Uma breve nota sobre a Venezuela 
Nicolas_Maduro_-_ABr_26072010FRP8196

Uma breve nota sobre a Venezuela 

O caminho da negociação é uma tentativa de evitar uma instabilidade ainda maior que possa aumentar a fuga de venezuelanos do país

Roberto Robaina 30 jul 2024, 23:36

Foto: Agência Brasil

A posição da diplomacia brasileira sobre a crise da Venezuela é muito inteligente. De difícil execução, mas a única que poderia ser adotada capaz de preservar a defesa das liberdades democráticas e a soberania do processo eleitoral, não fazendo, tampouco, o jogo da extrema direita. Não é a mesma posição da direção nacional do PT, que é de respaldo incondicional ao presidente Maduro e a legitimidade de sua reeleição.

A posição da diplomacia – neste caso, chefiada por Celso Amorim e costurada em conjunto com Lula -, busca colocar o Brasil num lugar que lhe permita mediar o conflito. Em primeiro lugar, quer evitar uma guerra civil, uma insurreição cuja direção seja da extrema direita ultraliberal e um autogolpe do próprio Maduro. Uma hipótese em que a diplomacia certamente está trabalhando seria a substituição do governo Maduro via um processo de negociação e transição que permita anistia, exílio, manutenção de privilégios à cúpula militar etc. 

Essa hipótese pode se fortalecer à medida em que as mobilizações populares cresçam e que exista um polo diplomático capaz de ser um mediador, justamente o lugar que o Brasil quer ocupar. A ligação telefônica entre Lula e Biden mostra que os EUA têm também interesse nesse papel do Brasil – consciente de que a simples derrubada do governo é uma hipótese cuja realização é muito difícil, tem alto custo humano, político e econômico. 

Para os EUA, a saída negociada pode ser também a melhor. Se Lula consegue essa posição, mesmo a direita da Venezuela terá que ressaltar seu papel de mediadora e irá enfraquecer o discurso anti-Lula da extrema direita – e mesmo da ignorante e/ou reacionária burguesia liberal e sua mídia corporativa que ataca Lula. A posição de Lula, portanto, é uma busca de não respaldar uma eleição sem atas, sem provas e, ao mesmo tempo, não respalda a extrema direita venezuelana.

O caminho da negociação, finalmente, é uma tentativa de evitar uma instabilidade ainda maior, que possa aumentar a fuga de venezuelanos do país, já superior a 7 milhões de pessoas – o que é um fator de crise não apenas na Venezuela, mas no Brasil, na Colômbia e nos EUA. O sucesso da via diplomática, aliás, seria justamente reverter o fluxo migratório, permitindo que milhões de venezuelanos voltem para suas casas e suas famílias. Eis o que seria uma vitória para o povo da Venezuela.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 19 nov 2024

Prisão para Braga Netto e Bolsonaro! É urgente responder às provocações golpistas

As recentes revelações e prisões de bolsonaristas exigem uma reação unificada imediata contra o golpismo
Prisão para Braga Netto e Bolsonaro! É urgente responder às provocações golpistas
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi