Uma breve nota sobre a Venezuela 
Nicolas_Maduro_-_ABr_26072010FRP8196

Uma breve nota sobre a Venezuela 

O caminho da negociação é uma tentativa de evitar uma instabilidade ainda maior que possa aumentar a fuga de venezuelanos do país

Roberto Robaina 30 jul 2024, 23:36

Foto: Agência Brasil

A posição da diplomacia brasileira sobre a crise da Venezuela é muito inteligente. De difícil execução, mas a única que poderia ser adotada capaz de preservar a defesa das liberdades democráticas e a soberania do processo eleitoral, não fazendo, tampouco, o jogo da extrema direita. Não é a mesma posição da direção nacional do PT, que é de respaldo incondicional ao presidente Maduro e a legitimidade de sua reeleição.

A posição da diplomacia – neste caso, chefiada por Celso Amorim e costurada em conjunto com Lula -, busca colocar o Brasil num lugar que lhe permita mediar o conflito. Em primeiro lugar, quer evitar uma guerra civil, uma insurreição cuja direção seja da extrema direita ultraliberal e um autogolpe do próprio Maduro. Uma hipótese em que a diplomacia certamente está trabalhando seria a substituição do governo Maduro via um processo de negociação e transição que permita anistia, exílio, manutenção de privilégios à cúpula militar etc. 

Essa hipótese pode se fortalecer à medida em que as mobilizações populares cresçam e que exista um polo diplomático capaz de ser um mediador, justamente o lugar que o Brasil quer ocupar. A ligação telefônica entre Lula e Biden mostra que os EUA têm também interesse nesse papel do Brasil – consciente de que a simples derrubada do governo é uma hipótese cuja realização é muito difícil, tem alto custo humano, político e econômico. 

Para os EUA, a saída negociada pode ser também a melhor. Se Lula consegue essa posição, mesmo a direita da Venezuela terá que ressaltar seu papel de mediadora e irá enfraquecer o discurso anti-Lula da extrema direita – e mesmo da ignorante e/ou reacionária burguesia liberal e sua mídia corporativa que ataca Lula. A posição de Lula, portanto, é uma busca de não respaldar uma eleição sem atas, sem provas e, ao mesmo tempo, não respalda a extrema direita venezuelana.

O caminho da negociação, finalmente, é uma tentativa de evitar uma instabilidade ainda maior, que possa aumentar a fuga de venezuelanos do país, já superior a 7 milhões de pessoas – o que é um fator de crise não apenas na Venezuela, mas no Brasil, na Colômbia e nos EUA. O sucesso da via diplomática, aliás, seria justamente reverter o fluxo migratório, permitindo que milhões de venezuelanos voltem para suas casas e suas famílias. Eis o que seria uma vitória para o povo da Venezuela.


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento
Editorial
Israel Dutra | 23 abr 2025

Glauber Fica! O 24 de abril na Cinelândia e as tarefas gerais da conjuntura

Mobilização em defesa do deputado federal do PSOL é parte de luta mais ampla da esquerda
Glauber Fica! O 24 de abril na Cinelândia e as tarefas gerais da conjuntura
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"