Em defesa do AssIBGE Sindicato Nacional e do papel histórico do IBGE
IBGE

Em defesa do AssIBGE Sindicato Nacional e do papel histórico do IBGE

Presidente do órgão notificou sindicato pedindo a retirada da sigla do nome da entidade

Sâmia Bomfim 27 jan 2025, 10:50

Foto: Reprodução

Em dezembro de 2024, com participação significativa dos servidores, realizamos uma audiência pública para discutir as problemática decorrentes da criação da Fundação IBGE+ e como resultado da audiência, encaminhei, pela Comissão de Legislação Participativa da Câmara, uma Moção de Apoio aos servidores do IBGE e um Requerimento de Informações com as dezenas de questões encaminhadas pelos trabalhadores.

Ficamos espantados com a notificação enviada no dia 17/01/2025 ao sindicato nacional de servidores do IBGE para que retirassem a sigla “IBGE” do nome da entidade no prazo de 15 dias. A notificação, enviada e assinada pelo presidente do IBGE, nos causa indignação por atacar diretamente as atividades do sindicato.

Num contexto de questionamentos em torno da criação da polêmica Fundação IBGE+, a medida extremamente equivocada da Direção do Instituto busca equiparar os problemas da criação da Fundação e a prerrogativa de autonomia e auto-organização dos servidores.

O IBGE tem um papel histórico como o mais importante provedor de dados e informações do Brasil, colaborando para a construção de políticas públicas indispensáveis para a nossa população.

Em tempos de ataques à democracia, a defesa do papel exercido pelo IBGE é um dever irremediável. Como parlamentar comprometida com o Brasil, seguirei em defesa dos trabalhadores que garantem a existência desse nosso fundamental Instituto.

Estou acompanhando a situação e estou agora mesmo oficiando o Presidente do IBGE para que reveja a medida e restabeleça canais de diálogo e respeito com os servidores.


TV Movimento

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni
Editorial
Israel Dutra | 20 fev 2025

Altas temperaturas no cenário político

A emergência climática, a crise do governo Lula e a pressão pela prisão de Bolsonaro aquecem o cenário político
Altas temperaturas no cenário político
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"