Carlos Nobre lota seminário sobre extremos climáticos na UFRGS
seminario

Carlos Nobre lota seminário sobre extremos climáticos na UFRGS

Evento organizado pelo mandato de Fernanda Melchionna foi realizado em Porto Alegre 

Mandato Fernanda Melchionna 9 ago 2024, 13:48

Foto: Ascom Fernanda Melchionna

Mais de mil pessoas lotaram o Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, para ouvir a palestra do cientista e climatologista Carlos Nobre, que abriu o seminário “Extremos Climáticos: Romper com o negacionismo, superar a crise”, realizado na última quarta-feira (7). A atividade foi organizada pelo mandato da deputada federal Fernanda Melchionna em conjunto com a deputada estadual Luciana Genro, ambas do PSOL-RS.

Carlos Nobre foi um dos primeiros cientistas a alertar sobre as consequências do aquecimento global, como a savanização da Amazônia e ampliação de ciclones extratropicais no Sul do país. Ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2007, o palestrante conversou com os porto-alegrenses sobre a emergência climática no mundo e explicou o que causou a catástrofe no Rio Grande do Sul.

“As mudanças climáticas recentes observadas são generalizadas, intensificadas e as temperaturas atingiram recordes sem precedentes em milhares de anos. Todos os fenômenos climáticos estão batendo recordes, se tornando mais fortes, sejam chuvas excessivas e prolongadas, sejam secas, ondas de calor, incêndios na vegetação, entre outros. É preciso que a humanidade compreenda o tamanho da sua tarefa na direção da sustentabilidade para o Planeta Terra, com ênfase em justiça social, ambiental e climática”, afirma Nobre.

A deputada federal Fernanda Melchionna observou a expressiva participação do público e salientou a importância de mais eventos que ajudem a pensar sustentabilidade e resiliência climática.

“O desafio está posto. É preciso agir, agir localmente, com políticas públicas para o nosso território, e ao mesmo tempo lutar por uma agenda econômica diferente, sob o risco do capitalismo de fato extinguir a humanidade. Esta é uma luta da nossa geração, para nós e para aquelas que virão”, alerta Fernanda.

Além de Fernanda e Luciana, também estiveram presentes no Seminário a deputada estadual Sofia Cavedon (PT), o vereador Roberto Robaina (PSOL-RS), a vereadora suplente Fran Rodrigues (PSOL e a pré-candidata a vice-prefeita Tamyres Filgueira. O evento foi realizado por meio da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados e da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da ALRS.


TV Movimento

Lançamento do Manifesto por uma Revolução Ecossocialista na Conferência Antifascista

Atividade de Lançamento do Manifesto por uma Revolução Ecossocialista, organizada pela IV Internacional durante a 1ª Conferência Internacional Antifascista, ocorrida em Porto Alegre entre os dias 26 e 29 de março de 2026

Pré-Conferência Antifascista em SP reforça unidade de luta contra o fascismo

Atividade preparatória em São Paulo para a I Conferência Internacional Antifascista pela Soberania dos Povos, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de março de 2026, em Porto Alegre

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo
Editorial
Israel Dutra | 10 maio 2026

Duas táticas para enfrentar a extrema direita

É preciso apoiar-se nos setores mais dinâmicos, nas bandeiras programáticas, nas lutas em curso e na força das mulheres para conquistar maioria social, buscando uma inflexão na relação de forças e ampliando o espaço para esquerda que luta
Duas táticas para enfrentar a extrema direita
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores