CLDF lança cartilha contra a violência doméstica
Iniciativa do deputado Fábio Felix (PSOL) visa conscientizar comunidade sobre abusos contra a mulher
Foto: Reprodução
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) lançou, na quarta (7), a cartilha “Meta a colher na violência contra a mulher”. A iniciativa do deputado distrital Fábio Felix (PSOL) também reuniu especialistas para debater alternativas de enfrentamento da violência de gênero no DF, em atividade alusiva aos 18 anos da Lei Maria da Penha.
A cartilha define e explora as principais formas de violência de gênero, destacando também os canais de denúncia e acolhimento para as vítimas. O objetivo, diz Felix, é distribuí-la nas escolas públicas para conscientizar e reforçar o combate aos abusos contra as mulheres.
“Temos acompanhado o crescimento da violência contra as mulheres no DF, com recordes de feminicídios e falhas do poder público em prevenir a violência machista”, salienta o distrital. “É fundamental que a misoginia seja debatida em todos os espaços, sobretudo nas escolas, para que possamos construir um projeto de sociedade diferente. A cartilha tem esse objetivo pedagógico extremamente importante”, reforça Felix.
Considerada marco histórico na luta por direitos das mulheres no Brasil, a Lei Maria da Penha (Lei Federal 11.340) estabelece a violência doméstica como crime público e inafiançável. A norma determina, ainda, medidas de proteção e assistência às vítimas.
.