extrema direita 

Neste fim de semana, a cidade sedia o CPAC Brasil, evento que reunirá políticos conservadores de Brasil e América Latina. Javier Milei é um dos convidados

Redação da Revista Movimento 6 jul 2024, 09:00

Foto: RS/via Fotos Publicas

Conhecida por ser um grande reduto de bolsonaristas – na já muito bolsonarista Santa Catarina – Balneário Camboriú sediará, neste final de semana o CPAC Brasil, evento que reunirá políticos da direita e da extrema direita. As “estrelas” do congresso serão o presidente argentino Javier Milei – que não comparecerá à reunião da cúpula do Mercosul nos dias 7  e 8 – e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Os governadores Jorginho Mello (SC) e Tarcísio de Freitas (SP) confirmaram presença. O prefeito da cidade, Fabrício Oliveira, será um dos palestrantes, bem como o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite. Deputados do quilate de Ana Campagnolo (PL-SC), Caroline de Toni (PL-SC), Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Nikolas Ferreira (PL-MG) e Ricardo Salles (PL-SP) também estarão lá.

O Conservative Political Action Conference (CPAC) é um evento internacional realizado nos EUA desde 1974 e que é realizado no Brasil desde 2019. A iniciativa dos bolsonaristas é reunir e concentrar aliados em um evento político. Assim, conservadores de outros países da América Latina também estarão em Santa Catarina, como o ministro da Justiça e Segurança Pública de El Salvador, Gustavo Villatoro, o presidente do Partido Republicano do Chile, José Antonio Kast e o candidato à presidência do México, Eduardo Verástegui.

O evento tem o patrocínio de um conjunto de empresas ligadas ao bolsonarismo, como a Granrede Engenharia e a Leone Pavan Empreendimentos. A Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja Mato Grosso) também consta entre os apoiadores do evento, que tem organização do Instituto Conservador Liberal. A entrada para o evento custa R$ 249.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 12 nov 2024

A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!

Governo atrasa anúncio dos novos cortes enquanto cresce mobilização contra o ajuste fiscal e pelo fim da escala 6x1
A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi