Osasco realiza sua 1ª Marcha da Maconha neste sábado
Marcha da Maconha

Osasco realiza sua 1ª Marcha da Maconha neste sábado

Missão do evento é esclarecer a população sobre os benefícios da cannabis para uso medicinal, recreativo e industrial, combatendo o preconceito e a desinformação

Dani Ribeiro 26 jul 2024, 10:03

Foto: Divulgação

Em 27 de julho, a Praça da Led, no centro de Osasco, será palco da 1ª Marcha da Maconha da cidade. A concentração está marcada para às 14h20min, com saída em direção à Estação de Osasco às 16h20min, onde a dispersão acontecerá.

“Acreditamos que espalhar informação sobre o que é a planta, para que ela serve, quais seus benefícios, por que é proibida, quem é afetado com a proibição, é o primeiro passo pela legalização – que para mães atípicas, significa garantir uma opção de tratamento segura e eficaz, pois somos a linha de frente desse embate, por lutar pelas vidas de nossos filhos”, afirma Keila Luenda, uma das organizadoras..

Em 2017, a primeira tentativa de realizar a Marcha da Maconha em Osasco não teve grande sucesso. O clima era de luto após a chacina policial que vitimou 17 pessoas nas periferias da cidade. A repressão contra a juventude, especialmente a LGBT+, também era forte, com o fechamento da Praça do Point, um importante ponto de encontro.

Este ano, a Marcha retorna com força total, impulsionada pelo avanço da PEC 45/23 no Congresso Nacional, conhecida como “PEC das Drogas”, e pela exitosa 16ª edição da Marcha da Maconha em São Paulo. O objetivo é reforçar a necessidade de uma reforma urgente nas políticas de drogas do país, que criminalizam e marginalizam os usuários, especialmente os mais vulneráveis.

O tema da marcha, “Dichavando a informação”, resume a missão principal do evento: esclarecer a população sobre os benefícios da cannabis para uso medicinal, recreativo e industrial, combatendo o preconceito e a desinformação.

A programação da Marcha inclui:

  • 14h20min – Roda de Conversa sobre a descriminalização e oficina de cartazes
  • 15h20min – Microfone aberto para apresentações
  • 16h20min – Início da caminhada pelo calçadão até o largo de Osasco, onde será a dispersão do ato

A organização espera um público diverso e engajado na luta pela legalização da cannabis. A Marcha da Maconha de Osasco é uma oportunidade para se informar, se unir e defender a liberdade individual e o direito ao acesso à cannabis.

Junte-se ao movimento!


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi