Trabalhistas elegem novo primeiro-ministro do Reino Unido
f7ec3173-8ba4-47e4-bea2-f724997cd90a

Trabalhistas elegem novo primeiro-ministro do Reino Unido

Após uma sequência de 14 líderes conservadores, Keir Starmer é nomeado premiê

Redação da Revista Movimento 6 jul 2024, 08:00

Foto: RoyalFamily via Fotos Públicas

O Partido Trabalhista do Reino Unido conquistou a maioria das cadeiras no Parlamento e elegeu Keir Starmer, atual líder da oposição, como novo primeiro-ministro. Starmer aceitou o convite do rei Charles III para formar o governo, em uma cerimônia que incluiu um aperto de mãos.

Starmer se torna o primeiro premiê trabalhista do Reino Unido em 14 anos, sucedendo Gordon Brown, que assumiu o cargo após Tony Blair e governou de junho de 2007 a maio de 2010. Desde então, o país teve cinco primeiros-ministros conservadores: David Cameron, Theresa May, Boris Johnson, Liz Truss e Rishi Sunak, que ocupava o posto desde outubro de 2022.

Em seu discurso inaugural em Downing Street, Starmer falou sobre a reconstrução do Reino Unido, observando que a mudança pode levar tempo. Ele prometeu um “governo dedicado ao serviço” e destacou a necessidade de uma “reconexão” com o povo.

“Não importa quão violentas sejam as tempestades, uma das grandes forças desta nação sempre foi a capacidade de navegar em direção a águas mais claras”, declarou.

Durante a campanha, Starmer se comprometeu com a estabilidade econômica, a redução das filas no Serviço Nacional de Saúde, uma nova política energética, a criação de vagas para professores e a formação de um centro de comando para reforçar a segurança das fronteiras.

O novo primeiro-ministro, de 61 anos, já serviu como procurador-geral da Inglaterra e País de Gales. Filho de um operário e de uma enfermeira que também apoiavam os Trabalhistas, Starmer entrou na política em 2015 e tem uma orientação política centrista.


TV Movimento

Lançamento do Manifesto por uma Revolução Ecossocialista na Conferência Antifascista

Atividade de Lançamento do Manifesto por uma Revolução Ecossocialista, organizada pela IV Internacional durante a 1ª Conferência Internacional Antifascista, ocorrida em Porto Alegre entre os dias 26 e 29 de março de 2026

Pré-Conferência Antifascista em SP reforça unidade de luta contra o fascismo

Atividade preparatória em São Paulo para a I Conferência Internacional Antifascista pela Soberania dos Povos, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de março de 2026, em Porto Alegre

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo
Editorial
Israel Dutra | 24 abr 2026

Lula e Trump: um debate inevitável

Não há nenhuma possibilidade de vitória real contra a extrema direita sem levantar a bandeira da soberania e parar a mão de Trump
Lula e Trump: um debate inevitável
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores