Luciana Genro manifesta preocupação com a saúde mental de policiais militares
brigada militar

Luciana Genro manifesta preocupação com a saúde mental de policiais militares

20º Batalhão da Brigada Militar do Rio Grande do Sul registrou dois casos de suicídio em menos de 20 dias. Deputada cobra mudanças na estrutura de apoio aos agentes após denúncias

Mandato Luciana Genro 27 jan 2025, 10:58

Foto: Brigada Militar/Divulgação

Consternada com as notícias de dois casos trágicos de suicídio envolvendo agentes do 20º Batalhão de Polícia Militar em menos de 20 dias, somados ao recebimento de diversas denúncias da categoria, a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) enviou ofício à tenente-coronel Mara Rosane Vargas e Silva, diretora do Hospital da Brigada Militar. O documento, que tem como objetivo receber informações sobre o tipo de tratamento psicológico e psiquiátrico que vem sendo oferecido aos brigadianos, questiona qual é a estrutura disponível no hospital e quais são os protocolos adotados para acolhimento e acompanhamento daqueles que buscam atendimento devido a problemas de saúde mental.

O caso mais recente, envolvendo o soldado Alexandre Maluf Martins, 31 anos, que foi encontrado em estado grave em sua residência e veio a óbito após suposta ingestão de medicamentos, evidencia a urgência de avaliar a eficácia das ações de prevenção e tratamento oferecidas aos profissionais da segurança pública. Por isso, a deputada propõe que ações concretas e imediatas devem ser tomadas em prol da saúde mental desses profissionais cuja rotina é marcada por desafios extremos e estresse constante.

“A ausência de suporte eficaz, além de impactar gravemente os servidores, compromete diretamente a qualidade do serviço prestado à toda população gaúcha”, avalia a parlamentar.

Relatos anônimos enviados ao gabinete da deputada também apontam a insatisfação com o atendimento psiquiátrico oferecido, com falhas no acolhimento dos profissionais que buscam apoio. Diante da denúncia sobre a falta de profissionais para o atendimento e a inexistência de canais confiáveis voltados para policiais em situação de vulnerabilidade emocional, Luciana Genro defende a urgência de um debate amplo e transparente sobre o tema. Só através dele será possível a implementação de políticas públicas efetivas voltadas à valorização e cuidado dos profissionais que dedicam suas vidas à nossa segurança.


TV Movimento

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni
Editorial
Israel Dutra | 15 mar 2025

As lições da Argentina

A grande manifestação de aposentados e torcidas organizadas contra Milei foi exemplo da unidade antifascista
As lições da Argentina
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"