Em defesa do AssIBGE Sindicato Nacional e do papel histórico do IBGE
IBGE

Em defesa do AssIBGE Sindicato Nacional e do papel histórico do IBGE

Presidente do órgão notificou sindicato pedindo a retirada da sigla do nome da entidade

Sâmia Bomfim 27 jan 2025, 10:50

Foto: Reprodução

Em dezembro de 2024, com participação significativa dos servidores, realizamos uma audiência pública para discutir as problemática decorrentes da criação da Fundação IBGE+ e como resultado da audiência, encaminhei, pela Comissão de Legislação Participativa da Câmara, uma Moção de Apoio aos servidores do IBGE e um Requerimento de Informações com as dezenas de questões encaminhadas pelos trabalhadores.

Ficamos espantados com a notificação enviada no dia 17/01/2025 ao sindicato nacional de servidores do IBGE para que retirassem a sigla “IBGE” do nome da entidade no prazo de 15 dias. A notificação, enviada e assinada pelo presidente do IBGE, nos causa indignação por atacar diretamente as atividades do sindicato.

Num contexto de questionamentos em torno da criação da polêmica Fundação IBGE+, a medida extremamente equivocada da Direção do Instituto busca equiparar os problemas da criação da Fundação e a prerrogativa de autonomia e auto-organização dos servidores.

O IBGE tem um papel histórico como o mais importante provedor de dados e informações do Brasil, colaborando para a construção de políticas públicas indispensáveis para a nossa população.

Em tempos de ataques à democracia, a defesa do papel exercido pelo IBGE é um dever irremediável. Como parlamentar comprometida com o Brasil, seguirei em defesa dos trabalhadores que garantem a existência desse nosso fundamental Instituto.

Estou acompanhando a situação e estou agora mesmo oficiando o Presidente do IBGE para que reveja a medida e restabeleça canais de diálogo e respeito com os servidores.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores